Mangostão: 7 benefícios e como usar (com receitas)

Atualizado em novembro 2022

O mangostão é uma fruta exótica rica em compostos fenólicos, como flavonoides, xantonas e antocianinas, com ação antioxidante, digestiva, hipoglicemiante e anti-inflamatória, trazendo benefícios para a saúde, como ajudar na perda de peso, prevenir e controlar a diabetes, combater a prisão de ventre, controlar a pressão arterial e prevenir o envelhecimento precoce.

Cientificamente conhecido como Garcinia mangostana, o mangostão também é rico em fibras, água e carotenoides, possui a polpa doce e levemente ácida. Existem dois tipos da fruta: o mangostão roxo, onde a casca é roxa e a polpa branca, e o mangostão amarelo, ou o chamado “falso mangostão”, que tem a casca e a polpa amarelos.

O mangostão, também conhecido como mangostin ou mangustão, pode ser consumido ao natural ou usado em sucos ou vitaminas, por exemplo. Já a farinha da casca e o concentrado da fruta, são encontrados em lojas de produtos naturais e podem ser adicionados à água, frutas, sopas ou saladas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo do mangostão são:

1. Ajudar na perda de peso

Tanto a polpa quanto a casca do mangostão são ricas em fibras que ajudam a aumentar o tempo de digestão dos alimentos no estômago, promovendo a saciedade e ajudando na perda de peso. Conheça outras frutas ricas em fibras que ajudam na perda de peso.

Além disso, o mangostão é uma opção muito interessante para a perda de peso, pois tem poucas calorias e boas quantidades de água, promovendo a saciedade.

2. Prevenir e controlar a diabetes

O mangostão contém ótimas quantidades de fibras, como a pectina, que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes.

Além disso, a fruta também tem ótimas quantidade de antioxidantes, como xantonas e flavonoides, que combatem os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina, o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no organismo. Veja mais alimentos com ótimas quantidades de antioxidantes.

3. Melhorar a digestão

Por ser um potente antioxidante, o mangostão é uma fruta que ajuda a desintoxicar e fortalecer o fígado, equilibrando a produção das enzimas responsáveis pela digestão e evitando sintomas de má digestão, como mal estar, náuseas ou barriga estufada. Veja como fazer uma dieta para desintoxicar o fígado e melhorar a digestão.

4. Combater a prisão de ventre

Por ser rico em fibras, o mangostão favorece a formação do bolo fecal e facilita a eliminação das fezes, combatendo a prisão de ventre.

Além disso, a fruta tem ótimas quantidades de água, que é fundamental para formar e eliminar as fezes. Veja mais dicas para combater a prisão de ventre.

5. Diminuir colesterol e triglicerídeos

Os antioxidantes, presentes tanto na polpa quanto na casca do mangostão, previnem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, o que também evita a formação de placas de gordura nos vasos.

Já as fibras, presentes na polpa e na casca do mangostão, diminuem a absorção intestinal de gordura dos alimentos, promovendo o equilíbrio nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

6. Ajudar no controle da pressão alta

O mangostão tem ótimas quantidades de água e potássio, que permitem eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a controlar a pressão alta. Saiba como incluir alimentos ricos em potássio na dieta e controlar a pressão alta.

A fruta tem ainda boas quantidades de antioxidantes, que favorecem a manutenção da saúde das artérias, o que facilita a circulação de sangue e contribui para a redução da pressão arterial

7. Evitar o envelhecimento precoce

Por ser uma fruta rica em antioxidantes, o mangostão previne o envelhecimento precoce, porque combate o excesso de radicais livres no organismo, que são os responsáveis pelos danos às células saudáveis da pele.

Além disso, o mangostão evita o envelhecimento precoce, pois as fibras presentes na fruta impedem a formação dos produtos de glicação avançada (AGEs), compostos produzidos na pele quando se consome alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, doces, sorvetes ou bolos.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100g de mangostão fresco:

Componentes

Quantidade por 100 g de mangostão fresco

Energia

75 Kcal

Lípidos

0,1 g

Proteínas

0,8 g

Carboidratos

16,8 g

Fibras

1,8 g

Vitamina C

13 mg

Ácido fólico

31 mcg

Magnésio

13 mg

Cálcio

7 mg

Magnésio

13 mg

Fósforo

12 mg

Potássio

130 mg

Para se ter os benefícios do mangostão, é importante manter uma dieta saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

O mangostão pode ser consumido in natura, na forma de farinha, concentrado ou em suplemento, conforme indicado a seguir:

1. Fruta fresca

Por ter um sabor doce e agradável, o mangostão pode ser consumido ao natural, mas a polpa também pode ser utilizada no preparo de sucos ou vitaminas.

Não existe  um horário específico para o consumo do mangostão fresco, ele pode simplesmente ser incluído na dieta como qualquer outra fruta. A recomendação mínima de frutas é de 2 a 3 porções por dia. Uma porção de mangostão equivale a 1 unidade de aproximadamente 100 g.

2. Farinha de casca de mangostão

A farinha de casca de mangostão pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e o uso recomendado é de 1 colher de chá por dia. Esta farinha pode ser adicionada a saladas, sumos ou frutas, seguindo sempre a recomendação de um médico ou outro especialista no uso deste suplemento.

3. Concentrado de mangostão

O concentrado de mangostão também é encontrado em lojas de produtos naturais e a sugestão de uso geralmente é de 40 ml do suplemento por dia, que pode ser tomado puro ou adicionado à água. No entanto, é importante seguir sempre a recomendação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso desse tipo de suplemento.

4. Suplemento de mangostão

O suplemento de mangostão pode ser adquirido em algumas farmácias ou lojas de produtos naturais, recomendando-se geralmente a ingestão de 1 a 2 cápsulas por dia. É importante e seguir suas recomendações do fabricante, pois a dosagem depende da concentração de cada produto.

Além disso, é recomendado usar esse suplemento sempre sob orientação de um profissional de saúde especializado em produtos naturais.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os suplementos com o mangostão concentrado ou a casca da fruta são ricos em xantonas, substâncias que podem alterar a coagulação do sangue. Por isso, pessoas com problemas de coagulação ou que usam medicamentos anticoagulantes, devem consultar um médico antes de consumirem esses suplementos.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir os suplementos com o mangostão, pois ainda não existem pesquisas suficientes que comprovem a segurança do uso desses suplementos nestas situações.

Receitas saudáveis com mangostão

O mangostão pode ser usado em receitas como vitaminas e sucos

1. Vitamina de mangostão

Ingredientes:

  • 2 unidades de mangostão;
  • 1 banana prata;
  • 1 noz;
  • 200 ml de leite de vaca ou bebida vegetal (coco, aveia ou arroz);
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Lavar, descascar e picar a banana e o mangostão e levar ao freezer ou congelador por 4 horas. Triturar a noz e reservar. Levar o leite, o mel e as frutas congeladas ao liquidificador e bater até ficar uma bebida homogênea. Finalizar, salpicando as nozes por cima, e servir.

2. Suco de mangostão

Ingredientes:

  • 1 unidade de mangostão;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Lavar e descascar o mangostão. Retirar a polpa da fruta e colocar no liquidificador. Adicionar o mel e a água no liquidificador e bater por 2 minutos. Servir gelado.

Vídeos relacionados