6 sintomas de pedra na vesícula (e o que fazer)

outubro 2022

A pedra na vesícula pode não causar sintomas por meses. No entanto, quando as pedras aumentam de tamanho ou quando bloqueiam os canais biliares, sintomas como dor intensa na barriga, perda do apetite e pele amarelada podem surgir.

A pedra na vesícula geralmente é causada pela dificuldade de esvaziamento da vesícula e pelo excesso de colesterol na bile, um composto que ajuda na digestão de gordura, levando a formação de pequenos cristais. Entenda melhor sobre a pedra na vesícula.

O diagnóstico da pedra na vesícula deve ser feito por um clínico geral ou gastroenterologista, através de avaliação dos sintomas e da realização de exames, como ultrassonografia, e o tratamento dessa condição pode incluir uso de remédios ou cirurgia.

Sintomas de pedra na vesícula

Os principais sintomas de pedra na vesícula são:

1. Dor intensa no lado direito da barriga

A dor intensa, conhecida como cólica biliar, surge na região direita e na parte superior da barriga, e acontece principalmente até 1 hora após a refeição.

Essa dor surge de forma súbita, podendo aumentar gradativamente de intensidade e durar apenas 30 minutos ou algumas horas. Além disso, a dor também pode se espalhar para outras regiões do corpo, como parte região do meio da barriga, braço direito e clavícula.

2. Febre

Quando a pedra na vesícula fica presa no colo, uma das partes da vesícula biliar, pode causar inflamação nesse órgão, conhecida como colecistite, provocando febres de 38 ºC ou mais e calafrios.

3. Diarreia frequente

A diarreia pode acontecer porque a bile, que é usada para digerir a gordura, não consegue sair da vesícula e chegar no intestino. Isto provoca um aumento de gordura nas fezes, deixando-as mais moles e volumosas.

4. Enjoos e/ou vômitos

Como a vesícula é um órgão que participa da digestão, a pedra na vesícula pode causar enjoos e/ou vômitos principalmente após as refeições.

5. Perda do apetite

A perda do apetite pode acontecer devido ao desconforto após as refeições, o que diminui a vontade de comer. Além disso, a perda do apetite também surge porque o sistema digestivo está com dificuldades para digerir os alimentos.

6. Pele e olhos amarelos-esverdeados.

A cor amarelo-esverdeada da pele e dos olhos, conhecida também como icterícia, acontece devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue. Em condições normais, a bilirrubina é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, sendo depois liberada com a bile no intestino e eliminada nas fezes.

No entanto, quando é produzida em excesso ou quando não pode ser eliminada adequadamente, a bilirrubina se acumula no sangue, dando origem à cor amarelada.

Teste online de sintomas

Para saber a chance de estar com pedra na vesícula, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1.Dor forte no lado direito da barriga até 1 hora após comer
  2. 2.Febre acima de 38º C
  3. 3.Cor amarelada nos olhos ou na pele
  4. 4.Diarreia constante
  5. 5.Enjoos ou vômitos, especialmente após as refeições
  6. 6.Perda de apetite

O que fazer em caso de suspeita

Na presença de sintomas sugestivos de pedra na vesícula, é recomendado consultar um gastroenterologista ou um clínico geral, para que sejam avaliados os sintomas e realizados exames, como a ultrassonografia abdominal, para confirmar a presença de pedras na vesícula.

Caso a dor seja constante e/ou se houver febre e vômitos além da dor, é importante procurar o pronto-socorro.

Em alguns casos, exames mais específicos como ressonância magnética, cintilografia e tomografia computadorizada também podem ser usados para identificar se a vesícula está inflamada ou não.

Principais causas

As pedras na vesícula são formadas por alterações na composição da bile, o que pode acontecer devido à alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, colesterol alto, diabetes, pressão alta, sedentarismo, uso prolongado de anticoncepcionais e/ou histórico familiar.

Além disso, devido às alterações hormonais, as mulheres têm uma maior tendência para ter pedras na vesícula do que os homens. Conheça mais sobre as causas de pedra na vesícula.

Como é feito o tratamento

O tratamento da pedra na vesícula deve ser orientado por um gastroenterologista ou clínico geral e é feito de acordo com o tamanho das pedras e a presença ou não de sintomas.

Pessoas com pedras pequenas ou que não apresentam sintomas geralmente usam remédios para dissolver as pedras, como o ursodiol. Veja mais detalhes sobre o tratamento para pedra na vesícula.

Já no caso de pessoas com sintomas frequentes, a cirurgia de retirada da vesícula pode ser indicada. Existe também o tratamento com ondas de choque que quebram as pedras da vesícula em pedras menores, assim como é feito nos casos de pedras nos rins. Além disso, é importante evitar uma alimentação rica em gorduras, como frituras ou carnes vermelhas, e praticar atividade física regularmente.

Saiba como deve ser a alimentação para pedra na vesícula no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em março de 2020.

Bibliografia

  • CLEVELAND CLINIC. Diseases and conditions: gallstones. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/7313-gallstones#symptoms-and-causes>. Acesso em 07 out 2022
  • JOHNS HOPKINS MEDICINE. Conditions and diseases: gallstones. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/gallstones>. Acesso em 07 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • NATIONAL HEALHT SERVICE. Health A to Z: galsstones. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/gallstones/>. Acesso em 07 out 2022
  • FMRP-USP. Protocolo Clínico e de Regulação para Litíase Biliar e suas Complicações. Disponível em: <http://rca.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/176/2017/06/432_Digestiva_Pancreas_protocolo_clinico_e_de_regulacao_do_acesso_para_litiase_biliar.pdf>. Acesso em 10 mar 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • Pedra na vesícula: principais sintomas e alimentação ideal

    16:55 | 155394 visualizações