Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando começar a escovar os dentes do bebê

Os dentes do bebê começam a nascer, mais ou menos, a partir dos 6 meses de idade, no entanto, é importante começar a cuidar da boca do bebê logo após o nascimento, para evitar a cárie da mamadeira, que é mais frequente quando o bebê bebe leite à noite e a seguir vai dormir sem lavar a boca, ou quando os pais adoçam a chupeta do bebê para ele dormir.

Desta forma, até ao nascimento dos primeiros dentes do bebê, deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir. Também pode ser usada uma dedeira própria, porém ela só é recomendada a partir dos 3 meses de idade.

Quando começar a escovar os dentes do bebê

Como fazer após o nascimento dos primeiros dentes

1. Antes do primeiro ano de idade

Depois dos primeiros dentes do bebê nascerem e até ele completar 1 ano de idade, é aconselhado escovar os dentes com uma escova de dentes própria para a idade, que deve ser macia, com a cabeça pequena e com um punho grande.

2. Após um ano de idade

A partir de 1 ano de idade, deve-se escovar os dentes do bebê com uma escova própria e pasta de dente própria para bebês, que tem menos concentração de flúor, pois os outros cremes dentais têm mais flúor que pode deixar manchas brancas nos dentes do bebê, além de correr o risco de engolir esse flúor. Saiba como escolher a melhor pasta de dentes.

Para escovar os dentes do bebê, deve-se colocar a quantidade de pasta de dente, que caberia na unha do dedo mindinho do bebê, na escova e escovar todos os dentes, na frente e atrás, com cuidado para não machucar.

Quando o bebê já for capaz de segurar na escova sozinho e escovar os dentes, os pais devem deixar que seja ele a escová-los, para se habituar, no entanto, devem escovar novamente no final para garantir que ficaram bem limpos.

Quando começar a escovar os dentes do bebê

A escova de dentes do bebê deve ser trocada a cada 3 a 4 meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas, pois podem machucar as gengivas.

Como limpar a língua do bebê

Também é muito importante fazer a limpeza da língua e das gengivas do bebê, cerca de 2 vezes ao dia, logo desde o nascimento, porque é nesta região que se acumulam maior parte das bactérias provenientes da alimentação.

Desde o nascimento até ao aparecimento do primeiro dente, a limpeza da língua e das gengivas deve ser feita com a ajuda de uma gaze molhada com água, com movimentos suaves, de preferência em movimentos do interior para o exterior da boca

Quando aparecer o primeiro dente, entre os 4 e os 6 meses de idade, pode-se usar a gaze umedecida com água ou uma dedeira própria, com um pouco de pasta de dentes adequada a idade, limpando também com movimentos suaves as gengivas e a língua, do interior para o exterior.

Quantas vezes se deve escovar os dentes

Os dentes do bebê devem ser escovados, de preferência, depois das refeições. Porém, como nem sempre é possível escovar os dentes após todas as refeições, é recomendado escová-los pelo menos duas vezes por dia, sendo a última antes de dormir.

Além disso, a criança deve ir no dentista pelo menos 1 vez por ano para verificar se os dentes estão crescendo corretamente e se não estão desenvolvendo cáries. Saiba quando levar o bebê ao dentista.

Para evitar cáries e outras doenças, veja também como esterilizar mamadeiras e chupetas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar