Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

10 benefícios da água de coco para a saúde

A água de coco é rica em potássio e cálcio, ajudando  no tratamento de infecções intestinais e no controle da pressão alta. A água de coco também é indicada durante a atividade física, pois hidrata o organismo e repõe os minerais perdidos pelo suor. Por ser uma bebida natural, pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

Além disso, tem poucas calorias, nenhuma gordura e ainda é diurética, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, sendo uma boa opção para ajudar na perda de peso. A água de coco também tem função antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, evitando doenças como infarto e alguns tipos de câncer, por exemplo.

Apesar de saudável, a ingestão de água de coco deve ser de no máximo 3 copos por dia, pois o excesso pode causar alterações nos batimentos cardíacos, por exemplo. Já para diabéticos, o consumo deve ser no máximo de 1 copo por dia e, por conter muito potássio, que em excesso é prejudicial aos rins, a ingestão da bebida por quem tem problema renal deve ser avaliada por um médico e um nutricionista.

10 benefícios da água de coco para a saúde

Os principais benefícios da água de coco são:

1. Hidrata o corpo

Por ser rica em sais minerais como potássio e magnésio, a água de coco ajuda a repor estes minerais no organismo, sendo muito utilizada por praticantes de atividade física, pois tem poucas calorias e não causa distensão abdominal, como no caso de outras bebidas isotônicas. Além disso, a água de coco também pode ser usada em problemas de saúde onde existe o risco de desidratação, como diarreia. Veja outras maneiras de tratar a diarreia.

Por ter um sabor agradável e levemente adocicado pode-se beber água de coco quando estiver com sede e, assim, ajudar na hidratação do corpo, da pele e dos cabelos.

2. Combate a ressaca

Beber água de coco é uma ótima estratégia para melhorar a ressaca mais rápido, pois a bebida contém naturalmente açúcar, que contribui para aumentar o açúcar do sangue, combatendo sintomas como náuseas e mal estar. Conheça outras dicas para curar a ressaca.

3. Melhora o funcionamento dos rins

Por ser um um líquido natural e com nutrientes como antioxidantes, a água de coco contribui para eliminar as toxinas do organismo, pois estimula o funcionamento dos rins, ajudando na produção e eliminação de urina. Quanto mais urina é produzida, maior é a eliminação de pequenos cristais, que podem se formar e dar origem a pedra nos rins, prevenindo, assim, os cálculos renais.

No entanto, quando se tem doença nos rins, é importante conversar com um nefrologista e um nutricionista para controlar a ingestão de água de coco, isso porque o consumo elevado de potássio, presente em grandes quantidades na bebida, pode sobrecarregar o funcionamento dos rins.

4. Ajuda a emagrecer

Cada 200 ml de água de coco tem apenas 44 calorias, tem pouco carboidrato e não tem gordura, por isso, não engorda. Além disso, a água de coco tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido do corpo, sendo uma boa opção para auxiliar nas dietas de perda de peso.

10 benefícios da água de coco para a saúde

5. Limpa a pele

A água de coco pode ser usada para limpar e hidratar a pele e ainda contém ácido láurico, um ingrediente que ajuda a combater fungos, ajudando também no tratamento da acne. Pode-se pulverizar um pouco de água de coco, como um tônico para finalizar o processo de limpeza, após lavar o rosto com sabonete,  por exemplo.  Conheça outras formas caseiras de limpar a pele.

6. Melhora enjoos, azia e refluxo

O potássio e o magnésio presentes na água de coco contribuem para o combate da má digestão, azia e refluxo, sendo uma ótima estratégia para quem sofre com náuseas e enjoos constantes, como grávidas e pessoas que fazem sessões de quimioterapia. A água de coco limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação que pode ser causada pela acidez do estômago, ajudando a controlar enjoos.

7. Ajuda a controlar a pressão alta

O potássio, presente em grandes quantidades na água de coco, melhora o relaxamento das veias e aumenta a eliminação de sódio pela urina. Por isso, a água de coco ajuda no tratamento da pressão alta, diminuindo o risco de doenças cardíacas como infarto. Saiba melhor o que fazer quando a pressão está alta.

8. Diminui o colesterol no sangue

O consumo regular de água de coco promove a redução das placas de gordura nas artérias, pois a bebida é composta por antioxidantes, compostos que, entre outras funções, ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.

9. Ajuda a combater as cãibras

A água de coco contém cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate às cãibras, principalmente em quem pratica atividade física. A bebida ainda relaxa os vasos sanguíneos, promovendo o relaxamento dos músculos, o que é importante após a prática de exercícios.

10. Melhora infecções intestinais

A água de coco é indicada para tratamento da infecção intestinal em adultos e até mesmo como tratamento auxiliar de diarreia em crianças, pois ajuda a repor a água e os e nutrientes como o potássio e sódio, que, neste caso, são eliminados em grandes quantidades. Veja outras opções para tratar infecções intestinais.

Informação nutricional

A tabela a seguir contém as informações nutricionais de 100 ml de água de coco:

Componentes nutricionais

Água de coco (100ml)

Energia

22 calorias

Proteínas

0 g

Gorduras

0 g

Carboidratos

5,3 g

Fibras

0,1 g

Potássio

162 mg

Vitamina C

2,4 mg

Cálcio

19 mg

Fósforo

4 mg

Ferro

0 g

Magnésio

5 mg

Manganês

0,25 mg

Sódio

2 mg

Cobre

0 mg

Zinco

0 mg

Como consumir

Apesar de a água de coco ser natural e saudável, deve-se evitar o consumo exagerado, porque a bebida contém nutrientes como potássio, sódio e magnésio, que em excesso, podem desequilibrar as funções do organismo, alterando os batimentos do coração, por exemplo. 

A ingestão de água de coco deve ser no máximo de 3 copos por dia, que pode ser em qualquer horário, antes ou após as refeições. Para diabéticos, a quantidade recomendada é de no máximo 1 copo por dia, junto a refeições, para evitar o aumento da glicose no sangue. Para pessoas com problemas renais, a quantidade de consumo de água de coco deve ser avaliada por um médico e um nutricionista.

O ideal é priorizar o consumo de água de coco natural. Contudo, se não for fácil encontrar o coco verde ou maduro, pode-se beber a água de coco de caixinha ou garrafa, porque tem os mesmos nutrientes e, ainda assim, é uma opção mais saudável quando comparada a refrigerantes ou sucos em pó, por exemplo.

Receitas saudáveis com água de coco

Suco verde com água de coco

10 benefícios da água de coco para a saúde

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 fatia pequena de gengibre;
  • gelo à gosto.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Beber gelado, sem coar. Se precisar, adoçar com um pouco de mel.

Suco detox vermelho

10 benefícios da água de coco para a saúde

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 1 cenoura ralada;
  • ½ beterraba fatiada;
  • gelo à gosto.

Modo de preparo:

Adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Servir gelado e sem coar. 

Limonada com água de coco

10 benefícios da água de coco para a saúde

Ingredientes:

  • 400 ml de água de coco;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 2 limões sicilianos;
  • gelo à gosto.

Modo de preparo:

Em um jarro, adicionar a água de coco, as folhas de hortelã levemente amassadas ou picadas. Espremer o suco de limão e adicionar as pedras de gelo. Misturar tudo e servir ainda gelado.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 611-613.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. 2017. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf>. Acesso em 31 Mai 2021
  • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Água de coco. 2001. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/15447448.pdf>. Acesso em 31 Mai 2021
  • HADDY, J, Francis et al. Role of potassium in regulating blood flow and blood pressure. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology . Vol.390. 3.ed; 546-552, 2006
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 16 Abr 2019
  • PRADES, Alexia et al. Coconut water uses, composition and properties: A review.  Fruits. Vol.67(2). 87-107, 2012
  • SAAT, Mohamed et al. Rehydration after exercise with fresh young coconut water, carbohydrate-electrolyte beverage and plain water. Clinical TRial. Vol.21. 2.ed; 93-104, 2002
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Orientações nutricionais- paciente conservador. Disponível em: <https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/orientacoes-nutricionais/>. Acesso em 31 Mai 2021
  • T, Alleyne et al. The control of hypertension by use of coconut water and mauby: two tropical food drinks. Clinical Trial. Vol.54. 1.ed; 3-8, 2005
Mais sobre este assunto:

Carregando
...