Penciclovir: o que é, para que serve e como usar

Penciclovir é um antiviral indicado para o tratamento da herpes labial, pois age inibindo o vírus herpes simples, facilitando a cicatrização das bolhas, aliviando os sintomas e acelerando a recuperação.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de pomada labial, com o nome comercial Penvir Lábia contendo 1% (10 mg/g) de penciclovir, para aplicar diretamente sobre as bolhas ou feridas da herpes labial.

Leia também: 11 remédios caseiros para herpes labial tuasaude.com/remedio-caseiro-para-herpes-labial

O penciclovir deve ser usado somente com orientação do dermatologista ou clínico geral, e não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

Mulher aplicando pomada nos lábios para herpes labial

Para que serve

A penciclovir pomada é indicada para o tratamento da herpes labial.

Essa pomada tem ação contra os vírus herpes simples tipo 1, tipo 2 e varicela-zoster.

Por isso, a penciclovir também pode ser indicada como tratamento complementar da herpes genital ou herpes zoster, de acordo com a indicação médica.

Leia também: 6 pomadas para herpes genital (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-herpes-genital

Qual é melhor aciclovir ou penciclovir?

Tanto a pomada de aciclovir como penciclovir são indicadas para a herpes labial, sendo eficazes para o alívio dos sintomas e para acelerar a recuperação.

No entanto, a pomada penciclovir parece aliviar mais rapidamente os sintomas, desde que usada assim que surgem os sintomas de herpes labial, quando comparada à pomada aciclovir. Veja como usar a pomada aciclovir.  

Como usar

A pomada penciclovir deve ser usada aplicando diretamente sobre as bolhas da herpes nos lábios ou no rosto. Não aplicar dentro da boca, nas narinas ou nos olhos.

A posologia recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 aplicação, a cada 2 horas, durante 4 dias seguidos. É importante lavar as mãos antes e após a aplicação da pomada. 

A pomada penciclovir deve ser usada assim que se iniciam os sintomas da herpes labial, como coceira, sensação de picadas ou ardor. Saiba identificar os sintomas de herpes labial

Para aplicar a penciclovir pomada, pode-se usar um cotonete, de forma a evitar o contato com as bolhas ou feridas, e descartar o cotonete após a aplicação. 

Leia também: 5 pomadas para herpes labial (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-herpes-labial

Penciclovir comprimido

Não existe comprimido de penciclovir, no entanto, existe o comprimido de fanciclovir.

O fanciclovir é uma pró-droga, ou seja, ao ser tomado é transformado em penciclovir no corpo impedindo a multiplicação do herpes simples tipo 1 e 2, e varicela zoster.

Leia também: Fanciclovir: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/fanciclovir

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da penciclovir pomada são ardor, dormência, formigamento, dor ou ou rash cutâneo no local da aplicação.

Além disso, o penciclovir pode causar reações alérgicas graves com sintomas como inchaço na boca, língua ou garganta, dificuldade para respirar ou urticária. Nesses casos deve-se ir imediatamente ao pronto socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave

Leia também: Como saber se o herpes está melhorando? tuasaude.com/medico-responde/como-saber-se-o-herpes-esta-melhorando

Quem não deve usar

A pomada penciclovir não deve ser usada por menores de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. Veja como deve ser o tratamento da herpes labial na gravidez.

Além disso, essa pomada não deve ser usada por pessoas que tenham alergia ao penciclovir ou qualquer outro componente da pomada.

Leia também: Tratamento para herpes labial tuasaude.com/tratamento-para-herpes-labial

Vídeos relacionados

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

03:27 | 749.806 visualizações