5 remédios caseiros para gripe em bebê

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra

Os sintomas de gripe no bebê podem ser combatidos com alguns remédios caseiros que podem ser indicados pelo pediatra de acordo com a idade do bebê. Uma opção é o suco de laranja com acerola, que é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e combatendo a gripe de forma mais eficaz.

No caso dos bebês recém-nascidos, é importante investir na amamentação, isso porque o leite materno é capaz de fornecer nutrientes e células de defesa para o bebê, além de mantê-lo hidratado.

É importante que antes de iniciar o uso de qualquer remédio caseiro, o pediatra seja consultado, pois assim é possível garantir que o uso é seguro e tem benefícios para o bebê.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a curar a gripe nos bebês são:

1. Amamentação

A amamentação pode ser considerada o melhor remédio caseiro para gripe para bebês, isso porque através da amamentação é possível favorecer o funcionamento do seu sistema imunológico, já que o leite materno é rico em proteínas e células de defesa, promovendo o combate aos sintomas da gripe e facilitando a recuperação do bebê.

Além disso, o leite materno é rico em água, deixando o bebê mais hidratado e ajudando a tornar as secreções mais fluidas e mais fáceis de serem eliminadas. Confira outros benefícios da amamentação para a saúde do bebê.

2. Xarope de cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e possui propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Além disso, o xarope de cenoura leva mel na sua composição, que possui ação antimicrobiana e expectorante, ajudando a combater as infecções e aliviar os sintomas da gripe do bebê, como tosse, catarro e dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 cenoura média;
  • 1/2 copo de água;
  • 1 colher de chá de mel (apenas para bebês com mais de 1 ano).

Modo de Preparo

Ralar a cenoura e colocá-la dentro de um pequeno recipiente de vidro, polvilhar o açúcar e tapar. Levar à geladeira por alguns instantes, até que a cenoura solte bastante suco. Dar este suco para o bebê várias vezes ao dia.

Apesar do mel ser um alimento que pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a aliviar os sintomas da gripe, o seu consumo não é recomendado para crianças com menos de 1 ano de idade devido ao maior risco de desenvolver infecções causadas pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum.

3. Suco de laranja com acerola

Esse suco tem grande quantidade de vitamina C devido à presença de acerola, principalmente, e laranja, aumentando as defesas do bebê.

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 4 acerolas;

Modo de preparo

Bater o suco da laranja e as acerolas no liquidificador e oferecer ao bebê, logo a seguir, várias vezes ao dia, após as refeições.

É importante que este remédio caseiro seja consumido logo após o seu preparo para que a vitamina C presente nas frutas não se perca.

4. Chá de cebola

O chá de cebola possui propriedades dilatadores e expectorantes, ajudando a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.

Ingredientes

  • Casca marrom de 1 cebola grande;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a casca da cebola na água e deixar ferver. Depois de fervido, coar, deixar amornar e dar o chá de cebola ao bebê até ao alívio dos sintomas da gripe.

5. Xarope de hortelã

O xarope de hortelã pode ser indicado para bebês com mais de 1 ano, devendo ser usado de acordo com a orientação do pediatra. Esse xarope ajuda a aliviar a tosse e o mal estar geral, além de diminuir a formação do muco nas vias respiratórias.

Ingredientes

  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 litro de água;
  • 1/2 colher (de sobremesa) de açúcar.

Modo de preparo

Colocar as folhas de hortelã na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar, passar para outra panela, adicionar o açúcar, misturar e deixar ferver. Depois, deixar amornar e dar para o bebê.

É importante ter atenção à quantidade de açúcar adicionada ao suco para não favorecer o desenvolvimento de cáries e diabetes infantil.

Outras recomendações

É importante que os remédios caseiros sejam recomendados e usados de acordo com a orientação do pediatra, pois assim é possível garantir que os remédios são seguros. Além disso, é importante deixar o bebê bem hidratado, pois dessa forma é possível promover a melhora mais rápida dos sintomas, sendo recomendado estimular a amamentação ou dar água e sucos para o bebê, no caso dos bebês a partir de 6 meses.

Outra forma de ajudar a aliviar os sintomas de gripe no bebê é deixando o ambiente um pouco mais úmido, por assim é possível favorecer a movimentação dos cílios presentes na mucosa do nariz, favorecendo a eliminação das secreções.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • Natalie I Mazur, Nicole M Horsley, Janet A Englund, Maaike Nederend, Amalia Magaret, Azad Kumar, Shamir R Jacobino, Cornelis A M de Haan, Subarna K Khatry, Steven C LeClerq ... Show more. Breast Milk Prefusion F Immunoglobulin G as a Correlate of Protection Against Respiratory Syncytial Virus Acute Respiratory Illness . Oxford Academic. 2018
  • Rut Benita Yero Haber University of Oriente (Cuba). Evaluación de la calidad del jarabe 10 % del bulbo fresco de Allium cepa L. para el tratamiento de afecciones respiratorias. Medicinal Plants Researchgate Universidad de Oriente . 2020
Mostrar bibliografia completa
  • Krishan Datt Sharma,corresponding author Swati Karki, Narayan Singh Thakur, and Surekha Attri. Chemical composition, functional properties and processing of carrot—a review. PMC. 2011
  • Zhiyi Huang,1,2 Yu Liu,1,2 Guangying Qi,1,2 David Brand,3 and Song Guo Zheng4,*. Role of Vitamin A in the Immune System. PMC. 2018
  • BVS. Preparados caseiros de xaropes (lambedores) são úteis no cuidado da tosse de crianças? Quais?. 2018. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/que-receitas-de-xarope-caseiro-com-efeito-expectorante-podem-ser-recomendadas-para-criancas-menores-de-1-ano/>. Acesso em 12 jan 2021
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.