Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Esfoliação: veja como ter o máximo de benefícios

A esfoliação é uma técnica que retira as células mortas e o excesso de queratina da superfície da pele ou do cabelo, proporcionando a renovação das células, suavização de marcas, manchas e acne, além de ser um excelente estímulo para a produção de células novas, deixando a pele mais suave e lisinha.

A esfoliação também estimula a circulação sanguínea e facilita a penetração de substâncias hidratantes. Esse procedimento pode ser realizado em todo o corpo e rosto semanalmente durante o verão e nos dias de inverno de 2 em 2 semanas. Para isso basta ter um produto esfoliante e esfregá-lo na pele, sem muita força. Algumas opções caseiras de esfoliantes são:

1. Açúcar e óleo de amêndoas

Esfoliação: veja como ter o máximo de benefícios

Um bom esfoliante caseiro é o açúcar com óleo de amêndoas, pois possui vitaminas que são capazes de promover a remoção de células mortas e, assim, melhorar o aspecto da pele. Saiba mais sobre o óleo de amêndoas doces.

Para fazer esse esfoliante basta misturá-los na mesma proporção em um recipiente. Depois aplicar na pele realizando movimentos circulares, evitando apenas as áreas mais sensíveis do corpo, como a boca, mamas e ao redor dos olhos. Após a esfoliação, é importante hidratar a pele com óleos ou hidratante para que se tenha um melhor resultado.

2. Fubá

A esfoliação com fubá é ótima para remover as células mortas da pele, pois possui a consistência ideal, não se desfazendo. A esfoliação com fubá é uma boa opção para peles secas e oleosas, sendo mais utilizado nos cotovelos, joelhos e calcanhares. Confira outras opções de receitas caseiras para pele oleosa.

Para fazer a esfoliação com fubá basta colocar 1 colher de fubá em um recipiente com um pouquinho de óleo ou creme hidratante e aplicar na região com movimentos circulares. Depois, deve-se remover o esfoliante com água fria e secar a pele com uma toalha macia.

3. Mel e açúcar

Esfoliação: veja como ter o máximo de benefícios

A esfoliação com mel e açúcar é ótima para o rosto, embora possa ser utilizada em todo o corpo. A esfoliação com mel e açúcar além de limpar a pele, promove a sua hidratação.

Para fazer esse esfoliante basta misturar uma colher de sopa de mel com uma colher de açúcar em um recipiente e depois aplicar no rosto em movimentos circulares. Deixar agir por 10 minutos e remover com água morna.

4. Aveia

Esfoliação: veja como ter o máximo de benefícios

A esfoliação com aveia é uma ótima opção para deixar os lábios mais lisinhos e a boca mais bonita.

Esta esfoliação pode ser feita com um hidratante de sua preferência e um pouquinho de aveia. Esfregue a mistura nos lábios e lave a seguir. Depois, para hidratar, é recomendado passar manteiga de cacau.

Como fazer a esfoliação corretamente

Para fazer a esfoliação de forma correta e poder ter o máximo de benefícios possíveis é preciso:

  • Ter atenção ao tipo de pele, já que existem diversos tipos de esfoliantes, sendo cada um mais indicado para um tipo de pele;
  • Não realizar a esfoliação após a depilação, já que a pele fica mais sensível, o que pode levar à pequenas lesões ou irritação da pele;
  • Após a esfoliação, usar um hidratante, já que com a remoção das células mortas a pele pode ficar um pouco ressecada;
  • Realizar a esfoliação no rosto a cada 15 dias e, no caso de joelhos e cotovelos, por exemplo, pode ser feita semanalmente 1 a 2 vezes por semana;
  • Realizar a esfoliação em movimentos circulares e realizando um pouco de pressão.

Após a esfoliação, é importante remover todo o esfoliante com água morna ou uma toalha aquecida e hidratar a pele.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar