Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

O bebê deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

A primeira consulta do bebê no dentista serve então para os pais receberem orientações quanto à alimentação do bebê, a forma mais correta para escovar os dentes do bebê, o tipo de escova de dente ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentista de seis em seis meses, para que o dentista possa acompanhar o aparecimento dos dentes e prevenir as cáries. Além disso, deve-se levar o bebê ou a criança ao dentista quando:

  • Surge sangramento da gengiva;
  • Algum dente está escuro e podre;
  • O bebê chora quando come ou lava os dentes;
  • Algum dente está quebrado.

Quando os dentes do bebê começam a nascer tortos ou afastados também é recomendado levá-lo ao dentista. Saiba o que fazer quando devem começar a cair os dentes de leite e como lidar com o traumatismo nos dentes da criança, aqui.

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

Quando e como escovar os dentinhos do bebê

A higiene bucal do bebê deve ser realizada desde o nascimento. Desta forma, antes dos dentes do bebê nascerem, as gengivas, as bochechas e a língua do bebê devem ser limpos com uma gaze ou compressa úmida pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite antes do bebê dormir.

Depois do nascimento dos dentes, eles devem ser escovados, de preferência, depois das refeições, mas pelo menos duas vezes ao dia, sendo a última, antes de dormir. Neste período, já é recomendado usar uma escova de dentes para bebês e, a partir de 1 ano de idade, creme dental próprio para bebês também.

Saiba como escovar os dentes do bebê em: Como escovar os dentes do bebê.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...