Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fica a vagina depois do Parto

O parto normal não altera o tamanho da vagina, pois a musculatura volta ao normal após o parto. Mesmo quando o períneo, que é a estrutura que une a musculatura entre o canal vaginal e o ânus, é rompido formando um orifício maior, os médicos refazem a estrutura para que tudo volte ao normal.

No entanto, em alguns casos, os músculos e nervos da região ficam danificados, o que pode alargar um pouco o canal vaginal e causar dor e desconforto durante a relação íntima. Nestes casos, pode-se fazer exercícios para fortalecer os músculos da vagina ou recorrer à cirurgia de perineoplastia, que corrige a estrutura deste órgão.

Como fica a vagina depois do Parto

O que deixa a vagina larga

Após ter filhos, muitas mulheres sentem alterações na estrutura e tamanho da vagina, mas essa mudança é natural e ocorre principalmente devido ao avançar da idade, quando a musculatura vai perdendo a firmeza.

Além disso, a própria gestação causa um afrouxamento da musculatura do abdômen e do útero, o que pode afetar o orgasmo após o parto, não havendo diferenças entre parto normal e cesariana.

O que fazer para evitar o alargamento da vagina

Para evitar o alargamento da vagina, deve-se fazer fisioterapia uroginecologica, que tem como objetivo fortalecer a musculatura da região do períneo, o que deixar o canal vaginal menor e previne problemas como incontinência urinária.

A fisioterapia uroginecologica utiliza diferentes recursos, como a realização de exercícios de Kegel, eletroestimulação ou medição da atividade muscular na região. Veja como praticar exercícios de Kegel para evitar a incontinência urinária.

Assista também ao vídeo seguinte e saiba que tipos de exercícios pode fazer para controlar a incontinência urinária e melhorar a musculatura da região pélvica:

Cirurgia vaginal

A cirurgia vaginal, também chamada de perineoplastia, é feita para remodelar os músculos da região vaginal após o parto, corrigindo a sensação de frouxidão e de desconforto durante as relações íntimas.

O ideal é que a cirurgia seja feita 6 meses a 1 ano depois do parto, período que o corpo leva para voltar ao normal após a gravidez. Além disso, antes da cirurgia é preciso perder peso e fazer atividade física para estimular o fortalecimento dos músculos da região vaginal. Veja mais detalhes sobre a cirurgia de perineoplastia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...