Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando devem começar a cair os primeiros dentinhos

Normalmente, os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade e os primeiros dentinhos a cair são os de baixo. 

No entanto, cada criança se desenvolve de um jeito e por isso em alguns casos, a criança pode perder primeiro o dente de cima e isto ser normal para ela, mas em todo caso o dentista deve ser consultado, especialmente se o dente cair antes dos 5 anos, se não respeitar a ordem normal da troca dentária ou se a queda do dente estiver relacionada com uma queda ou outro traumatismo, por exemplo.

Após a queda do dente de leite o mais comum é que o dente permanente nasça em até 3 meses. No entanto, em algumas crianças este tempo pode ser maior, e por isso é importante o acompanhamento do dentista. O exame de raio-x panorâmico poderá indicar se a dentição da criança está dentro do esperado para sua idade, mas o dentista só deve realizar este exame antes dos 6 anos caso seja extremamente necessário.

A ordem da queda dos primeiros dentinhos de leite pode ser observada na imagem a seguir.

Ordem da queda dos dentes de leiteOrdem da queda dos dentes de leite

O que fazer após um traumatismo no dente de leite

Após um traumatismo no dente, este pode partir, ficar muito maleável e cair ou então ficar manchado ou até mesmo com uma pequena bolinha de pus na gengiva e por isso é muito importante levar a criança ao dentista para que decida o que pode ser feito. Confira algumas opções para cada situação.

  • Se o dente quebrar

Se o dente quebrar você pode guardar o pedacinho do dente num copo com água, soro fisiológico ou leite para que o dentista veja se é possível restaurar o dente colando o próprio pedacinho quebrado ou com resina composta, melhorando a aparência da criança.

Se o dente quebrar somente na pontinha, geralmente não é preciso realizar nenhum tratamento mais específico e aplicar flúor pode ser suficiente. No entanto, quando o dente quebra pelo meio ou quando não sobra quase nada do dente, o dentista poderá optar pela restauração ou retirada do dente através de uma pequena cirurgia, principalmente se a raiz do dente for afetada.

  • Se o dente ficar mole

Após um trauma direto na boca, o dente pode ficar maleável e a gengiva pode ficar avermelhada, inchada ou com pus, o que pode indicar que a raiz foi afetada, podendo até mesmo infeccionar, podendo ser necessário retirar o dente através de uma cirurgia dentária. 

  • Se o dente ficar torto

Se o dente ficar torto, fora da sua posição normal, deve-se levar a criança ao dentista para que ele possa avaliar porque quanto mais cedo o dente voltar à sua posição normal, maires são as chances dele ser completamente recuperado. O dentista poderá colocar um fio de contenção para que o dente se recupere, mas se o dente doer e se tiver alguma mobilidade, existe a possibilidade de fratura, sendo preciso retirar o dente.

  • Se o dente voltar a entrar na gengiva

Se após o traumatismo o dente voltar a entrar na gengiva é necessário ir ao dentista imediatamente porque pode ser preciso fazer um raio-x para avaliar se o osso, a raiz do dente ou mesmo o germe do dente permanente foram afetados. O dentista poderá retirar o dente ou esperar que ele volte a sua posição normal sozinho, dependendo da quantidade de dente que entrou na gengiva.

Saiba quando devem começar a cair os primeiros dentinhos
  • Se o dente cair

Se o dente de deite cair antes pode ser preciso realizar um raio-x para observar se o germe do dente permanente encontra-se na gengiva, o que indica que o dente irá nascer em breve. Normalmente não é preciso realizar nenhum tratamento específico e basta esperar o crescimento do dente permanente. Mas se o dente definitivo demorar muito para nascer, veja o que fazer em: quando o dente de leite cai e não nasce outro.

Se o dentista achar necessário poderá suturar o local dando 1 ou 2 pontos para facilitar a recuperação da gengiva e em caso de queda do dente de leite após um traumatismo não se deve colocar um implante, porque ele pode prejudicar o desenvolvimento do dente permanente. O implante só seria uma opção, se a criança não apresentar dente permanente.

  • Se o dente ficar escuro

Se o dente mudar de cor e ficar mais escuro que os outros, isso pode indicar que a polpa foi afetada e uma mudança de cor que se manifesta dias ou semanas depois do traumatismo no dente pode indicar que a raiz do dente morreu e que é preciso fazer a sua retirada através de uma cirurgia.

Por vezes, um trauma dentário precisa ser avaliado logo após o seu acontecimento, após 3 meses e ainda após 6 meses e uma vez por ano, para que o dentista possa avaliar pessoalmente se o dente permanente está nascendo e se está saudável ou necessita de algum tratamento.

Sinais de alerta para voltar ao dentista

O principal sinal de alerta para voltar ao dentista é a dor de dente, assim se os pais observarem que a criança reclama de dor quando o dente permanente está nascendo, é importante marcar uma consulta. Também deve-se voltar ao dentista se a região estiver inchada, muito vermelha ou com pus.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...