Farinha de amêndoas: 11 principais benefícios e como fazer (com receitas)

A farinha de amêndoas é um alimento que pode trazer vários benefícios para a saúde, como promover o aumento da massa muscular, favorecer a perda de peso e garantir a saúde do coração, já que é baixa em carboidratos e rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Além disso, esse tipo de farinha não contém glúten, podendo ser utilizado para substituir a farinha de trigo em diversas receitas, sendo inclusive uma alternativa para as pessoas que possuem intolerância ao glúten.

A farinha de amêndoas pode ser encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais, no entanto também pode ser facilmente preparada em casa usando apenas amêndoas sem casca e um processador ou liquidificador.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da farinha de amêndoas são:

1. Favorece o aumento da massa muscular

As amêndoas são ricas em proteínas, de forma que pode auxiliar no ganho de massa muscular, podendo ser consumida por pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou que fazem musculação.

2. Promove a saúde dos ossos

A farinha de amêndoas é rica em fósforo e cálcio, minerais que fortalecem e mantém a saúde dos dentes e dos ossos, ajudando no tratamento e na prevenção da osteopenia e da osteoporose.

Além disso, as amêndoas são também ricas em magnésio, um mineral associado com o processo de formação dos ossos e que também participa da atividade das células responsáveis pela formação dos ossos.

3. Regula o açúcar no sangue

Devido à presença de fibras, o uso de farinha de amêndoas atrasa a absorção do açúcar a nível intestinal e equilibra os níveis de glicose no sangue, favorecendo a prevenção e o controle da diabetes.

Além disso, devido ao teor de flavonoides e taninos, a ingestão da farinha de amêndoas também poderia atuar sobre as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, hormônio associado à regulação do açúcar no sangue.

4. Cuida da saúde do coração

A farinha de amêndoas possui boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, vitamina E e B3, e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que promovem a redução dos níveis de colesterol LDL e de triglicerídeos. Isso previne o desenvolvimento de doenças cardíacas, como a aterosclerose, o infarto e o AVC.

Além disso, a farinha também possui potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio através da urina, ajudando a diminuir a pressão arterial. Conheça outros alimentos que promovem a saúde do coração.

5. Melhora o desempenho físico

A farinha de amêndoas contém magnésio e potássio, minerais que participam da contração e relaxamento do músculo, melhorando o desempenho físico durante o exercício, além de favorecer a recuperação muscular após o treino e evitar câimbras.

6. Cuida da saúde do cérebro

Por ser rica em vitamina E e flavonoides, as amêndoas exercem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo, protegendo as células do cérebro do dano causado pelos radicais livres e prevenindo o desenvolvimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer e a demência senil, por exemplo.

Além disso, a farinha de amêndoas contém magnésio, que ajuda a melhorar o humor e a diminuir o risco de depressão, e zinco, que participa da manutenção das funções cognitivas, melhorando a memória, a atenção, o foco e o processo de aprendizagem.

7. Fortalece o sistema imunológico

A farinha de amêndoas possui vitaminas do complexo B, vitamina E e zinco, que são micronutrientes importantes para o fortalecimento e o bom funcionamento das células de defesa do organismo, aumentando a resistência a infecções. Conheça outros alimentos que fortalecem a imunidade.

8. Fortalece o cabelo, pele e unhas

Por ser rica em biotina, a farinha de amêndoas ajuda a fortalecer as unhas, o cabelo e a pele, pois garante a formação do colágeno e da creatina. Além disso, também contém vitamina E e zinco, micronutrientes com propriedades antioxidantes que ajudam a cuidar e manter a saúde do cabelo e da pele.

9. Favorece a perda de peso

A farinha de amêndoas é rica em fibras que não são digeridas pelo organismo, de forma que é capaz de atuar como uma espécie de gel no estômago que atrasa o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. Isso faz com que as pessoas diminuam as porções dos alimentos e, assim, há maior chance de perda de peso.

10. Melhora a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, o consumo da farinha de amêndoas pode favorecer o aumento do volume das fezes e facilitar o trânsito intestinal, principalmente quando faz parte de uma alimentação rica em fibras e quando é acompanhada pela ingestão adequada de água.

11. Regula o metabolismo

A farinha amêndoa fornece vitaminas do complexo B, as quais ajudam a regular o metabolismo, pois participam da transformação de energia presente nos carboidratos, proteínas e gorduras presentes nos alimentos, em energia para ser utilizada pelas células do corpo.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais para cada 100 gramas de farinha de amêndoas:

Componentes 100 g de farinha de amêndoas
Energia 622 calorias
Proteína 26,2 g
Gorduras 50,2 g
Carboidratos 16,2 g
Fibras 9,3 g
Cálcio  232 mg
Ferro 3,22 mg
Magnésio  251 mg
Fósforo 512 mg
Zinco 2,8 mg
Potássio 667 mg
Vitamina E 16 mg
Vitamina B1 0,112 mg
Vitamina B2 0,748 mg
Vitamina B3 4 mg
Biotina 69,1 mcg
Vitamina B9 (folato) 38 mcg

Para obter todos os benefícios da farinha de amêndoas, é importante incorporá-la em uma alimentação saudável e equilibrada, além de realizar atividade física de forma regular.

Consulta o nutricionista mais próximo para saber a melhor forma de incluir a farinha de amêndoas na alimentação do dia a dia:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A farinha de amêndoas pode ser usada como substituta da farinha de trigo no preparo de bolos, biscoitos, panquecas, pizzas e pães, por exemplo. No entanto, é comum que esses alimentos não cresçam muito e fiquem um pouco mais denso, já que não tem glúten e, por isso, a massa não estica e areja menos.

Como fazer a farinha de amêndoas em casa

Para fazer a farinha de amêndoas, deve-se juntar 2 xícaras de amêndoas cruas (sem pele) ou a quantidade desejada no liquidificador ou processador e triturar até que fique em pó. Caso se deseje obter uma farinha mais fina, antes de colocar no liquidificador, pode-se colocar as amêndoas em uma bandeja no forno baixo para dourar e, em seguida, colocar para triturar.

É importante ficar atento, pois caso as amêndoas sejam trituradas por muito tempo, pode se transformar em manteiga de amêndoa.

Receitas com farinha de amêndoas

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com farinha de amêndoas são:

1. Biscoito com mel e nozes

Ingredientes

  • 100 gramas de farinha de amêndoas;
  • 80 gramas de farinha de trigo integral;
  • 1 punhado de nozes picadas;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga a temperatura ambiente;
  • 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Bater o ovo, a manteiga e o mel. Em seguida, acrescentar a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio, o sal e as nozes e misturar com a mão todos os ingredientes até que estejam bem misturados. Depois, esticar a massa até que fique com 0,5 cm de espessura, cortar com uma forma de biscoito e colocar em um bandeja com papel vegetal para ir ao forno, que deve estar pré-aquecido a 180ºC. Os biscoitos devem ficar no forno durante 15 minutos ou até que fiquem dourados.

2. Panqueca de banana com farinha de amêndoas

Ingredientes

  • 95 gramas de farinha de amêndoas;
  • 120 mL de leite de amêndoas;
  • 3 ovos;
  • 7,5 gramas de fermento;
  • 1/3 de banana madura, amassada;
  • 1 pitada de sol;
  • 5 mL de óleo de coco ou manteiga derretida para untar a frigideira.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes. Untar a frigideira e colocar em fogo médico. Em seguida, colocar um pouco da mistura na frigideira e deixar cozinhar em ambos os lados.