Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomadas para Tratar Queimaduras

A Nebacetin e o Bepantol são exemplos das pomadas utilizadas no tratamento de queimaduras, que ajudam na sua cicatrização e previnem o surgimento de infecções. 

As pomadas para queimaduras podem ser compradas em qualquer farmácia e geralmente não necessitam de prescrição médica, sendo indicadas para o tratamento de queimaduras leves de 1º grau sem bolha ou pele a desprender.

Pomadas para Tratar Queimaduras

1. Bepantol

É uma pomada composta por dexpantenol, também conhecido por vitamina B5, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. Esta pomada deve ser aplicada sob a queimadura 1 a 3 vezes por dia, sendo apenas indicada para queimaduras leves de 1º grau, que não formaram bolha.

2. Nebacetin

Esta pomada é composta por dois antibióticos, sulfato de neomicina e bacitracina, que previnem o desenvolvimento de bactérias e ajudam na cicatrização da queimadura. Esta pomada é indicada para quando surgem sinais de infecção como pus ou inchaço excessivo, e deve ser aplicada 2 a 5 vezes ao dia com o auxilio de uma gaze, sob indicação de um profissional de saúde.

3. Esperson

É uma pomada composta por um anti-inflamatório corticoide, a desoximetasona que está indicada para atenuar a vermelhidão da pele e inchaço, já que tem efeito anti-inflamatório, anti-alérgico, anti-exsudativo e calmante em casos de coceira na região. Esta pomada é indicada para queimaduras de 1º grau, e pode ser usada 1 a 2 vezes por dia, sob indicação de um profissional de saúde. 

Pomadas para Tratar Queimaduras

4. Dermazine

Esta pomada antimicrobiana tem na sua composição sulfadiazina de prata, que possui uma atividade antimicrobiana bastante ampla e, por isso, é ideal para prevenir o surgimento de infecções bacterianas, assim como auxiliar na cicatrização. É indicado usar esta pomada 1 a 2 vezes por dia, sob orientação de um profissional de saúde. 

Apenas as queimaduras de primeiro grau sem bolha ou pele a desprender podem ser tratadas em casa, ao contrário do que acontece nos casos onde existe queimaduras com bolha ou queimaduras de 2º ou 3º grau, que necessitam de ser vistas e tratadas por um médico ou enfermeiro.

Saiba o que fazer em caso de queimadura grave.

Como tratar uma Queimadura de 1º Grau

Assista o vídeo seguinte e saiba como tratar todos os tipos de queimaduras:

O que fazer em caso de QUEIMADURA

58 mil visualizações

As queimaduras de 1º grau são geralmente queimaduras leves e fáceis de tratar, que devem ser tratadas da seguinte forma:

  1. Começar por lavar bem a região a tratar e, se possível, colocar a região queimada debaixo de água corrente durante 5 a 15 minutos;
  2. Depois, aplicar compressas frias no local, e deixar atuar enquanto existir dor ou inchaço. As compressas podem ser embebidas em água fria ou em chá de camomila gelado, que ajuda a acalmar a pele; 
  3. Por fim, podem ser aplicadas pomadas cicatrizantes ou cremes antibióticos e corticoides, cerca de 1 a 3 vezes ao dia, durante 3 a 5 dias de tratamento, sob orientação de um profissional de saúde.

Se posteriormente surgirem bolhas ou se a pele desprender, é recomendado consultar um médico ou enfermeiro, para orientar o melhor tratamento e prevenir o surgimento de infecções. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem