Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar, é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.

Geralmente, as pedras na vesícula não provocam sintomas e, por isso, não necessitam de tratamento, sendo eliminadas pelas fezes. No entanto, quando são muito grandes, podem ficar presas nos canais biliares e provocar inflamação na vesícula, caracterizada por forte dor abdominal que pode durar até 5 horas.

A pedra na vesícula não é grave e, normalmente, pode ser tratada com o uso de remédios e uma dieta pobre em gorduras, sendo que a cirurgia para pedra na vesícula apenas é utilizada nos casos mais graves.

Pedra na vesícula

Sintomas de pedra na vesícula

O sintoma mais comum de pedra na vesícula é a dor abdominal do lado direito após uma refeição, no entanto, outros sintomas incluem:

  • Febre acima de 38º C e dor de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Enjoo e vômitos;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Diarreia e gases;
  • Perda de apetite.

Quando o paciente apresenta sintomas de pedra na vesícula por mais de 1 hora deve ir ao pronto-socorro para fazer o tratamento adequado.

Os sintomas de pedra na vesícula são mais frequentes durante a gravidez, pois as alterações hormonais reduzem a velocidade de esvaziamento da vesícula biliar, facilitando o acúmulo de colesterol no seu interior.

Tratamento para pedra na vesícula

O tratamento para pedra na vesícula deve ser feito por um gastroenterologista quando o paciente apresenta sintomas e, normalmente, inclui o uso de ondas de choque ou remédios para pedra na vesícula, como o Ursodiol, que ajudam a destruir e dissolver a pedra, eliminando-a através das fezes.

Além disso, também é recomendado que os pacientes com pedra na vesícula façam uma dieta pobre em gorduras, evitando frituras, embutidos ou salgadinhos, que podem levar ao aumento das pedras e do desconforto.

Nos casos mais graves, em que o paciente apresenta crises biliares frequentes ou sintomas intensos, pode ser necessária uma cirurgia para retirar a vesícula biliar e reduzir as chances de formar novas pedras.

Saiba mais sobre o tratamento para pedra na vesícula.

Dieta para pedra na vesícula

Confira algumas dicas sobre o que pode ou não comer durante o tratamento para pedra na vesícula.

Saiba mais sobre pedra na vesícula na gravidez.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...