Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Os primeiros dentes do bebê normalmente surgem a partir dos 6 meses de idade e pode ser facilmente notado, uma vez que pode deixar o bebê mais agitado, com dificuldade para comer ou dormir, por exemplo. Além disso, é comum que quando os dentes começam a surgir, o bebê comece a colocar todos os objetos que vê pela frente, na boca e tente mastigá-los.

Apesar de ser mais frequente que os primeiros dentes surjam a partir dos 6 meses, em alguns bebês os primeiros dentinhos podem aparecer logo a partir dos 3 meses ou perto do 1º ano de idade, por exemplo.

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Os primeiros dentes do bebê geralmente surgem por volta dos 6 ou 8 meses de idade e, enquanto alguns bebês podem não apresentar qualquer alteração no comportamento, outros podem apresentar sinais como:

  1. Agitação e irritabilidade;
  2. Salivação abundante;
  3. Gengivas inchadas e doloridas;
  4. Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;
  5. Dificuldade em comer;
  6. Falta de apetite;
  7. Dificuldade para dormir.

A febre e a diarreia também podem surgir e o bebê pode ficar mais chorão. Para aliviar a dor e o inchaço do nascimento dos primeiros dentes, os pais podem fazer uma massagem com as pontas dos dedos nas gengivas ou dar brinquedos frios para o bebê morder, por exemplo.

O que fazer no nascimento dos primeiros dentinhos

Com o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, os pais podem aliviar a dor do bebê massageando as gengivas com as pontas dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas, como a Camomilina, ou dando objetos e brinquedos frios para o bebê morder, como os mordedores ou palitinhos de cenoura depois de os colocar na geladeira.

Se o bebê ficar com o queixo vermelho e irritado por causa da baba, pode-se colocar o creme que se utiliza para as assaduras porque contém vitamina A e zinco, que ajudam a proteger e a regenerar a pele. Veja como aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê.

Como cuidar dos primeiros dentinhos

Os primeiros dentinhos do bebê devem começar a ser cuidados antes de nascerem porque os dentes de leite preparam terreno para os dentes definitivos, dando forma à gengiva e criando espaço para os dentes definitivos. Para isso, os pais devem limpar as gengivas, bochechas e a língua com um pano ou uma gaze úmida pelo menos 2 vezes ao dia e, principalmente, antes de colocar o bebê para dormir.

Depois do nascimento do primeiro dente, deve-se começar a escovar os dentes do bebê com uma escova e apenas com água, pois só se deve usar creme dental apenas a partir de 1 ano de idade, pois tem flúor. A primeira consulta do bebê no dentista deve ser logo após o aparecimento do primeiro dentinho. Saiba quando começar a escovar os dentes do bebê.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem