7 dicas simples para soltar o intestino preso

maio 2022

Para soltar o intestino preso, é importante adotar algumas estratégias, como praticar atividade física regularmente, beber muita água e comer fruta rica em fibra que vão estimular o funcionamento do intestino facilitando a eliminação das fezes.

Além disso, outras dicas simples que também ajudam a soltar o intestino preso incluem fazer massagens na barriga.

Quando os sintomas de intestino preso não melhoram mesmo com as dicas ou caso seja verificada a presença de sangue nas fezes, é  importante consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado.

1. Beber água morna com limão ao acordar

Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas. 

2. Mastigar bem os alimentos

Comer devagar e mastigar bem os alimentos ajudam a combater o intestino preso, porque quando se mastiga devagar o cérebro envia estímulos para o intestino, estimulando os movimentos intestinais e ajudando a eliminar as fezes.

3. Beber alguns chás laxantes

Alguns chás naturais, como sene, cáscara sagrada e ameixa seca, ajudam a hidratar as fezes, além de conterem substâncias que estimulam os movimentos intestinais, ajudando a evacuar. Conheça alguns chás laxantes que ajudam a soltar o intestino.

4. Manter uma alimentação saudável e variada

Manter uma alimentação saudável e variada pode ser uma excelente forma, para ajudar a soltar o intestino, devendo-se  priorizar alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, as frutas, os legumes e as verduras. Veja outros alimentos que combatem o intestino preso.

Além disso, o consumo regular de probióticos, bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, também ajudam a regular o intestino, ajudando no tratamento do intestino preso. Entenda como os probióticos ajudam a soltar o intestino.

5. Fazer massagens na barriga

A massagem na barriga ajuda a melhorar o intestino preso porque a pressão que é feita na barriga estimula o intestino a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes mais facilmente.

A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até ao chegar às costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Após isso, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da região púbica.

É importante respeitar os locais de início e fim, pois o intuito é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada.

Apesar de poder ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre, a massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga.

6. Praticar exercício físico regularmente

Os exercícios físicos regulares podem ser uma boa opção para ajudar a soltar o intestino uma vez que os músculos da barriga ficam mais fortalecidos, aumentando a pressão que fazem no intestino e estimulando-o a se movimentar.

Assim, é importante fazer exercício físico, como caminhadas, corrida, abdominais, pular corda ou treino de musculação pelo menos 30 minutos por dia.

7. Estabelecer um horário

Estabelecer um horário para evacuar pode ajudar a melhorar o intestino preso porque treina os músculos do intestino a funcionar em um ritmo regular. Para educar o intestino a funcionar sempre na mesma hora, é importante ir ao banheiro, mesmo sem vontade, todos os dias à mesma hora, como após o café da manhã, almoço ou jantar.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras opções que ajudam a soltar o intestino:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • WORLD GASTROENTEROLOGY ORGANISATION PRACTICE GUIDELINES. Constipação: uma perspectiva mundial. 2010. Disponível em: <https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/constipation-portuguese-2010.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MOTILIDADE DIGESTIVA E NEUROGASTROENTEROLOGIA. Constipação intestinal. Disponível em: <http://www.sbmdn.org.br/constipacao-intestinal/>. Acesso em 10 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ALVES, G, José. Constipação intestinal. JBM. Vol.101. 2.ed; 31-37, 2013
  • PIROW, Ralph; BLUME, Annegret; HELLWIG, Nicole et al. Mineral oil in food, cosmetic products, and in products regulated by other legislations. Critical reviews in toxicology. Vol 49. 9 ed; 742-789, 2019
  • CENTRO MULTIDISCIPLINAR UNIMED. Cartilha - Constipação Intestinal. Disponível em: <https://www.unimedfranca.com.br/DownloadArquivos/Cartilha%20-%20Constipa%C3%A7%C3%A3o%20Intestinal%20Infantil%20(Web).pdf>. Acesso em 08 mar 2021
  • APIFARMA. Obstipação. Disponível em: <https://www.apifarma.pt/tratardemim/matinf/Documents/Folheto_Obstipacao_Final.pdf>. Acesso em 08 mar 2021
  • SECRETARIADO DE SAÚDE. Orientações nutricionais para a constipação intestinal. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Intestino.pdf>. Acesso em 08 mar 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA . Constipação. 2099. Disponível em: <https://www.sbcp.org.br/pdfs/publico/constipacao.pdf>. Acesso em 08 mar 2021
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 137734 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 864930 visualizações
  • Como fazer COCÔ do JEITO CERTO

    01:11 | 1658538 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3978090 visualizações