Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores Pomadas para Tratar Queimaduras

Nebacetin, Bepantol ou Colzen são alguns exemplos de pomadas indicadas para o tratamento de queimaduras, que ajudam na sua cicatrização e previnem o surgimento de infecções. 

As pomadas para queimaduras podem ser compradas em qualquer farmácia e geralmente não necessitam de prescrição médica, sendo indicadas para o tratamento de queimaduras leves de 1º graus sem bolha ou pele a desprender.

Melhores Pomadas para Tratar Queimaduras

5 Pomadas para Tratar Queimaduras

Algumas das pomadas que podem ser utilizadas, incluem: 

1. Bepantol

É uma pomada composta por Dexpantenol, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. Esta pomada deve ser aplicada sob a queimadura 1 a 3 vezes por dia, sendo apenas indicada para queimaduras leves de 1º grau, que não formaram bolha.

2. Nebacetin

Esta pomada é composta por dois antibióticos, Sulfato de neomicina e Bacitracina, que previnem o desenvolvimento de bactérias e ajudam na cicatrização da queimadura. Esta pomada é indicada para quando surgem sinais de infecção como pus ou inchaço excessivo, e deve ser aplicada 2 a 5 vezes ao dia com o auxilio de uma gaze, sob indicação de um profissional de saúde.

3. Colzen

A Coizen é uma pomada biológica, cicatrizante e antimicrobiana, que tem na sua composição colágeno, alginato de cálcio e nitrato de cério. Esta pomada previne o surgimento de infecções e acelera o processo de cicatrização e deve ser usada sempre com indicação de um profissional de saúde.

4. Esperson

É uma pomada composta por um anti-inflamatório e um antibiótico, pois tem na sua composição Desoximetasona e Sulfato de neomicina, substâncias que previnem o surgimento de infecções e ajudam na cicatrização. Esta pomada é indicada para queimaduras de 1º grau, e pode ser usada 1 a 2 vezes por dia, sob indicação de um profissional de saúde. 

Melhores Pomadas para Tratar Queimaduras

5. Dermazine

Esta pomada antimicrobiana tem na sua composição Sulfadiazina de Prata e, por isso, é ideal para prevenir o surgimento de infecções bacterianas, assim como auxiliar na cicatrização. É indicado usar esta pomada 1 a 2 vezes por dia, sob orientação de um profissional de saúde. 

Apenas as queimaduras de primeiro grau sem bolha ou pele a desprender podem ser tratadas em casa, ao contrário do que acontece nos casos onde existe queimaduras com bolha ou queimaduras de 2º ou 3º grau, que necessitam de ser vistas e tratadas por um médico ou enfermeiro.

Saiba o que fazer em caso de queimadura grave, em Primeiros socorros para queimaduras

Como tratar de uma Queimadura de 1º Grau

Saiba como tratar todos os tipos de queimaduras neste vídeo, cheio de humor que a nossa equipe preparou para você:

As queimaduras de 1º graus, são geralmente queimaduras leves e fáceis de tratar, que devem ser tratadas da seguinte forma:

  1. Começar por lavar bem a região a tratar, e se possível colocar a região queimada debaixo de água corrente durante 5 a 15 minutos;
  2. Depois, aplicar compressas frias no local, e deixar atuar enquanto existir dor ou inchaço. As compressas podem ser embebidas em água fria ou em chá de camomila gelado, que ajuda a acalmar a pele; 
  3. Por fim, podem ser passadas pomadas cicatrizantes ou cremes antibióticos e corticoides, que devem ser aplicadas 1 a 3 vezes ao dia, durante 3 a 5 dias de tratamento, sob orientação de um profissional de saúde.

Se posteriormente surgirem bolhas ou se a pele desprender é recomendado que consulte um médico ou enfermeiro, para orientar o melhor tratamento e prevenir o surgimento de infecções. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...