Pâncreas: o que é, para que serve e principais funções

Atualizado em junho 2023

O pâncreas é uma glândula situada na parte de trás do abdômen, atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço, e faz parte tanto do sistema digestivo quando do sistema endócrino.

O pâncreas possui função exócrina, em que são produzidas substâncias que ajudam na digestão, e função endócrina, em que é responsável por produzir e liberar hormônios responsáveis pelo controle da glicemia.

Quando o pâncreas não funciona corretamente, podem surgir doenças como pancreatite, diabetes e câncer, resultando em sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso e sede excessiva, por exemplo, sendo importante consultar o endocrinologista para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Anatomia do pâncreas

O pâncreas é formado anatomicamente por quatro regiões principais:

  • Cabeça, que é a parte mais larga do pâncreas e que está no lado direito do abdômen, na curva do duodeno;
  • Colo, que é a parte que conecta a cabeça e o corpo do pâncreas;
  • Corpo, que é a parte média do pâncreas que está entre o colo e a cauda do pâncreas;
  • Cauda, que é a extremidade mais estreita do pâncreas e se estende até o lado esquerdo do corpo.

O pâncreas tem entre 15 a 25 cm de comprimento. Alguns vasos sanguíneos importantes estão em torno do pâncreas, como a artéria mesentérica superior, a veia mesentérica superior, a veia porta e o eixo celíaco, que fornecem sangue ao pâncreas e outros órgãos abdominais.

Além disso, possui células conhecidas como ilhotas de Langerhans são responsáveis pela produção dos hormônios insulina e glucagon, enquanto que as células dos ácinos pancreáticos produzem enzimas que participam da digestão dos alimentos.

Principais funções

As principais funções do pâncreas são:

1. Controle da glicemia

As células das ilhotas de Langerhans do pâncreas tem uma função endócrina, pois produzem insulina e glucagon que são hormônios responsáveis por controlar os níveis de açúcar no sangue e o metabolismo do corpo. 

A insulina ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, enquanto que o glucagon é responsável por aumentar a concentração de glicose circulante.

Além disso, estas células também produzem o hormônio somatostatina que controla a produção de insulina e glucagon, participando também no controle da glicemia.

2. Digestão de alimentos

O pâncreas exócrino, formado por conglomerados de células chamadas ácinos, produz o suco pancreático que contém enzimas como a amilase que digere carboidratos e açúcares, a tripsina que digere proteínas e a lipase que digere gorduras. 

Estas enzimas são liberadas no duodeno, que é a primeira parte do intestino, por meio de um pequeno tubo no pâncreas chamado ducto pancreático, permitindo a quebra dos alimentos em pedaços menores para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes.

Sintomas de problemas no pâncreas

Os sintomas que normalmente indicam que pode estar surgindo ou se desenvolvendo algum problema no pâncreas podem incluir:

  • Dor abdominal, que pode iniciar de forma súbita e tornar-se progressivamente mais forte e contínua. Normalmente, acontece no centro do abdômen, espalhando-se para a parte superior e inferior;
  • Aumento da dor abdominal quando ao se deitar de costas;
  • Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
  • Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.

Estes sintomas ajudam o endocrinologista a identificar alguma doença no pâncreas como diabetes, pancreatite, cisto ou câncer no pâncreas. Confira as principais doenças do pâncreas e como tratar.

Qual médico consultar

Quando existe suspeita de algum problema no pâncreas é aconselhado consultar um endocrinologista. O médico irá avaliar os sintomas apresentados e pedir exames para confirmar, ou descartar, algum problema no pâncreas.

Para confirmar a alteração no órgão, o médico deve solicitar exames de imagem como ultrassom, ressonância magnética, tomografia ou colangiografia e exames de sangue como hemograma e níveis de enzimas pancreáticas, amilase e lipase. Desta forma, o médico pode indicar o tratamento de acordo com a doença específica no pâncreas.

Marque uma consulta com o endocrinologista mais próximo para que seja feita uma avaliação mais detalhada do pâncreas:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Principais doenças

Algumas das principais doenças do pâncreas são:

1. Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que acontece porque as enzimas pancreáticas são ativadas enquanto ainda estão nele, podendo ser causada pela presença de cálculos biliares, alcoolismo e tabagismo.

Essa inflamação pode provocar sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e febre, podendo ser aguda ou crônica. Veja mais sobre a pancreatite.

2. Diabete mellitus

A diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas mais comuns da diabetes são vontade de tomar muita água durante o dia, aumento do apetite e vontade para urinar frequentemente. Veja mais sobre a diabetes.

3. Câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é um tipo grave de câncer que se desenvolve no pâncreas e provoca sintomas como fraqueza, dor no abdômen, pele e olhos amarelados e perda de peso, sendo normalmente identificado em fases mais avançadas da doença. Saiba reconhecer os sintomas de câncer de pâncreas.

Como prevenir doenças no pâncreas

Algumas medidas podem ajudar a evitar ou reduzir os riscos de doenças no pâncreas como:

  • Fazer uma alimentação saudável e variada;
  • Manter o peso saudável;
  • Não beber álcool ou beber com moderação;
  • Não fumar;
  • Fazer exercícios físicos regularmente.

Além disso, caso já se tenha alguma alteração no pâncreas como pancreatite ou diabetes, por exemplo, é importante seguir as orientações do médico e fazer uma dieta equilibrada. 

Assista o vídeo sobre alimentação para a pancreatite:

youtube image - PANCREATITE: Sintomas, alimentação e suplementação