Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 bons motivos para tomar Água de Coco

Tomar a água de coco é uma ótima forma de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor numa atividade física. Tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura e colesterol, tendo mais potássio que 4 bananas.

A água de coco é especialmente indicada para ser tomada durante a atividade física mas é uma boa pedida para se refrescar na praia. Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins.

10 bons motivos para tomar Água de Coco

Os principais benefícios da água de coco são:

1. Hidratar o corpo

A água de coco repõe os sais minerais, tendo sabor ligeiramente adocicado e é muito saborosa gelada. Por ter um sabor agradável você pode aproveitar para tomar água de coco quando estiver com sede para garantir a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos.

2. Combate a ressaca

Tomar água de coco é uma ótima estratégia para combater a ressaca mais rápido. Ela contém calorias e o açúcar naturalmente presente eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado.

3. Melhora o funcionamento renal

Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina. Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento.

4. Não engorda

Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda, além disso o sabor é delicioso e ajuda a hidratar o corpo, como tem carboidratos ela substitui perfeitamente qualquer suco, sendo uma ótima opção para os lanches. Você pode acompanhar com um pão integral e uma fatia de queijo branco e tomate com orégano, por exemplo.

10 bons motivos para tomar Água de Coco

5. Limpa a pele

Além de purificar o corpo de dentro para fora porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo. Ela limpa e refresca a pele sem causar nenhuma agressão.

6. Melhora a digestão

A água de coco combate a indigestão, a azia e o refluxo sendo uma ótima estratégia para quem está grávida mas também é uma boa estratégia para quem está sofrendo com vômitos constantes porque limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.

7. Ajuda a controlar a pressão

O potássio presente na água de coco contribui para baixar a pressão alta, diminuindo o risco de doença cardíaca no futuro porque o potássio neutraliza o efeito do sódio no corpo.

8. Combate o colesterol

O consumo regular da água de coco contribui para diminuição das placas de ateroma no interior das artérias e para baixar o colesterol, aumentando a saúde do coração. Mas para que tenha este efeito ainda é preciso seguir todas as orientações do médico para baixar o colesterol, sendo apenas mais uma ajuda extra ao tratamento.

9. Combate as caibras

A água de coco contém cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física. Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos e ainda contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

10. Melhora o trânsito intestinal

A água de coco é ótima para o intestino porque é útil tanto para quem sofre com prisão de ventre, como em caso de diarreia ou fezes moles. A quantidade necessária para cada caso pode variar de uma pessoa para outra e por isso é bom verificar diariamente e se as fezes estiverem muito soltas, basta diminuir o consumo da água de coco.

Não existe uma quantidade recomendada de água de coco que se pode consumir por dia mas é bom não exagerar porque ela contém eletrólitos que podem desequilibrar o organismo. Assim pessoas diabéticas ou com problemas renais não devem tomar mais de 3 copos de água de coco por dia.

Se na sua cidade não for fácil encontrar o coco verde ou maduro para poder tomar sua água de coco, você pode tomar a água de coco industrializada, porque ela tem os mesmos efeitos, sendo uma opção mais saudável que os sucos em pó ou concentrados.

Veja também todos os benefícios do coco e como fazer o leite de coco caseiro.

Informação nutricional

A tabela a seguir contém as informações nutricionais de 100 mL de água de coco:

Componentes nutricionaisÁgua de coco
Energia22 calorias
Proteínas0 g
Gorduras0 g
Carboidratos5,3 g
Fibras0,1 g
Potássio162 mg
Vitamina C2,4 mg
Cálcio19 mg
Fósforo4 mg
Ferro0 g
Magnésio5 mg
Manganês0,25 mg
Sódio2 mg
Cobre0 mg
Zinco0 mg

Bibliografia >

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 16 Abr 2019
  • PRADES, Alexia et al. Coconut water uses, composition and properties: A review.  Fruits. Vol.67(2). 87-107, 2012
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 611-613.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem