Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pectina melhora o intestino e emagrece

A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrado naturalmente em frutas e verduras como maçã, beterraba e frutas cítricas, e que trás benefícios como melhorar a flora intestinal e aumentar o bolo fecal, funcionando como um laxante natural.

As pectinas têm uma alta capacidade de formar um gel viscoso, característico das geleias de frutas, mas também costuma ser adicionada em produtos de panificação, iogurtes, sucos e doces para melhorar a textura e cremosidade dos alimentos.

Pectina melhora o intestino e emagrece

Assim, os principais benefícios das pectinas para a saúde são:

  1. Aumentar o bolo fecal e hidratá-lo, facilitando o trânsito intestinal;
  2. Aumentar a sensação de saciedade, por retardar o esvaziamento gástrico;
  3. Funcionar como alimento para as bactérias benéficas do intestino;
  4. Reduzir o colesterol, por aumentar a excreção de gorduras nas fezes;
  5. Ajudar a controlar a glicemia, que é o açúcar no sangue.

Por melhorar o trânsito intestinal e dar mais saciedade, a pectina também auxilia em dietas para perda de peso, ajudando a afastar a fome e reduzir a absorção de gorduras no intestino.

Alimentos ricos em Pectina

As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.

Além destes, alguns produtos industrializados também possuem pectina em sua composição para melhorar sua textura, como iogurtes, geleias, bolos e tortas de frutas, massas, balas e confeitos açucarados, iogurtes, balas e catchups.

Pectina melhora o intestino e emagrece

Como fazer Pectina em casa

A pectina caseira pode ser usada para produzir geleias de frutas mais cremosas, e a forma mais fácil é produzir pectina a partir da maçã, como mostrado a seguir:

Colocar 10 maçãs verdes inteiras e lavadas, com casca e sementes, e colocar para cozinhar em 1,25 litros de água. Após o cozimento, as maçãs e o líquido devem ser colocados sobre uma peneira coberta com gaze, de forma que as maçãs cozidas consigam passar lentamente pela gaze. Essa filtragem deve ser feita durante toda a noite.

No dia seguinte, o líquido gelatinoso que passou pela peneira é a pectina da maçã, que pode ser congelada para usos futuros. em porções. A proporção utilizada deve ser de 150 mL de pectina para cada dois quilos de frutos. Veja outros Alimentos ricos em fibras.

Onde comprar

As pectinas podem ser encontradas na forma líquida ou em pó em lojas de nutrição e farmácias, podendo ser usada para receitas como bolos, biscoitos, iogurtes caseiros e geleias.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...