Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Desenvolvimento do bebê com 6 meses: peso, sono e alimentação

O bebê com 6 meses gosta que as pessoas o notem e chama os pais para estarem junto dele. Vira-se em direção a quem o chama, estranha as pessoas desconhecidas e para de chorar quando ouve música. Nesta fase, a inteligência, raciocínio e o relacionamento social do bebê destacam-se, especialmente em interações com os pais ou irmãos.  

Nesta fase, o bebê gosta de pegar tudo o que está ao seu alcance e leva tudo à boca, para experimentar texturas, sabores e consistência. Por isso, durante esta fase os pais precisam de tomar cuidado, ficando atentos ao que o bebê põe na boca para evitar que o bebê engula coisas pequenas. 

Desenvolvimento do bebê com 6 meses: peso, sono e alimentação

Peso do bebê com 6 meses

Esta tabela indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico e ganho mensal esperado:

 MeninosMeninas
Peso7 a 8,8 kg6,4 a 8,4 kg
Estatura65,5 a 70 cm63,5 a 68 cm
Perímetro cefálico42 a 44,5 cm41 a 43,5 cm
Ganho de peso mensal600 g600 g

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 g por mês. Se o peso estiver muito acima do que indicamos aqui, é possível que ele esteja com excesso de peso e nesse caso deve procurar o pediatra.

Sono do bebê com 6 meses

O sono do bebê com 6 meses é reparador e com esta idade, o bebê já poderá estar dormindo sozinho no seu próprio quarto. Para isso, deve-se deixar sempre uma luz de presença acesa durante a noite para facilitar a adaptação do bebê, e deixar a porta aberta para o bebê ficar mais tranquilo por sentir a presença dos pais.

Além disso, um ursinho de pelúcia ou uma pequena almofadinha para que ele possa abraçar e não se sentir sozinho também pode ajudar durante esta fase de adaptação.

Desenvolvimento do bebê com 6 meses: peso, sono e alimentação

Desenvolvimento do bebê com 6 meses

O bebê com 6 meses já começa a brincar de esconder seu rosto com uma fralda. Além disso, o bebê aos seis meses já tenta vocalizar vogais e consoantes e os pais devem falar com ele com linguagem adulta e não com palavras no diminutivo.

A linguagem do bebê está se desenvolvendo e o bebê passa bastante tempo balbuciando, sendo nesta fase que novas consoantes como Z, F e T começam a surgir aos poucos. Os bebês que balbuciam mais e com tonalidades diferentes demonstram um excelente desenvolvimento da sua inteligência.

Durante esta fase o bebê já tenta rebolar na cama e consegue sentar quando é apoiado, conseguindo virar-se sozinho. Em alguns casos de desenvolvimento precoce, o bebê pode mesmo conseguir sentar sozinho sem apoio. 

Também é nesta fase que devido ás respostas do bebê se conseguem identificar outros problemas, como problemas de audição por exemplo. Aprenda a reconhecer quando o bebê pode ter problemas de audição em: Como identificar se o bebê não escuta bem.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Nascimento dos dentes

O nascimento dos dentes ocorre por volta dos 6 meses e os dentes da frente, o central de baixo e a seguir o de cima, são os primeiros a nascer. Os sintomas do nascimento dos primeiros dentes podem ser agitação, diminuição do sono, diminuição do apetite, tosse seca, excesso de saliva e, por vezes, febre.

Para aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos, os pais podem fazer uma massagem na gengiva dos bebês com as pontas dos dedos ou dar brinquedos como os mordedores para ele morder. Veja o que fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentes em Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

Alimentação do bebê com 6 meses

Aos 6 meses o bebê deve começar a comer sopas e purês de legumes e papinhas de fruta, para que se comece a adaptar a alimentos com sabor e consistência diferentes. Nesta idade o bebê também tem uma maturidade intestinal que lhe permite digerir os alimentos, e a sua fase de desenvolvimento físico também requer alimentos com valor nutricional diferente ao do leite que lhe foi oferecido até agora.

A alimentação do bebê aos 6 meses começa a se diferenciar e a introdução de novos alimentos faz parte não só da sua nutrição mas também do seu desenvolvimento cognitivo. Uma boa forma de começar a alimentação variada é com o método BLW, onde o bebê começa a comer sozinho, segurando os alimentos com as próprias mãos. Nesse método todas as refeições do bebê são com alimentos cozidos que ele é capaz de segurar com as mãos e comer sozinho. Veja como fazer esse tipo de introdução alimentar

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem