Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomadas para furúnculo

Aplicar a pomada certa ajuda a secar o furúnculo mais rápido, aliviando a dor e o desconforto. Elas podem ser utilizadas no tratamento de furúnculo inflamado em qualquer lugar do corpo, mas geralmente os furúnculos aparecem na virilha, axila, coxa, rosto ou no bumbum.

Algus exemplos de pomadas para furúnculo são:

  • Pomadas antibióticas: Nebaciderme, Ictiol, Nebacetin, Bactroban
  • Pomadas naturais: contém basilicão ou beladona

As pomadas antibióticas só podem ser compradas com receita médica, mas as naturais podem ser comercializadas livremente em farmácias e drogarias, podendo ser compradas também nas farmácias de manipulação, mas geralmente não são tão eficazes quando as pomadas antibióticas feitas em laboratório.

O furúnculo é uma infecção da pele causada por bactérias que forma um caroço avermelhado, que gera intensa dor e desconforto. Quando a pessoa apresenta mais de um furúnculo ao mesmo tempo ou quando tem furúnculos com frequência, isso é chamado de furunculose, e nesse caso, a pomada mais indicada é a Bactroban.

Pomadas para furúnculo

Como usar a pomada para secar o furúnculo

A forma correta de usar a pomada varia de acordo com a composição de cada pomada. Indicamos a seguir os modos de uso das pomadas para furúnculo mais vendidas:

Pomadas Ictiol e Furacin - antibiótico

  • Lavar bem a região afetada com água e sabão;
  • Aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril. Usar cerca de 1 a 3 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

Pomada Nebacetin - antibiótico

  • Lavar bem a região afetada com água e sabão;
  • Aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril, cerca de 2 a 5 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

Pomada Bactroban - antibiótico

  • Lavar bem a região afetada com água e sabão;
  • Aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril 3 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

Pomada de Beladona - anestésico natural

  • Lavar bem a região afetada com água e sabão;
  • Aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril 3 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

Pomada de Basilicão - anti-inflamatório natural 

  • Lavar bem a região afetada com água e sabão;
  • Aplicar uma fina camada da pomada sobre o furúnculo com a ajuda de uma gaze estéril 3 a 4 vezes por dia ou de acordo com a indicação médica.

Após aplicar a pomada indicada pelo médico é possível que surjam sintomas como pequena coceira, vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura no local, mas geralmente seu uso é bem tolerado. Estas pomadas não devem ser usadas durante a gravidez e lactação.

FurúnculoFurúnculo
FurunculoseFurunculose

Como tratar o furúnculo inflamado

Quando um furúnculo encontra-se inflamado é preciso manter a pele sempre limpa para evitar que o furúnculo piore. É normal que o furúnculo comece a vazar e o pus saia sozinho em 7 a 10 dias, o que alivia muito a dor, mas aumenta o risco de infecção por espalhar bactérias na pele.

Colocar uma compressa morna em cima do furúnculo é uma boa forma de aliviar a dor, mas é importante usar uma compressa ou gaze estéril, usando sempre uma nova embalagem cada vez que aplicar a compressa, para reduzir o risco de infecção.

A pomada deve ser indicada pelo médico, e além da sua aplicação, para curar o furúnculo mais rápido, também é aconselhado:

  • Aplicar compressas de água morna ou de chá de camomila em cima do furúnculo, 3x por dia;
  • Não espremer ou estourar o furúnculo com as unhas, pois é muito doloroso e a infeção pode se espalhar pela pele;
  • Tomar banho todos os dias com um sabão antisséptico, enquanto estiver com furúnculo. 

O furúnculo geralmente aparece quando a pessoa está com o sistema imune comprometido, o que permite um maior desenvolvimento de bactérias na pele. Uma boa forma de aumentar as defesas naturais do corpo é tomar o chá de equinácea regularmente, principalmente se estiver doente ou em tratamento com quimioterapia, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...