Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vantagens do parto normal para a mãe e para o bebê

O parto normal é a maneira mais natural para dar à luz mas muitas mulheres têm medo da dor, no entanto é possível ter um parto normal completamente sem dor, através da anestesia epidural ou recorrendo a outros métodos não farmacológicos, como banho de imersão, caminhadas, massagens ou acupuntura.

No entanto, um dos passos mais importantes para conseguir ter um parto normal sem problemas é fazer toads as consultas de pré-natal, pois ajuda o médico a saber se existe algo que impeça o parto normal, como alguma infecção ou alteração no bebê, por exemplo. Mas se estiver tudo bem com a mãe e com o bebê, não existem contraindicações para o parto normal e basta deixar a natureza agir.

Vantagens do parto normal para a mãe e para o bebê

Vantagens do parto normal para a mãe

As vantagens do parto normal para a mãe incluem uma recuperação mais rápida e um menor tempo de internamento hospitalar. Enquanto que as mães que foram submetidas a cesária precisam ficar pelo menos 4 dias no hospital, as que tiveram o parto normal, podem ir para casa com 3 dias. Outras vantagens são:

  • Menor risco de infecção;
  • Favorecimento da produção de leite materno;
  • Os laços sentimentais com o bebê ocorrem com maior facilidade;
  • O útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente.

Além disso a cada parto normal, o tempo de trabalho de parto fica mais curto. Normalmente o primeiro trabalho de parto dura cerca de 12 horas, mas a partir da segunda gravidez, o tempo pode diminuir para 6 horas, mas existem muitas mulheres que conseguem ter o bebê em 3 horas ou menos.

Vantagens do parto normal para o bebê

As vantagens do parto normal para o bebê incluem:

1. Maior facilidade para respirar: Ao passar pelo canal vaginal, seu tórax é comprimido e isso faz com que os líquidos de dentro do pulmão sejam expelidos com mais facilidade.

2. Mais atividade ao nascer: O bebê também se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto, fazendo com que ele seja mais ativo e responsivo ao nascer. Os bebês que nascem de parto normal quando ainda não tem o cordão umbilical cortado e são colocados em cima da barriga da mãe consegue se arrastar até o peito para mamar, sem precisar de nenhuma ajuda.

3. Maior receptividade ao toque: Durante a passagem pelo canal vaginal, o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto o toque dos médicos e enfermeiros ao nascer.

4. Mais calma: Ao nascer o bebê pode ser imediatamente colocado em cima da mãe, o que acalma mãe e filho e aumenta seus laços sentimentais, e após estar limpo e vestido, pode permanecer todo o tempo junto da mãe, se ambos estiverem saudáveis, pois não precisa ficar de observação.

O parto normal não pode ser realizado com dia marcado na agenda, mas o obstetra pode indicar a data prevista para o parto, o que ajuda os pais a se preparar para a chegada do bebê.

Conheça os diferentes tipos de parto:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...