Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para pedra na vesícula

A presença de pedra na vesícula causa sintomas que incluem vômitos, náuseas e dor no lado direito do abdome ou nas costas, sendo que essas pedras podem ser pequenas como um grão de areia ou ter o tamanho de uma bola de golfe.

As pedras na vesícula que são muito grandes, só podem ser removidas com terapia de ondas de choque ou cirurgia, mas as pedras pequenas podem ser eliminadas com tratamento natural, desde que o clínico geral ou gastroenterologista esteja de acordo.

Para auxiliar na eliminação da pedra na vesícula é importante beber bastante água, mantendo o hábito de tomar 100 ml de água a cada hora, para que chegue aos 2 litros ao longo do dia. Isto pode facilitar o movimento da pedra dentro da vesícula e ajudar que seja eliminada pelo intestino.

Remédios caseiros para pedra na vesícula

Desta forma, alguns remédios caseiros para eliminar pequenas pedras na vesícula são:

1. Suco de rabanete preto

O rabanete preto é uma raiz que possui substâncias em sua composição que impedem o acúmulo de colesterol na vesícula biliar, ajudando a prevenir e a eliminar as pedras que se formam neste local. Também pode ser usado para diminuir a gordura do fígado e como agente antioxidante, diminuindo os efeitos do envelhecimento.

Ingredientes:

  • 3 rabanetes pretos;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher (de chá) de mel natural.

Modo de preparo:

Lavar os rabanetes, colocar junto com água gelada e o mel dentro do liquidificador, bater até a mistura ficar totalmente líquida. Em seguida, servir o suco batido em um copo e beber até 2 vezes ao dia.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta conhecida por combater problemas digestivos, atuando principalmente no fígado, e como diurético, aumentando a frequência urinária. Entretanto, o chá desta planta também pode ser usado para ajudar a eliminar a pedra na vesícula, pois favorece o aumento do fluxo biliar.

Ingredientes:

  • 10 g de folhas secas de dente-de-leão;
  • 150 ml de água;

Modo de preparo:

Ferver a água e colocar as folhas secas de dente-de-leão, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois disso, é preciso coar e beber ainda morno. Pode ser usado até 3 vezes ao dia.

3. Alcachofra

Popularmente, a alcachofra é uma planta utilizada para tratar vários problemas de saúde como anemia, hemorroidas, reumatismo e pneumonia. Alguns estudos mostram que também é uma planta utilizada para eliminar a pedra na vesícula.

Ingredientes:

  • 2 a 5 ml de tintura de alcachofra;
  • 75 ml de água.

Modo de preparo:

Diluir a tintura de alcachofra na água e tomar a mistura até três vezes ao dia.

4. Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta pode ajudar na eliminação de pedra na vesícula e deve-se beber 0,2 ml deste óleo, 1 vez ao dia, para que esse benefício possa ser alcançado. No entanto, é possível fazer o chá de hortelã-pimenta, pois também é recomendado para auxiliar no tratamento deste tipo de problema de saúde.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã-pimenta ou 2 a 3 folhas frescas;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

5. Cardo mariano

O cardo mariano é um remédio natural muito usado para problemas no fígado e pedra na vesícula, sendo que o principal composto desta planta é a silimarina. Em geral, os extratos desta planta são vendidos em farmácias homeopáticas, como cápsulas, mas pode ser usado o chá do fruto de cardo mariano.

Ingredientes: 

  • 1 colher (de chá) de frutos de cardo mariano esmagados;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e colocar o fruto de cardo mariano esmagado, em seguida deixar descansar por 15 minutos, coar e beber de 3 a 4 xícaras de chá por dia.

6. Açafrão-da-índia

O Açafrão-da-índia, também conhecido como açafrão-da-terra ou tumérico, é uma outra planta medicinal que pode auxiliar a eliminar as pequenas pedras e por ter ação anti-inflamatória ainda ajuda a combater a dor e a inflamação da vesícula. A curcumina presente nessa planta ainda auxilia a regeneração dos tecidos depois da cirurgia.

Como usar: Consumir diariamente 40 mg de curcumina em forma de cápsulas. Essa quantidade é capaz de reduzir em 50% o volume da vesícula biliar em poucos dias.

O que comer quando tiver pedra na vesícula

Saiba mais sobre a alimentação nesse vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Alimentação para PEDRA na VESÍCULA

887 mil visualizações

Este tratamento caseiro não garante a cura e a eliminação total das pedras na vesícula, principalmente se forem grandes, por isso, é importante consultar o médico para orientar o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre o tratamento para pedra na vesícula.

Bibliografia >

  • CASTRO-TORRES, Ibrahim G. et al. Raphanus sativus L. var niger as a source of Phytochemicals for the Prevention of Cholesterol Gallstones. Phytother. Res. Vol.28. 167-171, 2014
  • CLARE, Bevin A. et al. The Diuretic Effect in Human Subjects of an Extract of Taraxacum officinale Folium over a Single Day. J Altern Complement Med. Vol.15, n.8. 929-934, 2009
  • GRIGOLEIT, H. G; GRIGOLEIT, P. Pharmacology and preclinical pharmacokinetics of peppermint oil. Phytomedicine. Vol. 12. 612-616, 2005
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 450-456.
  • AMERICAN BOTANICAL COUNCIL. Milk Thistle fruit. Disponível em: <http://cms.herbalgram.org/expandedE/MilkThistlefruit.html>. Acesso em 16 Dez 2019
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Farmacopeia Brasileira. 2018. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Suplemento+FFFB.pdf/478d1f83-7a0d-48aa-9815-37dbc6b29f9a>. Acesso em 16 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem