Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para facilitar o parto normal

Para facilitar o parto normal é importante fazer exercícios como caminhar, subir escadas ou dançar, por exemplo, para movimentar o quadril e facilitar o encaixe da cabeça do bebê na pélvis da grávida. No entanto, a grávida deve fazer vários exercícios ao longo de toda a gestação e, não apenas no dia do parto.

O parto natural é um processo normal, no qual o corpo da mulher e do bebê se preparam para o nascimento e, geralmente ocorre a partir das 37 semanas de gestação, verificando-se inicialmente contrações irregulares, as quais vão se intensificando, até ficarem regulares e com intervalos de 10 em 10 minutos. Veja como identificar as contrações em: Como identificar as contrações.

Alguns dos exercícios que podem ajudar no trabalho de parto incluem:

Exercício 1- Caminhada

Exercícios para facilitar o parto normal
Exercícios para facilitar o parto normal

Caminhar ao ar livre com ajuda do parceiro ou outro familiar, ajuda a aumentar o ritmo das contrações que a grávida vai sentindo, diminuído a dor de trabalho de parto e o tempo que este pode demorar. A grávida pode caminhar no intervalo das contrações e parar para descansar quando elas surgem.

Exercício 2- Subir escadas

A grávida em trabalho de parto, também pode subir escadas com calma, para ajudar o bebé a rodar e passar pela pélvis, facilitando o nascimento e diminuindo a dor.

Exercício 3: Dançar

Exercícios para facilitar o parto normal
Exercícios para facilitar o parto normal

Para facilitar o trabalho de parto, a grávida pode dançar ou apenas rebolar, o que pode facilitar o parto, pois o movimento da grávida promove o movimento do bebê na barriga, facilitando o parto.

Exercício 4: Rebolar na bola

A gestante pode-se sentar sobre a bola de Pilates sozinha ou com ajuda do companheiro e rebolar lentamente durante alguns minutos, quando tem contrações, já que é um exercício relaxante e simultaneamente exercita a musculatura pélvica.

Exercício 5: Exercícios de Kegel

A grávida pode fazer exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, como fazer exercícios de Kegel, facilitando o momento de expulsão do feto.

Desta forma, a gestante deve contrair e puxar para cima os músculos o máximo que conseguir, mantendo-se assim pelo maior tempo possível e depois relaxar os músculos, baixando as pernas e as costas.

Exercícios para facilitar o parto normal
Exercícios para facilitar o parto normal

Dicas para facilitar o trabalho de parto

Além dos exercícios, existem algumas técnicas para facilitar o parto normal, como:

  • Urinar pelo menos 1 vez a cada hora, porque a bexiga cheia traz desconforto e dor;
  • Controlar a respiração durante as contrações, enchendo o peito de ar como se estivesse cheirando uma flor e de seguida soltando o ar muito lentamente como se estivesse soprando uma vela;
  • Beber muita água, para se manter hidratada;
  • Fazer refeições leves caso a grávida sinta fome, como comer fruta ou pão, para evitar ter náuseas e vômitos durante o trabalho de parto;
  • Escolher uma posição corporal que permita aliviar a dor durante as contrações, como posição de 4 apoios ou sentar no chão com as pernas abertas. Conheça outras posições em: Como aliviar a dor durante o trabalho de parto.

Além disso, a grávida deve estar num ambiente calmo, com pouca luminosidade e sem ruído, devendo pensar positivamente, acreditando que cada vez que ocorre uma contração e a dor é forte, o nascimento do bebê está cada vez mais próximo.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...