4 pomadas para furúnculo e como usar

agosto 2022

As pomadas indicadas para o tratamento de furúnculo contêm antibióticos na sua composição, como nitrofural, bacitracina e neomicina, por exemplo, uma vez que o furúnculo é uma infecção da pele causada por bactérias, que forma um caroço avermelhado, gerando intensa dor e desconforto. 

Aplicar a pomada certa ajuda a tratar o furúnculo mais rápido, aliviando a dor e o desconforto. Estes produtos podem ser aplicados em qualquer região do corpo onde esteja localizado o furúnculo, sendo mais comum surgir na virilha, axila, coxa, rosto ou nádegas.

Os cremes e pomadas para os furúnculos devem ser indicados pelo dermatologista ou clinico geral, já que podem causar efeitos secundários como inchaço local, vermelhidão e resistência bacteriana, tornando o tratamento mais complicado.

As principais pomadas furúnculo são:

1. Nitrofural

O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, como furúnculos, impetigo ou piodermite, ou para o tratamento complementar de queimaduras de segundo ou terceiro graus. Além disso, pode ser utilizada depois de uma cirurgia em local em que há maior risco da ferida infectar, como é o caso da colostomia, por exemplo. Essa pomada pode ser encontrada nas farmácias sob o nome comercial Furacin, com indicação médica prévia.

Como aplicar: para aplicar a pomada com nitrofural, deve-se lavar bem a região afetada com água e sabão e, em seguida, aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril. Deve utilizar cerca de 1 a 3 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

2. Bacitracina e neomicina

A bacitracina e a neomicina são antibióticos indicados para tratar infecções da pele, podendo ser aplicados em forma de pomada. Essa pomada antibiótica pode ser indicada após cirurgias, queimaduras ou condições dermatológicas, como impetigo e furúnculo.

Como aplicar: deve-se lavar bem a região afetada com água e sabão e, em seguida, aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril. É indicado passar a pomada cerca de 2 a 5 vezes por dia, de acordo com a recomendação médica. Não é indicada a aplicação dessa pomada por mais de 7 dias.

3. Mupirocina

A mupirocina é um antibiótico que pode ser utilizado em forma de pomada e está indicada em caso de infecção da pele, como impetigo, foliculite ou furunculose, por exemplo, já que atua sobre os principais microrganismos relacionados com essas condições como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus beta-hemolíticos. A mupirocina pode ser encontrada na farmácia sob o nome comercial Bactroban e deve ser utilizada de acordo com a indicação do clínico geral ou dermatologista.

Como aplicar: para aplicação da mupirocina, deve-se lavar bem a região afetada com água e sabão e aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril. É recomendado aplicar até 3 vezes ao dia, por no máximo 10 dias, ou de acordo com a orientação médica.

4. Gentamicina

A gentamicina é um antibiótico que pode ser indicado para uso tópico, ou seja, em forma de pomada para ser aplicada na pele, e geralmente está associada a um corticóide, o dipropionato de betametasona. Esse antibiótico tem ação contra os agentes infecciosos causadores de infecção como impetigo, foliculite, pioderma gangrenoso e furunculose, por exemplo.

Como aplicar: a gentamicina pode ser aplicada 2 vezes ao dia, de acordo com a orientação do dermatologista ou clínico geral. No caso de coceira, vermelhidão ou inchaço da região em que a pomada foi aplicada, é importante entrar em contato com o médico, já que pode se tratar de um efeito secundário da gentamicina.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • TAKEDA PHARMA LTDA. Nebacetin. 2013. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/11949.pdf>. Acesso em 04 ago 2022
  • GLAXOSMITHKLINE BRASIL LTDA. Bactroban . 2020. Disponível em: <https://br.gsk.com/media/6241/l1520_bactroban_pom_derm_gds16_ipi05.pdf>. Acesso em 04 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A. Furacin. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/furacin.pdf>. Acesso em 04 ago 2022
  • NOWICKAA, Donuta; GRYWALSKAB, Ewelina. Staphylococcus aureus and Host Immunity in Recurrent Furunculosis. Wroclaw Medical University. 1-11, 2019
  • ALENCAR, Silvio; FERNANDES, Luciana. Severe bacterial skin infections. An Bras Dermatol. 95. 4; 407-417, 2020
  • CLEBAK, Karl et al. Skin Infections. Primary Care: Clinics in Office Practice. 45. 3; 433-454, 2018
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.