Óleo de orégano: para que serve e como usar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

O óleo de orégano é um produto obtido a partir da prensagem da planta Origanum compactum e que promove diversos benefícios para a saúde, como combater gripes e resfriados, melhorar a digestão e controlar o colesterol.

Essas propriedades medicinais se devem principalmente ao fato de o óleo de orégano ser rico em carvacrol, ácido ursólico e timol, que são compostos fenólicos com ação antibacteriana, hipolipemiante, anti-inflamatória e antioxidante.

O óleo de orégano é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias, na forma de gotas ou em cápsulas e deve ser usado de preferência com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O óleo de orégano promove os seguintes benefícios para a saúde:

1. Combater infecções

O óleo de orégano pode ajudar a combater infecções causadas por bactérias, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, porque contém carvacrol, que é um composto bioativo com ação bactericida.

2. Aliviar dores

Por conter boas quantidades de carvacrol, que é um composto bioativo com potente ação analgésica, o óleo de orégano pode ajudar a aliviar dores, como cólica menstrual, dor de cabeça, dor muscular e dor de dente.

3. Controlar o colesterol

O óleo de orégano ajuda a controlar o colesterol por conter carvacrol e timol, que são compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes, como timol, ácido rosmarínico, e carvacrol, o óleo de orégano combate o excesso de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando, assim, o surgimento de rugas e flacidez na pele.

5. Combater gripes e resfriados

O óleo de orégano é rico em ácido rosmarínico e ácido oleanólico, que são compostos bioativos com ação expectorantes e antivirais, ajudando a combater gripes e resfriados.

6. Ajudar no emagrecimento

O óleo de orégano pode ajudar no emagrecimento por conter ácido ursólico e carvacrol, que são compostos bioativos com propriedades termogênicas que favorecem a queima de gordura corporal.

No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em humanos para comprovar os benefícios do óleo de orégano no emagrecimento.

7. Melhorar a digestão

O óleo de orégano é rico em ácido ursólico, um composto fenólico com ação antioxidante e anti-inflamatória que mantém a saúde do fígado e melhorando a digestão dos alimentos.

Além disso, o óleo de orégano também tem mantém a saúde da flora intestinal e tem ação carminativa, ajudando a diminuir os gases e aliviando as cólicas.

8. Combater a candidíase oral

O óleo de orégano é rico em substâncias antifúngicas, como timol e carvacrol, que agem impedindo a multiplicação do fungo Candida na boca, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar no tratamento da candidíase oral

9. Evitar diabetes

Por conter ácido ursólico e ácido oleanólico, que são compostos naturais com ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de orégano melhora a ação do hormônio insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando a diabetes.

Como usar

O óleo de orégano pode ser usado na forma de cápsulas ou em gotas.

  1. Óleo de orégano em cápsulas: o óleo de orégano em cápsulas deve ser tomado com um copo de água, sendo geralmente indicado tomar de 1 a 2 cápsulas por dia, junto com as refeições;
  2. Óleo de orégano em gotas: a quantidade geralmente recomendada do óleo de orégano em gotas é de 2 a 4 gotas, até 4 vezes por dia, que devem ser diluídas em um copo de água.

A quantidade recomendada de óleo de orégano varia conforme a idade e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado usar esse produto somente sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de orégano pode causar diarreia, náusea, dor no estômago, dor de cabeça e vômitos em algumas pessoas sensíveis ao orégano.

Quando não consumir

O óleo de orégano é contraindicado para crianças menores de 12 anos e pessoas com alergias ao orégano e plantas dessa mesma família, como tomilho, manjericão, menta ou sálvia. Da mesma forma que o óleo de orégano também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas que estejam usando medicamentos, só devem usar o óleo de orégano sob a recomendação de um médico.

O que é óleo essencial de orégano?

O óleo essencial de orégano é um produto obtido a partir da destilação a vapor das folhas dessa planta e que possui propriedades benéficas semelhantes às do óleo de orégano.

No entanto, o óleo essencial de orégano não pode ser ingerido, podendo, por isso, ser usado em inalações, banhos de assento ou massagens corporais, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2023.

Bibliografia

  • FLORIEN. Orégano. 2021. Disponível em: <https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/OREGANO_2021-10.pdf>. Acesso em 08 mar 2023
  • INFORM MAGAZINE. The oil of oregano. 2017. Disponível em: <https://www.informmagazine-digital.org/informmagazine/march_2017/MobilePagedReplica.action?pm=2&folio=18#pg20>. Acesso em 08 mar 2023
Mostrar bibliografia completa
  • ASSIRI, M,A, Adel et al. Cold‑pressed oregano (Origanum vulgare) oil: a rich source of bioactive lipids with novel antioxidant and antimicrobial properties. European Food Research and Technology. 1-11, 2015
  • LEYVA-LÓPEZ Nayely; GUTIÉRREZ-GRIJALVA Erick. Essential Oils of Oregano: Biological Activity beyond Their Antimicrobial Properties. Molecules. 22. 1-24, 2017
  • VEENSTRA Jacob; JHONSON Jeremy. Oregano (Origanum vulgare) extract for food preservation and improvement in gastrointestinal health. International Journal of Nutrition and Food Sciences. 3. 4; 43–52, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Benefícios do ORÉGANO

    02:36 | 156114 visualizações