11 sintomas que podem indicar problemas no coração

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
agosto 2022

Sintomas como falta de ar, cansaço fácil, palpitações, inchaço nos tornozelos ou dor no peito podem indicar doenças cardíacas como doença arterial coronariana ou insuficiência cardíaca, que, quando graves, podem colocar a vida em risco.  

No entanto, como as doenças cardíacas geralmente desenvolvem-se ao longo do tempo, é comum que os sintomas sejam pouco evidentes no início e possam até ser confundidos com outros fatores, como falta de preparo físico. Por isso, algumas vezes as doenças cardíacas acabam sendo descobertas somente após consultas de rotina por meio de exames como o eletrocardiograma (ECG) ou o teste de esforço.

Em caso de suspeita de uma doença cardíaca é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver alterações na dieta e medicamentos como anti-hipertensivos e diuréticos.  

Os principais sintomas que podem indicar problemas do coração são:

1. Roncos durante o sono

Os roncos podem estar relacionados a doenças do coração como arritmias, insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana. Além dos roncos, outros sintomas como falta de ar e dor no peito ao fazer esforços também podem estar presentes.

2. Falta de ar

A falta de ar geralmente surge aos realizar esforços, como subir escadas e ladeiras, mas pode ser mais grave ao ponto de prejudicar a realização de tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho, ou mesmo ocorrer em repouso.

Além disso, a falta de ar pode piorar ao deitar e prejudicar o sono, fazendo com que a pessoa desperte várias vezes à noite e necessite dormir inclinada, com a ajuda de vários travesseiros, por exemplo.

3. Dor ou desconforto no peito

A dor no peito geralmente é sentida como queimação ou aperto, que tende a piorar ao realizar esforços ou praticar esportes. Geralmente alivia com o descanso, em cerca de 30 a 60 segundos.

A dor também pode ocorrer em momentos de estresse ou ansiedade, e envolver o braço, pescoço e mandíbula, geralmente do lado esquerdo do corpo, podendo ser um sinal de infarto. Veja como identificar os sintomas de infarto.

4. Tosse seca persistente

A tosse seca também pode indicar problemas no coração quando está relacionada com falta de ar e/ou piora ao deitar. 

5. Cor azulada nas pontas dos dedos

A cor azulada nas pontas dos dedos geralmente ocorre devido a uma diminuição do oxigênio no sangue, o que pode indicar alguma doença no coração como insuficiência cardíaca. Nesses casos, é comum surgir também falta de ar e cansaço. 

6. Tonturas e desmaios

Tonturas e desmaios podem indicar que o coração está com maior dificuldade para bombear o sangue para o corpo. Esses são sintomas frequentes em pessoas que têm arritmias ou insuficiência aórtica, por exemplo. Geralmente, outros sintomas como coração acelerado, tosse, falta de ar aos esforços e dor no peito também estão presentes.

7. Palpitações ou coração acelerado

Ter palpitações ou coração acelerado pode ser um sinal de arritmia, insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana. Normalmente, nesses casos, esses sintomas surgem associados a falta de ar, fraqueza, tontura, desmaios ou dor no peito. Veja o que pode causar coração acelerado.

8. Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés

Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés pode indicar dificuldade do coração em bombear o sangue para o corpo, como ocorre na insuficiência cardíaca, o que prejudica o retorno do sangue vindo das pernas, causando inchaço. Confira outras causas de tornozelos inchados.

9. Cansaço

O cansaço é outro sintoma comum de problemas cardíacos, especialmente quando é muito recorrente. Pode começar por surgir ao realizar atividades que exijam esforço, mas com o tempo é normal que comece a afetar tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho. 

Numa fase mais avançada, o cansaço pode ser notado até quando se está em repouso. 

10. Suor frio

O suor frio, quando acompanhado de falta de ar intensa, cansaço, dor no peito ou queimação no estômago, pode indicar problemas cardíacos como insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana, por exemplo.

11. Má digestão, enjôo ou perda de apetite

Sensação de má digestão, enjôo ou perda de apetite podem indicar problemas no coração quando acompanhadas de queimação no estômago. Neste caso, outros sintomas como dor ou desconforto no peito, suor intenso e ansiedade também podem estar presentes.

A queimação no estômago pode piorar com esforços, como correr ou subir escadas, e tende a melhorar com o repouso, em cerca de 5 a 15 minutos.

Teste online para problemas do coração

Se acha que pode estar com algum problema cardíaco, por favor selecione o que está sentindo, para saber qual o seu risco:

  1. 1.Ronco frequente durante o sono
  2. 2.Falta de ar no repouso ou no esforço
  3. 3.Dor ou desconforto no peito
  4. 4.Tosse seca e persistente
  5. 5.Cor azulada nas pontas dos dedos
  6. 6.Tonturas ou desmaios frequentes
  7. 7.Palpitações ou taquicardia
  8. 8.Inchaço nas pernas, tornozelos e pés
  9. 9.Cansaço excessivo sem razão aparente
  10. 10.Suor frio
  11. 11.Má digestão, enjoo ou perda de apetite

Independente do resultado do teste, em caso de suspeita de uma doença cardíaca é recomendado consultar um clínico geral ou cardiologista para uma avaliação mais detalhada.

Quem tem maior risco de doenças cardíacas

Os principais fatores que aumentam o risco de desenvolver uma doença cardíaca são:

  • Ter pressão alta descontrolada;
  • Ter colesterol alto;
  • Ter diabetes descontrolada;
  • Sofrer de obesidade;
  • Fazer uma alimentação pouco saudável, especialmente rica em gorduras e/ou açúcar;
  • Não fazer atividade física regular.

Além disso, o uso de algumas substâncias, especialmente o tabaco e o álcool, também é um importante fator para o desenvolvimento de problemas no coração, já que podem aumentar a pressão arterial e podem causar danos nos vasos sanguíneos.

Qual o seu risco de ter um infarto

Para saber o risco de infarto e o que fazer em cada situação insira seus dados na calculadora e confira o resultado: 

Erro
cm
Erro
cm
Erro

Para melhorar a saúde cardiovascular é recomendado consumir alho diariamente, porque ele reduz o colesterol e a pressão alta, protegendo de problemas como aterosclerose e infarto. Veja como consumir o alho para melhorar a saúde cardiovascular.

Que exames avaliam a saúde o coração

Sempre que existe suspeita de ter algum tipo de problema cardíaco é importante consultar um clínico geral ou cardiologista que pode indicar exames como raio-X de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma ou  teste do esforço, por exemplo, para avaliar o coração e o seu funcionamento.

Além disso, o cardiologista pode ainda indicar a realização de exames no sangue, como a dosagem de troponina, mioglobina e CK-MB, que podem estar alterados durante um infarto, por exemplo. Conheça mais sobre os exames para avaliar a função do coração.

Como prevenir doenças cardíacas

Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Aortic Insufficiency. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557428/>. Acesso em 04 ago 2022
  • COWIE, Martin R. Sleep apnea: State of the art. Trends Cardiovasc Med. Vol.27, n.4. 280-289, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • ROGERS, Chad; BUSH, Nathania. Heart Failure: Pathophysiology, Diagnosis, Medical Treatment Guidelines, and Nursing Management. Nurs Clin North Am. Vol.50, n.4. 787-799, 2015
  • STATPEARLS. Coronary Artery Disease. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK564304/>. Acesso em 04 ago 2022
  • KLONER, Robert A; CHAITMAN, Bernard. Angina and Its Management. J Cardiovasc Pharmacol Ther. Vol.22, n.3. 199-209, 2017
  • KING, Michael et al. Diagnosis and Evaluation of Heart Failure picture_as_pdf PDF print Print comment. Am Fam Physician. Vol.85, n.12. 1161-1168, 2012
  • NHS. Coronary heart disease. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/coronary-heart-disease/>. Acesso em 05 mai 2020
  • BRITISH HEART FOUNDATION. 11 signs you might have heart disease. Disponível em: <https://www.bhf.org.uk/informationsupport/heart-matters-magazine/medical/11-signs-you-might-have-heart-disease>. Acesso em 05 mai 2020
  • AMERICAN HEART ASSOCIATION,. What is Cardiovascular Disease?. Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/consumer-healthcare/what-is-cardiovascular-disease>. Acesso em 05 mai 2020
  • CDC. Heart Disease. Disponível em: <https://www.cdc.gov/heartdisease/index.htm>. Acesso em 05 mai 2020
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886.