Quando começar a escovar os dentes do bebê

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, a escovação dos dentes do bebê deve ser iniciado assim que começarem a surgir os primeiros dentinhos, sendo recomendado que seja utilizada pasta de dente com flúor própria para criança para promover a limpeza da boca do bebê após as refeições e, assim prevenir o desenvolvimento de cáries.

De forma geral, é indicado que os dentes do bebê sejam escovados pelos menos duas vezes por dia, sendo recomendado dar preferência à escovação à noite, após a última refeição do bebê, pois assim é possível prevenir o desenvolvimento da cárie de mamadeira. Veja mais sobre a cárie de mamadeira.

É recomendado que a escovação seja feita com uma escova própria para a idade do bebê, com cerdas macias, e que sejam feitos movimentos leves para não provocar irritação na gengiva e danos nos dentes. Além disso, é importante que se tenha atenção à quantidade de pasta colocada na escova, sendo recomendado que seja colocada uma quantidade equivalente ao tamanho de um grão de arroz para bebês com menos de 3 anos, para evitar que a criança engula a pasta.

Quando começar a escovar os dentes do bebê

Como escovar

A escovação dos dentes do bebê deve ser feita por um adulto, sendo indicado que a cabeça do bebê fique apoiada, pois assim é possível garantir o conforto durante a escovação. Além disso, o adulto, com uma das mãos, deve afastar os lábios e bochechas do bebê, pois assim é possível ter melhor visualização da cavidade oral.

É importante que seja utilizada uma escova de dentes própria para a idade do bebê e que tenha cerdas macias para evitar machucar a gengiva do bebê. A escova deve ser trocada a cada 3 a 4 meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas, pois podem machucar as gengivas.

A escovação deve ser feita com movimentos leves e a quantidade de flúor na pasta deve ser igual ou superior a 1000 ppm de flúor, pois assim é possível garantir a eliminação de bactérias que possam estar em excesso na boca do bebê. No entanto, é preciso ter atenção à quantidade de pasta, pois caso seja colocada muita pasta na escova, o bebê pode engolir. Assim, para bebês com até 3 anos, é indicado que seja colocada uma quantidade equivalente a um grão de arroz, enquanto que para crianças com mais de 3 anos, pode ser equivalente à uma ervilha.

Quando o bebê já for capaz de segurar na escova sozinho e escovar os dentes, os pais devem deixar que seja ele a escová-los, para se habituar, no entanto, devem escovar novamente no final para garantir que ficaram bem limpos.

Quantas vezes se deve escovar os dentes

Os dentes do bebê devem ser escovados, de preferência, depois das refeições. Porém, como nem sempre é possível escovar os dentes após todas as refeições, é recomendado escová-los pelo menos duas vezes por dia, sendo a última antes de dormir. ém disso, a criança deve ir no dentista pelo menos 1 vez por ano para verificar se os dentes estão crescendo corretamente e se não estão desenvolvendo cáries. Saiba quando levar o bebê ao dentista.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FOUSP. Preciso escovar os dentes do bebê, e agora?. Disponível em: <https://sites.usp.br/odontopediatriafo/preciso-escovar-os-dentes-do-bebe-e-agora/>. Acesso em 25 Ago 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia de Saúde Oral Materno-Infantil . Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf>. Acesso em 25 Ago 2021
Mais sobre este assunto: