Omalizumabe: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O omalizumabe é um medicamento que pode ser indicado para tratar a asma alérgica persistente moderada a grave, a urticária crônica espontânea e a rinossinusite crônica com pólipos nasais, em crianças acima de 6 anos e adultos.

Sendo vendido com o nome comercial Xolair, o omalizumabe é um anticorpo monoclonal que diminui a liberação de substâncias inflamatórias relacionadas com sintomas de alergia ou inflamação nas vias aéreas.

Leia também: Xolair: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/xolair

O omalizumabe é vendido com apresentação de receita médica, na forma de seringas preenchidas ou em pó para ser diluído, em doses de 75 ou 150 mg, devendo ser usado somente com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve omalizumabe

O omalizumabe é indicado pelo médico para tratar condições como:

  • Asma alérgica persistente moderada a grave, em adultos e crianças a partir de 6 anos;
  • Urticária crônica espontânea, em adultos e adolescentes a partir de 12 anos;
  • Rinossinusite crônica com pólipos nasais, em adultos e adolescentes a partir de 12 anos.

O omalizumabe é indicado quando o tratamento com corticoides ou anti-histamínicos não aliviam os sintomas destas condições.

O omalizumabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia a proteína imunoglobulina E (IgE), que é uma proteína relacionada a condições alérgicas.

Para entender melhor como funciona o Omalizumabe, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Assim, este medicamento, diminui a liberação de substâncias inflamatórias, aliviando os sintomas da asma alérgica, urticária crônica ou rinossinusite.

Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonais

Como conseguir o omalizumabe pelo SUS?

Pode-se conseguir o omalizumabe pelo SUS, de forma gratuita, para o tratamento da asma alérgica grave não controlada.

Leia também: Medicamentos gratuitos pelo SUS (farmácia popular) tuasaude.com/medicamentos-de-graca-no-farmacia-popular

Como usar

O omalizumabe é um remédio injetável, na forma de seringas preenchidas ou em pó, que deve ser diluído, em dosagens de 75 mg e 150 mg.

O passo a passo a passo para aplicar o omalizumabe, em seringas preenchidas, é:

  1. Tirar a seringa da geladeira, deixando atingir a temperatura ambiente, por cerca de 20 minutos, e mantendo-a dentro da caixa;
  2. Lavar as mãos com sabonete e água e higienizar o local da injeção (parte da frente da coxa, no abdômen ou região superior externa do braço) com algodão e álcool;
  3. Remover a seringa da embalagem externa e retirá-la da bandeja de plástico do papel, segurando no meio a proteção da seringa e levantando a seringa da bandeja;
  4. Verificar se o líquido da seringa está límpido a  levemente turvo;
  5. Remover e descartar a tampa da agulha da seringa;
  6. Pressionar delicadamente a pele no local da injeção e inserir e empurrar a agulha até o fim, para que o medicamento seja totalmente administrado;
  7. Pressionar o êmbolo da seringa lentamente até o fim para que toda a solução seja injetada;
  8. Manter o êmbolo totalmente pressionado enquanto se retira cuidadosamente a agulha para fora do local da injeção;
  9. Soltar o êmbolo e descartar a seringa imediatamente num recipiente de objetos perfurocortantes.

Se surgir uma pequena quantidade de sangue no local após a injeção, pode-se pressionar com um pedaço de algodão ou gaze sobre o local da injeção e manter por 30 segundos, sem esfregar.

É importante ressaltar que as primeiras três doses do omalizumabe devem ser administradas somente por um profissional de saúde ou sob a supervisão dele. Crianças com menos de 12 anos não devem aplicar a injeção sozinhas.

Posologia

A posologia e a frequência de uso do omalizumabe variam conforme a condição a ser tratada, o peso da pessoa e os níveis de IgE no sangue.

Entretanto, pode ser recomendado pelo médico aplicar de 1 a 4 injeções por vez, em casos de asma alérgica e rinossinusite crônica com pólipos nasais, a cada 2 ou 4 semanas.

Já em casos de urticária crônica espontânea, o médico pode indicar a aplicação de 2 injeções (de 150 mg cada) de uma vez, a cada 4 semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso do omalizumabe são: febre, dor, inchaço, coceira e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e parte superior da barriga, infecções do trato respiratório superior, sensação de pressão ou dor nas bochechas e na testa, tontura e dor nas articulações.

Já outros efeitos colaterais menos frequentes incluem:

  • Sensação de sono ou cansaço;
  • Formigamento ou dormência nas mãos ou pés;
  • Desmaios e hipotensão postural;
  • Dor de garganta e tosse;
  • Problemas respiratórios agudos;
  • Enjoo, diarreia e má digestão;
  • Coceira, vermelhidão, urticária e erupção na pele;
  • Aumento da sensibilidade da pele ao sol;
  • Aumento de peso e braços inchados.

Mais raramente, o omalizumabe pode causar infecção parasitária, reações alérgicas graves (incluindo anafilaxia), lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Churg-Strauss, baixa contagem de plaquetas no sangue e doença do soro.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Omalizumabe engorda?

O omalizumabe pode engordar como efeito colateral. No entanto, o aumento de peso corporal é uma reação adversa pouco frequente com o uso deste medicamento.

Quem não pode usar

O omalizumabe não pode ser usado por crianças com menos de 6 anos e por pessoas que tenham alergia ao omalizumabe ou a qualquer outro ingrediente deste remédio.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação só devem usar o omalizumabe com a indicação e orientação do médico.

Além disso, pessoas com problemas nos rins ou fígado, infecções parasitárias ou que estejam usando outros medicamentos, devem sempre conversar com o médico antes de usar o omalizumabe.

Vídeos relacionados

O que comer para asma

02:48 | 334.361 visualizações