Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para se recuperar mais rápido da dengue

A alimentação para ajudar na recuperação da dengue deve ser rico em alimentos fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imune. Estar bem nutrido favorece o corpo no combate à dengue, e por isso é importante se alimentar com frequência, fazer repouso e ingerir pelo menos 3 litros de líquidos por dia.

Além dos alimentos que ajudam no combate à dengue, deve-se evitar alguns alimentos que aumentam a gravidade da doença, como batata, pimenta e tomate, pois eles aumentam o risco de hemorragias.

O que comer para se recuperar mais rápido da dengue

Alimentos indicados na dengue

Os alimentos mais indicados para quem está com dengue são especialmente alimentos ricos em proteína e ferro, que são nutrientes importantes para evitar anemia e aumentar a formação de plaquetas, substância essencial para prevenir hemorragias e que está em falta no organismo durante a dengue.

Assim, os alimentos que ajudam contra a dengue são:

  • Carnes magras, como frango, carne vermelha sem gordura e peixe;
  • Fígado;
  • Leite e derivados;
  • Ovo;
  • Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha;
  • Água, água de coco, sucos naturais de frutas.

Além disso, é também importante consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi e kiwi, pois essa vitamina ajuda na absorção de ferro no intestino e fortalece o sistema imune. Veja também os chás que são indicados para melhorar os sintomas da dengue em: Melhores remédios caseiros para Dengue.

Cardápio para dengue

Aqui está um exemplo que pode comer em caso de dengue para se recuperar mais rápido:

Dia 1Dia 2 Dia 3
Café da manhã2 panquecas + 2 fatias de queijo + 1 copo de água com limão1 xícara de café descafeinado com leite + 2 ovos mexidos com 3 torradas1 xícara de café descafeinado com leite + fatias de pão com manteiga + 1 fatia de mamão
Lanche da manhã1 pote de iogurte natural + 2 colheres de chia + ½ banana4 biscoitos maria1 banana assada com 1 colher (de sobremesa) de chia
Almoço/Jantar90 gramas de peito de frango + ½ xícara de arroz + ½ xícara de feijão + 1 xícara de salada de couve flor com cenoura + 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça90 gramas de peixe cozido com purê de abóbora + 1 xícara de beterraba com cenoura + 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça90 gramas de peito de peru + 1 xícara de grão de bico + 1 xícara de legumes salteados (como berinjela com cenoura) + 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça
Lanche da tarde1 pera madura sem pele1 xícara de aveia com leite3 bolachas de arroz com queijo

O que não comer durante a dengue

Os alimentos para evitar na dengue são aqueles que contêm salicilatos, e atuam de forma semelhante à aspirina, que afina o sangue e retarda a coagulação sanguínea, favorecendo sangramentos. Esses alimentos são:

  • Ameixa, cereja, amora, maçã, melão, nectarina, pêssego, uva, tangerina, limão, morango, uva passa, groselha;
  • Amêndoa, nozes;
  • Batata, pepino, tomate, abricó;
  • Pimenta, alho, cebola, gengibre.

Além de evitar esses alimentos, alguns medicamentos também estão contraindicados em casos de dengue, como AAS, Aspirina e Doril.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem