Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomadas para furúnculo

Aplicar a pomada certa ajuda a tratar o furúnculo mais rápido, aliviando a dor e o desconforto. Estes produtos podem ser aplicados em qualquer região do corpo onde esteja localizado o furúnculo, sendo mais comum surgir na virilha, axila, coxa, rosto ou nádegas.

Geralmente, as pomadas indicadas para o tratamento de furúnculo, têm antibióticos na sua composição, como é o caso de Nebaciderme, Nebacetin ou Bactroban, por exemplo, já que o furúnculo é uma infecção da pele causada por bactérias, que forma um caroço avermelhado, gerando intensa dor e desconforto. 

Além das pomadas com antibiótico, também podem ser usados produtos fitoterápicos, que embora não sejam tão eficazes, podem auxiliar no tratamento do furúnculo.

Pomadas para furúnculo

Como usar a pomada para secar o furúnculo

A forma correta de usar a pomada varia de acordo com a composição de cada uma delas:

1. Nebacetin ou Nebaciderme

A pomada Nebacetin ou Nebaciderme tem dois antibióticos na composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, e pode ser aplicado 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze, depois de lavar bem as mãos e a região a tratar. A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico. Saiba quais as contra-indicações e efeitos colaterais destas pomadas.

2. Bactroban

A pomada Bactroban, temo antibiótico mupirocina na composição, e deve ser aplicada até 3 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze, depois de lavar bem as mãos e a região a tratar. A pomada pode ser aplicada por, no máximo, 10 dias ou conforme recomendação do médico. Veja quais as contra-indicações e efeitos colaterais do bactroban.

3. Verutex

A pomada Verutex tem o antibiótico ácido fusídico na composição, e pode ser aplicado 2 a 3 vezes ao dia, por um período de geralmente 7 dias ou conforme indicado pelo médico. Saiba mais sobre as indicações de Verutex.

4. Basilicão 

A pomada de basilicão é um remédio fitoterápico que ajuda a eliminar o furúnculo, por ajudar a retirar o pús e a reduzir o processo inflamatório. A pomada deve ser aplicada na região afetada, depois de lavar as mãos e o local, seguida de uma massagem.

Após aplicar a pomada indicada pelo médico, é possível que surjam sintomas como pequena coceira, vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura no local, mas geralmente seu uso é bem tolerado. Estas pomadas não devem ser usadas durante a gravidez e lactação.

Como tratar o furúnculo inflamado

Quando um furúnculo se encontra inflamado, é preciso manter a pele limpa para evitar que piore, já que é normal que o furúnculo comece a vazar e o pus saia sozinho em, cerca de 7 a 10 dias, o que alivia muito a dor, mas aumenta o risco de infecção, por espalhar bactérias na pele.

Colocar uma compressa morna em cima do furúnculo é uma boa forma de aliviar a dor, mas é importante usar uma compressa ou gaze estéril, cada vez que se aplicar a compressa, para reduzir o risco de infecção. A compressa também pode ser embebida em chá de camomila, podendo ser utilizada cerca de 3x por dia.

Além disso, deve-se evitar espremer ou estourar o furúnculo com as unhas, porque pode ser muito doloroso e a infeção pode se espalhar pela pele e deve-se também lavar a região com uma solução antisséptica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem