Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o baço e sua função

O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.

Ao longo do tempo, são várias as doenças que podem afetar o baço, fazendo com que fique maior, possa causar dor e altere os valores do exame de sangue. Algumas dessas doenças incluem mononucleose, rutura do baço ou anemia falciforme, por exemplo. Conheça outras causas de baço inchado e como tratar.

Embora seja importante, este órgão não é essencial à vida e, por isso, se for necessário, pode ser retirado através da cirurgia conhecida como esplenectomia.

O que é o baço e sua função

Onde fica e anatomia do baço

O baço está localizado na parte superior esquerda da região abdominal, logo atrás do estômago e debaixo do diafragma, medindo cerca de 10 a 15 cm e sendo semelhante a um punho cerrado, que fica protegido pelas costelas.

Este órgão está dividido em duas partes principais, a polpa vermelha e a polpa branca, que possuem função diferentes e que são formadas de um tecido esponjoso.

Para que serve o baço

Existem várias funções importantes desempenhadas pelo baço, incluindo:

  1. Remoção de glóbulos vermelhos lesionados e "velhos": o baço funciona como um filtro que deteta os glóbulos vermelhos que já estão ficando velhos ou que foram danificados ao longo do tempo, removendo-os para que outros mais novos possam substituí-los;
  2. Produção de glóbulos vermelhos: o baço pode produzir este tipo de células do sangue quando existe algum problemas com a medula óssea dos ossos longos;
  3. Armazenamento de sangue: o baço consegue acumular até cerca de 250 ml de sangue, colocando-o de volta no corpo sempre que acontece uma hemorragia, por exemplo;
  4. Remoção de vírus e bactérias: ao filtrar o sangue, o baço é capaz de identificar micoorganismos invasores, como vírus e bactérias, removendo-os antes que provoquem alguma doença;
  5. Produção de linfócitos: estas células fazem parte dos glóbulos brancos e ajudam o sistema imune a combater infecções por vírus e bactérias.

Estas funções são feitas nas polpas do baço, sendo que a polpa vermelha é responsável pelo armazenamento do sangue e os glóbulos vermelhos, enquanto a polpa branca e responsável pelas funções do sistema imune, como a produção dos linfócitos.

O que é o baço e sua função

O que pode causar dor e inchaço do baço

As alterações que provocam aumento do baço ou dor, geralmente são causadas por uma infecção viral no corpo, como mononucleose, por exemplo, que faz com que o baço tenha de produzir um número maior de linfócitos para combater a infecção, inflamando o órgão e deixando-o maior.

No entanto, doenças no fígado, como cirrose, doenças do sangue, alterações nor órgãos linfáticos ou câncer, como leucemia ou linfoma, também podem provocar alterações no baço. Saiba mais sobre as cas

Além de tudo isso, a dor intensa também pode indicar um caso de ruptura do baço que acontece principalmente após acidentes ou pancadas fortes na barriga. Nesta situação, deve-se ir imediatamente ao hospital, uma vez que pode surgir uma hemorragia interna que coloca a vida em risco. Veja que sinais podem indicar rutura do baço.

Porque é possível viver sem baço

Embora o baço seja um órgão muito importante para o organismo, pode ser removido por cirurgia sempre que existe câncer ou quando surge uma rutura grave, por exemplo.

Após a remoção do baço, outros órgãos do corpo irão se adaptar para produzir as mesmas funções. Um exemplo é o fígado, que se adapta para combater infecções e filtrar as células vermelhas do sangue, por exemplo.

Entenda melhor como funciona a cirurgia para remover o baço.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...