Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 tipos de proteína vegetal em pó e como escolher a melhor

Julho 2020

As proteínas em pó vegetais, que podem ser conhecidas como "whey vegano", são usadas principalmente por veganos, que seguem uma dieta totalmente livre de alimentos de origem animal.

Este tipo de proteínas em pó costumam ser produzidas a partir de alimentos como soja, arroz e ervilha, e podem ser usadas para complementar a dieta e para favorecer o ganho de massa muscular.

Os tipos mais comuns de proteína vegetal em pó são:

  1. Soja;
  2. Ervilha;
  3. Arroz;
  4. Chia;
  5. Amêndoas;
  6. Amendoim;
  7. Cânhamo.
7 tipos de proteína vegetal em pó e como escolher a melhor

Esses suplementos normalmente são livres de glúten e de lactose, e podem ser adicionados de aromatizantes que dão sabores variados de baunilha, chocolate e morango, por exemplo. Eles normalmente são vendidos em lojas de suplementos alimentares.

Como escolher uma boa proteína

Em geral, uma boa proteína vegetal é feita a partir de grãos não-transgênicos e orgânicos, o que garante a qualidade do produto e a redução do uso de agrotóxicos na plantação. A soja é o grão que fornece o maior número de aminoácidos, sendo, assim, a proteína vegetal mais completa, mas também existem misturas proteicas com ótima qualidade no mercado, como as que utilizam o arroz e a ervilha como fontes de aminoácidos.

Também é importante observar a quantidade de proteína por porção do produto, pois quanto mais proteína e menos carboidrato, melhor é a concentração e qualidade do produto. Esta informação pode ser encontrada no quadro de informação nutricional do rótulo de cada produto.

7 tipos de proteína vegetal em pó e como escolher a melhor

Quando usar

A proteína vegetal em pó pode ser usada para complementar a alimentação de pessoas que não consomem alimentos de origem animal, que são as principais fontes de proteína na alimentação. Ter um consumo adequado de proteínas é importante para funções como favorecer o crescimento, a cicatrização de feridas, o fortalecimento do sistema imunológico e a renovação celular.

Além disso, o suplemento pode ser usado para estimular o ganho de massa muscular, objetivo que requer um maior consumo de proteínas de boa qualidade para favorecer a recuperação e o crescimento dos músculos.

Quantidade recomendada

Em geral, usa-se cerca de 30g de proteína em pó por dia, mas essa quantidade pode variar de acordo com o peso, gênero, idade e tipo de treino de cada pessoa, devendo ser recomendada pelo médico ou nutricionista.

Além disso, também é necessário avaliar a quantidade e o tipo de proteína consumida naturalmente dos alimentos, para que o suplemento seja usada na quantidade certa para complementar a alimentação. Saiba quais os vegetais mais ricos em proteínas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem