Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 principais vantagens do parto normal

O parto normal é a maneira mais natural para dar à luz e garante algumas vantagens em relação ao parto por cesárea, como menor tempo de recuperação da mulher após o parto e menor risco de infecção tanto da mulher quanto do bebê. Apesar do parto normal ser frequentemente relacionado à dor, há algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto durante o parto como banho de imersão e massagens, por exemplo. Confira outras dicas para aliviar a dor do trabalho de parto.

Um dos passos mais importantes para conseguir ter um parto normal sem problemas é fazer todas as consultas de pré-natal, pois ajuda o médico a saber se existe algo que impeça o parto normal, como alguma infecção ou alteração no bebê, por exemplo.

6 principais vantagens do parto normal

O parto normal pode ter diversas vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo os principais:

1. Menor tempo de recuperação

Após o parto normal a mulher consegue se recuperar mais rápido, não sendo muitas vezes necessário ficar muito tempo no hospital. Além disso, como não é necessária a realização de procedimentos invasivos, a mulher tem mais condição de ficar com o bebê, podendo aproveitar melhor o pós parto e os primeiros dias do bebê.

Além disso, após o parto normal, o tempo que o útero leva para voltar ao tamanho normal é menor em comparação à cesárea, o que também pode ser considerada para a mulher, além de também haver menos desconforto após o parto. 

A cada parto normal, o tempo de trabalho de parto também fica mais curto. Normalmente o primeiro trabalho de parto dura cerca de 12 horas, mas a partir da segunda gravidez, o tempo pode diminuir para 6 horas, no entanto existem muitas mulheres que conseguem ter o bebê em 3 horas ou menos.

2. Menor risco de infecção

O parto normal também diminui o risco de infecção tanto no bebê quanto na mãe, isso porque no parto normal não há realização de corte ou utilização de instrumentos cirúrgicos.

Em relação ao bebê, o menor risco de infecção é devido à passagem do bebê pelo canal vaginal, o que expõe o bebê aos microrganismos pertencentes à microbiota normal da mulher, o que interfere diretamente no desenvolvimento saudável do bebê, já que colonizam o seu intestino, além de promover a atividade e fortalecimento do sistema imunológico.

3. Maior facilidade para respirar

Quando o bebê nasce de parto normal, ao passar pelo canal vaginal, o seu tórax é comprimido, o que faz com que o líquido que está presente dentro do pulmão seja expelido com mais facilidade, facilitando a respiração do bebê e diminuindo o risco de problemas respiratórios no futuro.

Além disso, alguns obstetras indicam que o cordão umbilical fique ainda preso ao bebê por alguns minutos para que a placenta continue a fornecer oxigênio para o bebê, o que foi associado com menor risco de anemia nos primeiros dias de vida.

6 principais vantagens do parto normal

4. Maior atividade ao nascer

O bebê também se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto, fazendo com que ele seja mais ativo e responsivo ao nascer. Os bebês que nascem de parto normal quando ainda não tem o cordão umbilical cortado e são colocados em cima da barriga da mãe consegue se arrastar até o peito para mamar, sem precisar de nenhuma ajuda.

5. Maior receptividade ao toque

Durante a passagem pelo canal vaginal, o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto o toque dos médicos e enfermeiros ao nascer.

Além disso, como durante o parto o bebê está sempre em contato com a mãe, os laços sentimentais podem ser construídos com mais facilidade, além de fazer com que o bebê fique mais calmo.

6. Mais calma

Ao nascer o bebê pode ser imediatamente colocado em cima da mãe, o que acalma mãe e filho e aumenta seus laços sentimentais, e após estar limpo e vestido, pode permanecer todo o tempo junto da mãe, se ambos estiverem saudáveis, pois não precisa ficar de observação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem