Amoxicilina + clavulanato: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em fevereiro 2024

Amoxicilina + clavulanato é um antibiótico que age eliminando bactérias que causam infecções como pneumonia, infecções de ouvido, bronquite, sinusite, infecções urinárias ou da pele, por exemplo.

A amoxicilina + clavulanato está disponível em farmácias e drogarias, encontrado na forma de comprimidos ou de suspensão, administrados por via oral, com o nome comercial Clavulin ou Clavulin BD, ou na forma de genérico com o nome amoxicilina e clavulanato de potássio, ou com os nomes similares Novamox, Atak Clav ou Sigma Clav.

Esse medicamento é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia. Esse antibiótico também pode ser encontrado na forma de injeção, sendo utilizado somente em hospitais, sob a supervisão de um profissional de saúde.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A amoxicilina + clavulanato é indicada para o tratamento de infecções bacterianas, como:

  • Pneumonia ou broncopneumonia;
  • Bronquite aguda ou crônica,
  • Sinusite;
  • Otite;
  • Faringite ou amigdalite;
  • Infecções da pele, como furúnculo, abscessos ou feridas infectadas;
  • Erisipela;
  • Pé diabético;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Infecção urinária, como cistite, uretrite ou pielonefrite;
  • Infecção nos ossos ou articulações, como osteomielite.

Além disso, a amoxicilina + clavulanato pode ser também indicado pelos dentistas em caso de infecção nos dentes.

O uso da amoxicilina + clavulanato deve ser feito com indicação médica, com doses e pelo tempo de tratamento recomendados pelo médico.

Como funciona

Esse antibiótico associa a amoxicilina que combate as bactérias e o clavulanato, também chamado de ácido clavulânico ou clavulanato de potássio, que inibe uma enzima nas bactérias que podem inativar a amoxicilina e, desta forma, ajuda a prevenir que se tornem resistentes melhorando o efeito no combate às bactérias.

Como tomar

A amoxicilina + clavulanato deve ser tomada por via oral com um copo de água, junto com uma refeição leve e não gordurosa. É importante tomar sempre no horário e pelo período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, para evitar o risco de infecção resistente à amoxicilina e clavulanato.

1. Amoxicilina + clavulanato comprimidos

Os comprimidos de amoxicilina + clavulanato devem ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar, pois possuem um revestimento para evitar irritação no estômago.

Estes comprimidos podem ser usados por adultos ou crianças acima de 12 anos, sendo que a forma de uso varia com a dose do comprimido e incluem: 

  • Comprimidos de 500 + 125 mg: 1 comprimido de 8 em 8 horas;
  • Comprimidos de 875 + 125 mg: 1 comprimido de 12 em 12 horas.

O tempo de tratamento com amoxicilina + clavulanato pode variar de acordo com o tipo de infecção, devendo-se sempre seguir as orientações médicas.

2. Amoxicilina + clavulanato suspensão oral

A suspensão oral de amoxicilina + clavulanato 200 mg + 28,5 mg/5 mL pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 2 meses e a dose depende do tipo de infecção, devendo sempre ser orientado pelo pediatra a quantidade a ser tomada e o tempo de tratamento. 

As doses recomendadas de amoxicilina + clavulanato para adultos são:

  • Infecções leves a moderadas (amigdalite, infecções do trato respiratório inferior ou infecções da pele): a dose recomendada é de 25/3,6 mg a a 45/6,4 mg, por Kg de peso corporal por dia, dividida em duas doses por dia, tomadas de 12 em 12 horas;
  • Infecções graves (otite média e sinusite, broncopneumonia ou infecções urinárias): a dose recomendada é de 45/6,4 a 70/10 mg, por Kg de peso corporal por dia, dividida em duas doses por dia, tomadas de 12 em 12 horas.

Para bebês com mais de 2 meses de idade, as doses da amoxicilina + clavulanato devem ser ajustadas pelo médico de acordo com o peso e a idade, para evitar problemas nos rins e efeitos colaterais.

Como preparar a suspensão

A amoxicilina + clavulanato suspensão oral deve ser preparada antes de ser utilizada, pois é vendida na forma de pó, necessitando ser diluído para utilização.

Desta forma, deve-se usar água filtrada e a seringa dosadora fornecida na embalagem para o preparo da suspensão, adicionando a água no frasco até atingir a marca indicada no rótulo. Esta suspensão deve ser armazenada em geladeira e tem validade de 7 a 10 dias, dependendo da marca utilizada, devendo-se descartar a suspensão após esse prazo de validade.

A suspensão oral deve ser agitada vigorosamente antes de usar para misturar seus componentes e ter o efeito esperado do tratamento, sendo também importante utilizar o dosador fornecido para dar a dose correta.

O que fazer se esquecer de tomar

Se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, e depois reajustar os horários de acordo com esta última dose, continuando o tratamento de acordo com os novos horários programados.

Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com amoxicilina e clavulanato são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira, vermelhidão ou formação de pequenas bolhas na pele, candidíase ou corrimento vaginal.

A amoxicilina + clavulanato pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de reação alérgica.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso se tome amoxicilina + clavulanato em doses maiores do que as recomendadas e surgirem sintomas de overdose como náuseas, vômitos, dor de estômago, diarreia, formação de bolhas na pele, sonolência, agitação, hiperatividade ou diminuição da quantidade de urina.

Além disso, deve-se comunicar ao médico caso a pessoa apresente dor de estômago forte, diarreia líquida ou com sangue, pele pálida ou amarelada, urina de cor escura, febre, confusão ou fraqueza, perda de apetite, pouca ou nenhuma urina ou hematomas ou sangramento.

Quem não deve usar

A amoxicilina + clavulanato não deve ser usada no primeiro trimestre da gravidez e, por isso, se a mulher engravidar durante o tratamento, deve interromper o uso e comunicar ao médico que está grávida, para que seja receitado outro antibiótico.

Além disso, esse antibiótico pode passar em pequenas quantidades para o leite materno e causar sensibilidade no bebê, sendo importante sempre informar ao médico que está amamentando para que seja avaliado os benefícios e os riscos do tratamento. 

Esse antibiótico também não deve ser utilizado por pessoas alérgicas à amoxicilina ou ao clavulanato, outras penicilinas como penicilina benzatina, ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou fluorquinolonas como levofloxacino, por exemplo. 

A amoxicilina + clavulanato não é indicado para crianças com menos de 2 meses de idade, pessoas com problemas no rins ou que fazem hemodiálise, ou doenças no fígado como insuficiência hepática ou hepatite, ou pessoas que utilizam outros medicamentos como alopurinol, probenecida, acenocumarol, varfarina ou micofenolato de mofetila.

Além disso, a amoxicilina + clavulanato pode cortar o efeito das pílulas anticoncepcionais orais, sendo recomendado utilizar outro método para prevenir gravidez, como preservativo ou diafragma, por exemplo, durante o tratamento com esse antibiótico.