Órgãos do corpo humano, como coração, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, cérebro, medula espinhal, rins, bexiga, pulmões e gônadas, são responsáveis pelo bom funcionamento do corpo.
Cada órgão possui funções específicas, como participar na digestão de alimentos, absorção de nutrientes, eliminação de toxinas, reprodução e controle e coordenação dos movimentos.
Além disso, de acordo com a sua função, os órgãos do corpo humano podem ser divididos em grupos, chamados de sistemas, como sistema digestório, nervoso, circulatório, respiratório, urinário e reprodutor.
Órgãos do sistema digestório
Os principais órgãos do sistema digestório são:
1. Cavidade oral
A boca é a abertura do trato digestivo e é onde a digestão propriamente dita começa. Os dentes trituram o alimento, e as secreções das glândulas salivares o umedecem e iniciam sua decomposição química, transformando-o em bolo alimentar.
Além disso, a língua presente na boca possui papilas gustativas que possibilitam sentir o sabor dos alimentos. A língua é responsável por empurrar os alimentos até a garganta e um pequeno tecido, chamado de epiglote, se dobra sobre a traqueia para evitar engasgos, permitindo que o alimento passe para o esôfago.
Sintomas de problemas: dor ou queimação que dificultam a mastigação ou outros problemas, como a diminuição do paladar. Esses problemas podem ser causados por aftas, úlceras, alterações na língua, problemas nas papilas gustativas, queilite ou lesões erosivas.
Além disso, idosos que perdem os dentes começam a ter problemas para mastigar os alimentos corretamente e dificuldade na digestão, ou correm o risco de engasgar.
2. Faringe e glândulas salivares
As glândulas salivares, como parótidas, submandibulares e sublinguais, produzem a saliva necessária, que contém enzimas (amilase, lipase lingual, lisozimas e outras) para iniciar a digestão química.
A faringe é uma passagem compartilhada com o sistema respiratório que permite a passagem do bolo alimentar da boca para o esôfago.
Sintomas de problemas: boca seca, inchaço abaixo da mandíbula ou dor na parte superior do pescoço ao engolir.
3. Esôfago
O esôfago é um órgão localizado no pescoço e tórax, que é responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago. É formado especialmente por músculos que se contraem ao deglutir o alimento, facilitando o seu transporte.
Sintomas de problemas: dificuldade ou dor para engolir alimentos, sensação de queimação na garganta e engasgos frequentes, podem ser sintomas de problemas no esôfago como acalásia e refluxo gastroesofágico. Confira as causas de dor no esôfago.
4. Estômago
O estômago é um órgão oco que fica na parte superior do abdome e aproximadamente no centro.
Sua principal função é a digestão de alimentos por meio da produção de suco gástrico, que contém enzimas capazes de degradar os alimentos e destruir a maioria dos microrganismos ingeridos.
Sintomas de problemas: queimação no abdome, sensação de barriga cheia ou saciedade rápida, mesmo após pequenas refeições, e arrotos frequentes, podem indicar problemas no estômago, como azia, úlcera gástrica e gastrite.
Leia também: Dor no estômago: 10 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-estomago5. Fígado
O fígado está localizado no abdome e sua maior parte fica abaixo das costelas do lado direito. Este órgão tem a função de metabolizar proteínas, carboidratos, hormônios e substâncias estranhas ao organismo e produzir a bile, um líquido que participa na digestão dos alimentos.
O fígado também participa na filtração e armazenamento do sangue, produção de fatores da coagulação, armazenamento de ferro e vitaminas no corpo, por exemplo.
Sintomas de problemas: dor abaixo das costelas do lado direito, pele e olhos amarelados, inchaço no abdome e fezes claras. Conheça mais sintomas de problemas no fígado.
6. Vesícula biliar
A vesícula biliar é um órgão oco que tem o formato semelhante ao de uma pera e está localizada logo abaixo do fígado. A vesícula fica conectada ao fígado, pâncreas e intestino delgado por meio de ductos conhecidos como vias biliares.
A principal função da vesícula biliar é armazenar a bile e liberá-la durante a digestão dos alimentos no intestino delgado. Entenda melhor a função da vesícula biliar.
Sintomas de problemas: náuseas e dor abaixo das costelas do lado direito, especialmente após fazer refeições volumosas e ricas em gordura, por exemplo.
7. Pâncreas
O pâncreas fica no abdome, logo abaixo do estômago, e é uma glândula que é responsável pela secreção do suco pancreático, uma mistura composta por enzimas e bicarbonato de sódio, que é liberada no intestino delgado para a digestão de alimentos.
O pâncreas também produz hormônios, como a insulina e o glucagon, que são liberados no sangue e controlam os níveis de glicose no organismo.
Sintomas de problemas: diarreia, dor na parte superior do abdome que se estende para as costas e alterações dos níveis de glicose no sangue, podem indicar problemas no pâncreas.
Leia também: Pâncreas: o que é, funções e sintomas de problemas tuasaude.com/pancreas8. Intestino delgado e grosso
O intestino delgado é um órgão do abdome dividido em duodeno, jejuno e íleo. Esse órgão recebe os alimentos parcialmente digeridos no estômago, a bile e o suco pancreático para continuar a digestão.
Por outro lado, o intestino grosso está conectado ao intestino delgado e recebe o material restante da digestão. Este órgão é dividido em ceco, cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e ânus.
A principal função do intestino delgado é a absorção de nutrientes para a corrente sanguínea, o intestino grosso é responsável especialmente pela absorção dos nutrientes e água restantes da digestão e pela formação das fezes. Entenda melhor as funções do intestino delgado e grosso.
Sintomas de problemas: inchaço no abdome, diarreia, dor que irradia pela barriga, náusea, vômitos, excesso de gases e sangue nas fezes.
Em caso de suspeita de alterações no sistema digestório, é recomendado consultar o gastroenterologista.
Órgãos do sistema respiratório
Os principais órgãos do sistema respiratório são:
1. Nariz e fossas nasais
O nariz e as fossas nasais são a porta de entrada do ar no corpo humano. Suas funções são filtrar as impurezas através dos pelos nasais, e aquecer o ar e umidificá-lo antes de chegar aos pulmões.
Sintomas de problemas: nariz entupido, perda do olfato, sangramentos nasais ou secreção nasal excessiva.
2. Laringe
A laringe é um órgão no pescoço que mede cerca de 5 cm de comprimento e faz parte das vias aéreas, conectando a garganta à traqueia e aos pulmões.
As principais funções da laringe incluem a produção da fala e a prevenção da entrada de alimentos nos pulmões durante a deglutição.
Sintomas de problemas: rouquidão, falta de ar, respiração ruidosa e engasgos são os principais exemplos de sintomas que podem indicar problemas na laringe.
3. Traqueia
A traqueia é um órgão que se estende pelo pescoço e tórax, sendo formado principalmente por cartilagem e que tem o formato de um tubo, conectado a laringe aos pulmões.
Sua principal função é conduzir o ar até os pulmões, que é a parte final das vias aéreas.
Sintomas de problemas: tosse, dificuldade para respirar e respiração ruidosa podem ser indicativos de problemas na traqueia, como traqueíte e obstrução das vias aéreas.
4. Brônquios
Os brônquios são os dois tubos em que a traqueia se divide para entrar nos pulmões. Eles se ramificam em tubos cada vez menores chamados bronquíolos para distribuir o ar.
Sintomas de problemas: tosse com catarro, chiado no peito ao respirar e aperto no peito.
5. Pulmões
O corpo humano possui dois pulmões, que ficam no interior da caixa torácica, um de cada lado do corpo.
Os pulmões são responsáveis por fazer as trocas gasosas, permitindo a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico pelo organismo.
Sintomas de problemas: tosse, falta de ar, respiração acelerada, chiado no peito e cansaço. Confira mais sintomas de doenças pulmonares.
Em caso de suspeita de alterações no sistema respiratório, é recomendado consultar o pneumologista.
Órgãos do sistema urinário
Os principais órgãos do sistema urinário são:
1. Rins
Existem dois rins, um de cada lado do corpo, localizados na parte inferior do abdome. Estes órgãos são responsáveis por filtrar o sangue, removendo o excesso de água e outras substâncias do corpo pela urina.
Os rins também regulam a pressão arterial e a produção de eritropoietina, um hormônio que estimula a formação de novos glóbulos vermelhos no organismo.
Sintomas de problemas: os principais sintomas de problemas nos rins são excesso ou diminuição da urina, dor nas costas, inchaço no corpo, urina espumosa e cansaço.
Leia também: 11 sintomas de problemas nos rins (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problemas-nos-rins2. Ureteres e Uretra
Os ureteres são dois tubos finos que transportam a urina dos rins para a bexiga. A uretra é o tubo final que permite a expulsão da urina do corpo.
Sintomas de problemas: dor intensa na lateral que irradia para a virilha (cólica renal), ardência ao urinar ou fluxo urinário fraco.
3. Bexiga
A bexiga é um órgão triangular na parte inferior do abdome, que se liga aos rins por meio dos ureteres.
Este órgão é responsável por receber e armazenar a urina produzida pelos rins e, em seguida, expulsá-la pela uretra.
Sintomas de problemas: dor na parte inferior do abdome, urina com sangue e vontade urgente ou frequente de urinar, são exemplos de sintomas que podem indicar problemas na bexiga.
Em caso de suspeita de alterações no sistema urinário, é recomendado consultar o urologista, e especialmente para problemas renais, consultar o nefrologista.
Órgãos do sistema nervoso
Os principais órgãos do sistema nervoso são:
1. Cérebro
O cérebro é formado por células conhecidas como neurônios e é composto pelos hemisférios cerebrais, cerebelo e tronco encefálico.
Este órgão é responsável por funções como controle dos movimentos do corpo, sentidos, emoções, linguagem, pensamento e memória.
O cérebro também coordena o funcionamento de outros órgãos, regulando a respiração, a digestão e a deglutição, por exemplo, por meio do sistema nervoso autônomo.
Sintomas de problemas: fraqueza muscular, perda da coordenação dos movimentos, confusão mental, tremores e dificuldade de raciocínio ou memória, o que pode ser indicativo de AVC ou Alzheimer, por exemplo.
2. Medula espinhal
A medula espinhal é um órgão que começa na parte inferior do tronco encefálico do cérebro e se estende pelo interior da coluna vertebral.
A sua função é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para o resto do corpo, o que é feito por meio de diversos nervos.
Sintomas de problemas: fraqueza muscular, diminuição do tônus e incontinência urinária podem ser indicativos de problemas na medula espinhal.
Em caso de suspeita de alterações no sistema nervoso, é recomendado consultar o neurologista.
Órgãos do sistema circulatório
Os principais órgãos do sistema circulatório são:
1. Coração
O coração é o principal órgão do sistema circulatório, sendo responsável por bombear o sangue pelos vasos sanguíneos. Além disso, o coração também participa na regulação da pressão arterial.
Sintomas de problemas: alterações dos batimentos cardíacos, dor no peito que tende a piorar aos esforços e se espalhar pelo braço, ombro ou pescoço do lado esquerdo e inchaço nas pernas.
Leia também: 11 sintomas de problemas no coração (com teste online) tuasaude.com/12-sinais-que-podem-indicar-problemas-no-coracao2. Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos formam uma rede por todo o corpo, responsáveis por transportar o sangue bombeado pelo coração para os órgãos, permitindo seu funcionamento, e por transportar o sangue de volta dos órgãos para o coração.
Por meio sangue, nutrientes e oxigênio chegam até os órgãos e as substâncias produzidas pelo metabolismo das células e gás carbônico, são removidas para serem eliminadas pelos rins, fígado e pulmões.
Sintomas de problemas: dependendo dos vasos afetados, podem surgir sintomas como dor no local, cãibras, fadiga muscular e feridas na pele.
Em caso de suspeita de alterações no sistema cardiovascular, é recomendado consultar o cardiologista.
3. Baço
O baço é um órgão localizado na parte superior esquerda do abdômen, atrás do estômago. Sua principal função é filtrar o sangue para remover glóbulos vermelhos velhos ou danificados e atuar como reservatório de sangue e plaquetas.
Ele também desempenha um papel imunológico, produzindo linfócitos para combater infecções.
Sintomas de problemas: dor abaixo das costelas do lado esquerdo, que pode irradiar para o ombro, sensação de saciedade rápida após as refeições, devido ao inchaço do órgão e fraqueza ou tontura, em caso de ruptura ou sangramento.
Órgãos do sistema musculoesquelético
O órgãos do sistema musculoesquelético são:
1. Ossos
Os ossos fornecem ao corpo uma estrutura rígida e protegem os delicados órgãos internos. Eles contêm medula óssea no seu interior, onde as células sanguíneas são formadas. Os ossos também armazenam as reservas de cálcio do corpo.
Eles se conectam uns aos outros e formam articulações, dando ao corpo um esqueleto forte e móvel. A integridade e a função dos ossos e articulações são garantidas pela cartilagem articular, os ligamentos e as bursas.
Sintomas de problemas: dor, fraqueza, fraturas ou deformidades ósseas são alguns dos sintomas de problemas ósseos como osteopenia, osteoporose, doença de Paget, raquitismo, câncer e infecções.
2. Músculos
Existem três tipos de músculos: esquelético e liso, que fazem parte do sistema musculoesquelético, e o músculo cardíaco, que faz parte do sistema circulatório.
O músculo esquelético pode se contrair para mover diferentes partes do corpo, sendo composto por feixes de fibras contráteis. Esses músculos são responsáveis pela postura e movimento, e estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos ao redor das articulações.
Os músculos lisos controlam funções corporais que não podem ser controladas conscientemente. Eles envolvem muitas artérias e se contraem para regular o fluxo sanguíneo, envolvem os intestinos e se contraem para movimentar alimentos e fezes ao longo do trato digestivo.
Sintomas de problemas: fraqueza, dor, cãibras ou até mesmo paralisia, podem ser causados por lesões, inflamações, problemas nos nervos, distrofia muscular ou certos medicamentos.
Leia também: Sistema muscular: função, classificação e tipos de músculo tuasaude.com/tipos-de-musculo3. Tendões e bursas
Os tendões são faixas fortes de tecido conjuntivo compostas principalmente por uma proteína rígida chamada colágeno. Os tendões fixam firmemente cada extremidade de um músculo a um osso.
As bursas sinoviais são pequenas bolsas cheias de líquido localizadas sob os tendões para amortecer seus movimentos e prevenir lesões. Essas bursas também fornecem amortecimento adicional a estruturas adjacentes, evitando desgaste entre um osso e um ligamento, por exemplo.
Sintomas de problemas: dor, rigidez, inchaço ou sensibilidade nas articulações são alguns dos sintomas que podem estar relacionados à bursite ou tendinite.
4. Ligamentos
Os ligamentos são cordões fibrosos e resistentes, compostos de tecido conjuntivo contendo colágeno e fibras elásticas, o que lhes permite esticar até certo ponto. Os ligamentos envolvem as articulações e as conectam umas às outras.
Os ligamentos ajudam a fortalecer e estabilizar as articulações, permitindo movimentos apenas em determinadas direções. Eles também conectam os ossos uns aos outros, como acontece dentro do joelho, por exemplo.
Sintomas de problemas: incapacidade de continuar a atividade, inchaço, perda de amplitude de movimento e um estalo alto no joelho, podem estar relacionados a lesões ligamentares causadas por rupturas ou entorses, afetando mais frequentemente o ligamento cruzado anterior do joelho.
5. Articulações
Os componentes das articulações promovem estabilidade e reduzem o risco de lesões que podem resultar do seu uso constante.
Em uma articulação, as extremidades dos ossos são revestidas por cartilagem, um tecido protetor liso, resistente e elástico, composto de colágeno, água e proteoglicanos. A cartilagem reduz o atrito durante o movimento articular.
As articulações também contêm tecido sinovial, que produz uma pequena quantidade de líquido transparente chamado líquido sinovial. Esse líquido nutre a cartilagem e reduz ainda mais o atrito, facilitando o movimento.
Sintomas de problemas: dor e inchaço nas articulações, falta de flexibilidade e imobilidade, podem estar associados a doenças como artrite, osteoartrite ou lúpus.
Órgãos do sistema reprodutor
Os principais órgãos do sistema reprodutor são:
1. Gônadas
Enquanto nas mulheres as gônadas são ovários, que são dois e se localizam na pelve. Nos homens, as gônadas correspondem aos testículos, que também são dois e ficam na bolsa escrotal.
Estes órgãos têm a função de produzir hormônios sexuais, como estrogênio, progesterona e testosterona.
Além disso, os ovários contêm os óvulos, e são nos testículos onde os espermatozoides são produzidos.
Sintomas de problemas: infertilidade, atraso do desenvolvimento ou desenvolvimento precoce de características sexuais, como crescimento de pelos e das mamas, irregularidades menstruais e diminuição da libido.
2. Vagina e pênis
A vagina é um órgão do sistema reprodutor feminino, que tem a função de permitir a saída da menstruação e proteger o corpo contra a invasão por microrganismos, além da função reprodutiva.
Já pênis é um órgão do sistema reprodutor masculino com função reprodutiva e para micção.
Sintomas de problemas: feridas, coceira, corrimento amarelado ou dor nos órgãos genitais, dificuldade para urinar e desconforto durante as relações sexuais, podem indicar problemas nos órgãos genitais.
Leia também: Sistema reprodutor feminino (interno e externo): funções e doenças tuasaude.com/sistema-reprodutor-feminino3. Útero
O útero é um órgão feminino que se localiza na pelve e que tem a função de permitir a gravidez.
Este órgão serve como local de implantação do óvulo fecundado, e de proteção do bebê durante o seu desenvolvimento, além de ser responsável pela menstruação.
Sintomas de problemas: sangramento vaginal fora do período menstrual, menstruação prolongada ou intensa, ciclos menstruais muito curtos e dificuldade para engravidar.
Em caso de suspeita de alterações no sistema reprodutor, é recomendado consultar o ginecologista, para as mulheres, ou consultar o urologista, no caso dos homens.
4. Trompas de Falópio
As trompas de Falópio conectam os ovários à cavidade uterina, servindo como via de passagem para o óvulo e local da fertilização.
Sintomas de problemas: dor pélvica aguda, ciclos irregulares ou cistos detectados por ultrassonografia.
5. Próstata e testículos
A próstata produz parte do líquido seminal que protege os espermatozoides, produzidos nos testículos.
Sintomas de problemas: dificuldade para iniciar a urinar, urina frequente à noite ou dor testicular.
Leia também: Próstata: o que é, funções, onde fica (e outras dúvidas) tuasaude.com/a-prostataÓrgãos do sistema tegumentar
O principal órgão do sistema tegumentar é a pele, que é o maior órgão do corpo.
O sistema tegumentar atua como uma barreira protetora contra o ambiente externo, regula a temperatura corporal e possibilita o sentido do tato.
Sintomas de problemas: erupções cutâneas, alterações na cor ou tamanho das pintas, coceira persistente, ressecamento, manchas de cores diferentes, descamação ou feridas que não cicatrizam.
Órgãos do lado esquerdo e direito do corpo humano
Alguns órgãos do corpo humano estão localizados principalmente em um lado do corpo, conforme a tabela a seguir:
Em caso de desconforto persistente em qualquer um dos lados do corpo, recomenda-se procurar atendimento médico para que seja feita uma avaliação adequada.