Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Imunoglobulina E (IgE): o que é e porque pode estar alta

A imunoglobulina E, ou IgE, é uma proteína presente em baixas concentrações no sangue e que é normalmente encontrada na superfície de algumas células do sangue, principalmente os basófilos e os mastócitos, por exemplo.

Por estar presente na superfície de basófilos e mastócitos, que são células que normalmente aparecem em maiores concentrações no sangue durante reações alérgicas, o IgE é geralmente relacionado a alergias, no entanto, sua concentração também pode estar aumentada no sangue devido a doenças causadas por parasitas e doenças crônicas, como a asma, por exemplo.

Imunoglobulina E (IgE): o que é e porque pode estar alta

Para que serve

A dosagem de IgE total é solicitada pelo médico de acordo com o histórico da pessoa, principalmente se houver queixas de reações alérgicas constantes. Assim, a dosagem de IgE total pode ser indicada para verificar a ocorrência de reações alérgicas, além de ser indicada na suspeita de doenças causadas por parasitas ou de aspergilose broncopulmonar, que é uma doença causada por fungo e que acomete o sistema respiratório. Saiba mais sobre a aspergilose.

Apesar de ser um dos principais exames no diagnóstico da alergia, a concentração aumentada de IgE nesse exame não deve ser o único critério para diagnóstico da alergia, sendo recomendada a realização de um teste de alergia. Além disso, esse exame não fornece informações sobre o tipo de alergia, sendo necessária a realização da dosagem de IgE em situações específicas com o objetivo de verificar a concentração dessa imunoglobulina frente a diversos estímulos, que é o teste chamado IgE específica.

Valores normais de IgE total

O valor de imunoglobulina E varia de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório em que o exame é realizado, podendo ser:

IdadeValor de referência
0 a 1 anoAté 15 kU/ L
Entre 1 e 3 anosAté 30 kU/ L
Entre 4 e 9 anosAté 100 kU/ L
Entre 10 e 11 anosAté 123 kU/ L
Entre 11 e 14 anosAté 240 kU/ L
A partir dos 15 anosAté 160 kU/ L

O que significa IgE alta?

A principal causa de aumento da IgE é a alergia, no entanto há outras situações em que pode haver aumento dessa imunoglobulina no sangue, sendo as principais:

  • Rinite alérgica;
  • Eczema atópico;
  • Doenças parasitárias;
  • Doenças inflamatórias, como a doença de Kawasaki, por exemplo;
  • Mieloma;
  • Aspergilose broncopulmonar;
  • Asma.

Além disso, a IgE também pode estar aumentada no caso de doenças inflamatórias do intestino, infecções crônicas e doenças do fígado, por exemplo.

Como é feito o exame

O exame IgE total deve ser feito com a pessoa em jejum de pelo menos 8 horas, sendo coletada uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. O resultado é liberado em cerca de pelo menos 2 dias e é indicada a concentração da imunoglobulina no sangue, assim como o valor normal de referência.

É importante que o resultado seja interpretado pelo médico juntamente com o resultado de outros exames. O exame IgE total não fornece informações específicas sobre o tipo de alergia, sendo recomendada a realização de exames complementares.

Bibliografia >

  • AROSA, Fernando A.; CARDOSO, Elsa M.; PACHECO, Francisco C.. Fundamentos de imunologia. 2ª edição. LIDEL, 2012. 203; 232-233.
  • WILLIAMSON, Mary A.; SNYDER, Michael. Interpretação de exames laboratoriais. 9ª edição. Guanabara Koogan, 2013.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem