5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

Março 2021

Os hidratantes caseiros para o corpo são uma forma de manter a pele mais macia e hidratada, isso porque os ingredientes utilizados possuem vitaminas e óleos que penetram na pele mantendo sua umidade e suavidade, sendo uma boa opção para hidratar peles secas ou ressecadas. Além disso, esses hidratantes podem ser utilizados para auxiliar no tratamento da pele muito seca em pessoas com eczema, psoríase ou dermatite, por terem ação calmante e anti-inflamatória.

Para que esses hidratantes tenham o efeito desejado, é recomendado que sejam utilizados após o banho com água morna e sabonete neutro para limpar e abrir os poros, permitindo que o hidratante penetre melhor na pele ou pode-se fazer uma esfoliação no corpo antes de usar o hidratante caseiro para remover as células mortas e preparar a pele para a hidratação. Saiba como fazer uma esfoliação do corpo

Antes de utilizar o hidratante caseiro no corpo, é importante fazer um teste passando um pouco do hidratante no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do hidratante caseiro. 

Algumas opções de hidratantes caseiros para o corpo são:

1. Hidratante de côco, aveia e leite

5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

O hidratante caseiro de coco, aveia e leite é uma ótima solução para hidratar a pele seca e extra seca, deixando-a mais bonita e macia. 

O côco promove a hidratação da pele e, por isso, é um ótimo ingrediente para ser utilizado em cremes para o tratamento da pele seca. Além disso, quando associado à aveia, é possível nutrir e proteger a pele pois a aveia tem propriedades que ajudam na renovação das células de pele, contribuindo para uma pele lisa, macia e nutrida.

Ingredientes

  • 1 xícara de coco ralado;
  • ​1 colher de farelo de aveia;
  • 1 copo de leite morno.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passar em todas as áreas em que a pele esteja seca. Deixar agir por 15 minutos e enxaguar a seguir com água morna. Este hidratante por conter leite, deve ser preparado imediatamente antes de usar e não deve ser guardado para usar futuramente.

2. Hidratante de óleo de amêndoas e lavanda

5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

Esta receita de hidratante caseiro de óleo de amêndoas e lavanda é uma ótima opção de hidratante caseiro para pele seca e ressecada pois tem propriedades umectantes, mantendo o equilíbrio, a umidade e a hidratação profunda da pele. Confira outros benefícios do óleo de amêndoas.

Além disso, devido a lavanda na sua composição, esse hidratante caseiro ajuda a melhorar a coceira, a vermelhidão e a descamação da pele muito seca, podendo ser usado para pessoas com eczema ou psoríase.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cera de abelha;
  • ¼ xícara de manteiga de cacau;
  • 5 gotas de óleo de amêndoas;
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • Água filtrada para dar o ponto de creme.

Modo de preparo

Aquecer a cera de abelha e a manteiga de cacau em banho maria. Em seguida, despejar no liquidificador e deixar esfriar. Bater no liquidificador adicionando a água aos poucos até formar uma mistura com consistência de creme. Adicionar o óleo de amêndoas e o óleo essencial de lavanda e mexer para incorporar os óleos ao creme. Colocar o hidratante pronto em um frasco de vidro limpo e seco. Esse hidratante pode ser usado 2 a 3 vezes por semana.

Por conter óleo essencial de lavanda, esse hidratante caseiro só deve ser usado por mulheres grávidas, se o médico permitir o uso. Além disso, não deve ser usado por crianças. 

3. Creme de óleo de côco, gerânio e vitamina E

5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

O creme caseiro de óleo de côco, gerânio e vitamina E é outra ótima opção de hidratante caseiro para pele seca a extra seca, pois aumenta a umidade e a hidratação da pele, mantendo-a macia e suave. Confira outros benefícios do óleo de côco para a saúde

Além disso, o óleo de vitamina E tem ação antioxidante evitando danos de radicais livres na pele, podendo ser usado para pele seca ou muito secas, nos cotovelos ou no calcanhar. Já o óleo essencial de gerânio reduz a irritação da pele ressecada por ter propriedades anti-inflamatórias e calmantes, podendo ser usado para auxiliar no tratamento de dermatite, eczema, acne e rosácea.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoas ou óleo de jojoba;
  • ¼ xícara de óleo de coco;
  • ¼ xícara de cera de abelha;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité;
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio;
  • 2 a 3 gotas de extrato de baunilha.

Modo de preparo

Aquecer em banho maria o óleo de amêndoas ou óleo de jojoba, óleo de côco, a cera de abelha e a manteiga de karité ou manteiga de cacau, mexendo até que derretam. Aguardar esfriar e adicionar o óleo de vitamina E, o óleo essencial de gerânio e o extrato de baunilha. Colocar o hidratante caseiro em um frasco de vidro limpo e seco e anotar a data de preparo. Este hidratante caseiro é válido por aproximadamente 6 meses, armazenado em geladeira, e pode ser usado diariamente no corpo.

4. Hidratante de óleo de palmarosa

5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

O hidratante caseiro de palmarosa ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, promovendo a hidratação da pele danificada e seca deixando a pele tonificada, hidratada e saudável.

Além disso, esse hidratante caseiro é uma ótima opção para auxiliar no tratamento de dermatite, psoríase, eczema, úlceras de pressão, também chamadas de escaras, e acne. Saiba outra opções de hidratação para pele seca e com acne.

Ingredientes

  • 100 g de vaselina sólida;
  • 3 gotas do óleo essencial de palmarosa.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar nas regiões em que a pele está mais ressecada como cotovelos, mãos ou pés, 1 vez ao dia.

5. Hidratante de óleo de laranja

5 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar

O hidratante caseiro de óleo de laranja é outra ótima opção de hidratante para o corpo, especialmente para pele seca ou extra seca, pois ajuda a umectar a pele, suavizando e mantendo sua hidratação da pele, podendo ser usado em regiões do corpo em que a pele se encontra mais ressecada como cotovelos, joelhos ou pés. 

Ingredientes

  • ¼ xícara de óleo de coco;
  • ¼ xícara de manteiga de cacau;
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja.

Modo de preparo

Aquecer em banho maria o óleo de côco e a manteiga de cacau. Deixar esfriar, acrescentar o óleo essencial de laranja e passar na pele ressecada diariamente.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CAVANAGH, H. M. A.; WILKINSON, J. M. Biological activities of lavender essential oil. Phytother Res. 16. 4; 301-308, 2002
  • SAMUELSON, Rachel; et al. The Effects of Lavender Essential Oil on Wound Healing: A Review of the Current Evidence. J Altern Complement Med. 26. 8; 680-690, 2020
  • ORCHARD, Ané; VAN VUUREN, Sandy. Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evid Based Complement Alternat Med. 2017. 4517971; 1-92, 2017
Mais sobre este assunto: