O sistema muscular é o conjunto de músculos do corpo que permitem a postura, estabilização e sustentação do corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do dia a dia, como andar, correr, pular, sentar, além de outros que são essenciais para o funcionamento correto do corpo, como circular o sangue, respirar e realizar a digestão.

Funções do sistema muscular
As principais funções do sistema muscular são:
- Promover a estabilidade e sustentação do corpo;
- Permitir a movimentação;
- Permitir a respiração, funcionamento dos processos digestivos e circulação sanguínea;
- Promover a regulação da temperatura corporal.
Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as microfibrilas, que estão organizadas em feixes que estão envoltos por um tecido, sendo controlados pelo sistema nervoso central, que envia e recebe os sinais para garantir as funções.
Classificação dos músculos
Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. De acordo com as suas características de contração, os músculos podem ser:
- Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa;
- Involuntários, em que a contração e o relaxamento do músculo não depende da vontade da pessoa, acontecendo de forma regular, como no caso do músculo cardíaco e do músculo presente no intestino que permite os movimentos peristálticos, por exemplo.
De acordo com a sua função, podem ser classificados em:
- Agonistas, que contraem com o objetivo de gerar o movimento;
- Sinergistas, que contraem na mesma direção dos agonistas, ajudando a produzir o movimento;
- Antagonistas, que opõem-se ao movimento desejado, ou seja, enquanto os músculos agonistas estão gerando o movimento de contração, os antagonistas promovem o relaxamento e alongamento gradual do músculo, permitindo que o movimento aconteça de forma coordenada.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Tipos de músculos

De acordo com a estrutura, o tecido muscular pode ser classificado em três tipos diferentes:
1. Músculo cardíaco
O músculo cardíaco, também chamado de miocárdio, é o músculo que recobre o coração e permite os movimentos desse órgão, favorecendo o transporte de sangue e oxigênio para outros órgãos e tecidos do corpo, mantendo o bom funcionamento do corpo.
Esse músculo é classificado como involuntário, pois a sua função é desempenhada independente do desejo da pessoa. Além disso, apresenta estriações, podendo também ser chamado de estriado cardíaco, e é constituído por células alongadas e ramificadas que contraem de forma vigorosa e rítmica.
2. Músculo liso
Esse tipo de músculo possui contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso, sendo regulado o sistema nervoso autônomo.
3. Músculo esquelético
O músculo esquelético é também um tipo de músculo estriado, no entanto diferentemente dos outros tipos de músculos, ele possui contração voluntária, ou seja, para que exista movimentação é preciso que a pessoa dê esse sinal para que exista a contração do músculo.
Esse tipo de músculo está fixado aos ossos por meio dos tendões, permitindo que exista a movimentação dos músculos do braço, pernas e mãos, por exemplo. Além disso, mantém a posição do corpo e a postura. Os músculos dos olhos e da língua não estão conectados com os ossos, porém realizam movimentos voluntários específicos.