Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anestesia elimina completamente a dor do parto normal

O parto normal dói quando é feito sem anestesia, pois o corpo da mulher sofre grandes alterações para que o bebê possa passar através do canal de parto. No entanto, na maior parte dos casos, é possível colocar anestesia epidural pouco tempo após o início das contrações, assim que a mulher chega no hospital, aliviando imediatamente a dor.

Desta forma, a única dor que a grávida precisa sentir durante o parto normal é a das contrações no tempo em que demora para chegar no hospital, pois após estar no hospital o obstetra pode colocar anestesia epidural, evitando o surgimento das dores mais fortes.

Em algumas mulheres a epidural além de tirar completamente a dor pode alterar a sensibilidade às contrações e, por isso, o médico pode utilizar um aparelho para indicar quando a grávida está tendo uma contração, para que possa fazer força e ajudar o bebê a nascer.

Anestesia elimina completamente a dor do parto normal

Como aliviar a dor do parto normal de forma natural

Para as grávidas que não querem usar anestesia durante o parto normal, existem algumas técnicas naturais que ajudam a controlar a dor e que incluem:

  • Massagens realizadas pelo companheiro, no momento do parto, no intervalo entre as contrações;
  • Respirar profundamente no momento de maior dor e fazer força para o bebê nascer;
  • Utilizar técnicas como acupuntura ou acupressão para aliviar a dor;
  • Ter a liberdade de movimentar-se durante as contrações.

Veja uma lista mais completa de formas para aliviar a dor em: Como aliviar a dor do trabalho de parto.

Além disso, é muito importante que a grávida tire todas as dúvidas com o obstetra durante o período pré-natal para que no momento do parto sinta confiança na equipe médica e saiba o que vai acontecer, facilitando o relaxamento.

Como é a recuperação do parto normal

A recuperação do parto normal é mais rápida que a cesária, estando completa por volta das 4 a 8 semanas após o nascimento. Durante esse período, a mulher pode sentir os músculos cansados devido ao esforço do parto, mas esse desconforto desaparece em poucos dias.

Além disso, durante a recuperação a mulher que fez parto normal pode apresentar algumas perdas de sangue que acontecem devido à saída dos restos da placenta e que duram entre 2 a 4 semanas, passando de vermelho escuro até amarelo claro e desaparecendo.

No entanto, a recuperação do parto normal apresenta menos riscos que a de cesárea, uma vez que as complicações como infecção ou hemorragia são muito mais baixas.

Veja porque o parto normal é uma melhor opção em: Vantagens do parto normal.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...