Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacinas: Para que servem e Porque são importantes

As vacinas são uma importante forma de treinar e proteger o organismo contra infecções e doenças graves que podem colocar em risco a vida de cada pessoa, como poliomielite, sarampo ou pneumonia. Dessa forma, a vacinas são implementadas logo após o nascimento, ainda na maternidade para proteger o bebê nos primeiros dias de vida, sendo que, algumas, devem até ser mantidas ao longo da vida para apresentar uma proteção mais duradoura.

Embora possam parecer perigosas, as vacinas são bastante seguras, sendo desenvolvidas em laboratórios certificados que fazem estudos regulares para assegurar a segurança e controlar possíveis efeitos colaterais. Porém, caso tenha dúvidas sobre a administração de uma vacina é importante questionar o seu médico antes.

Vacinas: Para que servem e Porque são importantes

6 motivos para tomar vacinas

Alguns dos motivos mais importantes para fazer a vacinação incluem:

1. Salvam a sua vida

Muitas infecções graves, que podem causar doença a longo prazo e até internamento, como hepatite B, tuberculose, poliomielite, sarampo, pneumonia ou herpes zoster, podem ser evitadas através da vacinação e essa proteção se mantém até à idade adulta.

E mesmo que a doença da vacina em questão não exista na região onde mora, é importante fazer a vacinação, já que, durante cada ano, várias pessoas infectadas podem viajar para a região e colocar as outras pessoas em risco. Assim, a vacina é uma garantia de que sempre se está protegido.

2. Protegem a sua família e amigos

Além de proteger a sua saúde, as vacinas também são importantes para proteger sua família, amigos e todas as pessoas que diariamente se relacionam com você. Isso acontece porque, estando protegido contra as várias doenças, não é possível desenvolver a infecção e assim passar para outras pessoas.

Quantas mais pessoas estiverem vacinadas contra uma determinada doença, menor será a taxa de casos, assim como a transmissão da infecção. Por isso, além de ajudar a proteger cada pessoa contra doenças graves, as vacinas também permitem proteger as pessoas que estão em volta.

3. Controlam os sintomas de asma e outras doenças crônicas

Os sintomas de asma, assim como de outras doenças crônicas do sistema respiratório, podem ser mais facilmente controlados através da vacinação, já que, a proteção oferecida pelas vacinas, evita o desenvolvimento de doenças graves que podem trazer complicações para todo o organismo. No caso das doenças respiratórias, uma das vacinas mais importantes é a da gripe, que deve ser feita anualmente no outono ou antes dos meses de inverno. Saiba mais sobre a vacina da gripe.

Já as outras vacinas podem evitar agravamento de outros problemas crônicos, como diabetes ou patologias do coração, por exemplo.

Vacinas: Para que servem e Porque são importantes

4. Evitam a resistência a antibióticos

A resistência a antibióticos é um dos problemas mais preocupantes da saúde atual, que surge quando se toma frequentemente este tipo de remédios, especialmente quando não são verdadeiramente necessários. Quando existe resistência significa que os antibióticos existentes já não são capazes de combater a infecção e, por isso, existe um grave risco para a saúde.

Assim, ao evitar infecções, a vacinação também evita que seja necessário utilizar antibióticos tão frequentemente, reduzindo as chances de alguém desenvolver resistência a antibióticos.

5. São seguras e eficazes

Apesar de várias controvérsias, quase todos os estudos feitos com vacinas apontam que os efeitos colaterais são pouco frequentes e que sequelas mais graves, como autismo, são extremamente raras e, muitas vezes, nem estão ligadas diretamente à vacina.

Ao mesmo tempo, também existem estudos que demonstram que grupos vacinados desenvolvem muito menos doenças graves do que grupos de controlo que não fazem vacinação. Dessa forma, o benefício das vacinas parece ultrapassar largamente os possíveis riscos, tornando-as em um dos produtos médicos para seguros.

6. Ajudam a poupar dinheiro

Embora não seja a principal vantagem das vacinas, através da vacinação é possível poupar dinheiro em tratamentos médicos caros e até em hospitalizações que podem resultar de complicações das doenças para as quais já existem vacinas.

Além disso, a maioria das vacinas está incluída no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, podendo ser administradas de forma completamente gratuita. Veja quais as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação.

Quem deve fazer vacinação

Por ajudar a proteger contra doenças graves, a vacinação deve ser feita por toda a população em geral, iniciando-se logo após o nascimento com a vacina contra a tuberculose (BCG) e contra a hepatite B. Desde o nascimento até à idade adulta, é importante seguir todo o esquema de vacinação do Ministério da Saúde, sendo que a vacina do tétano deve ser repetida a cada 10 anos durante a idade adulta.

Fora do calendário de vacinação existem ainda vários casos, especialmente em adultos, que podem ser feitos como a vacinação contra o HPV e contra a gripe, por exemplo. Por isso, é muito importante se informar com um clínico geral ou com outro profissional de saúde em um posto de saúde ou hospital.


Bibliografia

  • NFID. Top Reasons to Get Vaccinated. Link: <nfid.org>. Acesso em 09 Abr 2019
  • HHS. Who and When. Link: <www.vaccines.gov>. Acesso em 09 Abr 2019
  • HHS. Five Important Reasons to Vaccinate Your Child. Link: <www.vaccines.gov>. Acesso em 09 Abr 2019
  • CDC. Protect Yourself with Vaccination. Link: <www.cdc.gov>. Acesso em 09 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem