Os medicamentos que podem ser encontrados gratuitamente nas farmácias populares no Brasil são os que tratam doenças crônicas, como por exemplo, diabetes, hipertensão e asma. No entanto, além destes existem outros medicamentos que podem ser comprados com descontos de até 90%, como anticoncepcionais, remédios para rinite ou Parkinson, por exemplo.
Para pedir o medicamento gratuitamente na farmácia popular deve-se ir farmácia que tenha um placa vermelha que diz "Aqui tem farmácia popular" ou em Unidades Básicas de Saúde que tenham esse serviço de farmácia levando a receita médica, os documentos de identificação, que são o CPF e a carteira de identidade, e o cartão do sistema nacional de saúde.
As receitas para adquirir os remédios para diabetes e pressão alta são válidas por um período de 6 meses, e os remédios dispensados para 30 dias de tratamento. Já no caso de anticoncepcionais, as receitas são válidas por 1 ano, e o período de tempo que esses remédios são dispensados, varia conforme o tipo de anticoncepcional.

Medicamentos genéricos gratuitos
A lista a seguir mostra alguns dos medicamentos genéricos disponíveis gratuitamente no programa Farmácia Popular:
No caso dos remédios para pressão alta e diabetes, o período para aquisição do remédio é a cada 30 dias, sendo que a validade da receita médica é de 6 meses.
Medicamentos genéricos com copagamento
A tabela a seguir traz alguns medicamentos que podem ser adquiridos nas farmácias populares por meio de copagamento, como por exemplo [2]:
Além disso, também faz parte da lista de copagamento, as fraldas geriátricas para incontinência urinária, para pessoas com 60 anos ou mais, ou que tenha deficiências.
Essas fraldas somente são dispensadas se a pessoa apresentar a receita laudo ou atestado médico, que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, e que tenha a Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso de pessoa com deficiência.
O que é a farmácia popular do Brasil
A farmácia popular do Brasil é uma farmácia do governo que fornece alguns medicamentos com descontos de até 90% ou até mesmo de forma gratuita para algumas pessoas, sendo necessário apenas apresentar a receita médica e os documentos de identificação.
Alguns dos medicamentos fornecidos de forma gratuita são aqueles indicados para a hipertensão, diabetes e asma, por exemplo.
Como conseguir medicamento de graça
Para ter acesso aos medicamentos fornecidos de forma gratuita ou com descontos pelo SUS é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde ou Farmácia Popular portando os documentos de identificação, comprovante de residência, receita médica e o cartão nacional de saúde, que pode ser feito na hora caso a pessoa não possua.
Além dos medicamentos utilizados para tratar pressão alta, diabetes e asma, são disponibilizados pelo SUS antibióticos, ansiolíticos, antifúngicos e anti-inflamatórios com alguns descontos. Os medicamentos para doenças crônicas, como o câncer, por exemplo, também são disponibilizados de forma gratuita ou com descontos pelo SUS. No entanto, muitas vezes esses medicamentos estão em falta, sendo necessário fazer o requerimento do medicamento na justiça.