Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Óleo de orégano: para que serve e como usar

O óleo essencial de orégano é extraído da planta selvagem Origanum compactum, tendo dois componentes principais importantes para a saúde: o carvacrol e o timor. Essas substâncias têm ação antifúngica e antibacteriana, além de ajudarem a manter o equilíbrio da flora intestinal e a promoverem a boa digestão.

Além destas substâncias, o óleo de orégano é rico em nutrientes como flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina, tendo as seguintes propriedade para a saúde:

  • Combater infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias;
  • Reduzir a dor e a inflamação, auxiliando em problemas como cólica, reumatismo e dor muscular;
  • Combater a tosse e problemas respiratórios, gripes e resfriados, devendo ser usado na aromaterapia com água fervente;
  • Melhorar a digestão, reduzindo gases e cólicas;
  • Combater micoses na pele, devendo ser aplicado no local juntamente com um pouco de óleo de coco; 

O óleo de orégano pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, e o seu preço varia entre 30 e 80 reais. 

Óleo de orégano: para que serve e como usar

Como usar

  • Óleo de orégano em gotas:

O óleo essencial de orégano não deve ser ingerido pois pode causar queimadura do esôfago e estômago. Dessa forma, a melhor forma de usar o óleo essencial de orégano é fazer inalações profundas. Para isso, deve-se cheirar diretamente do frasco do óleo, inspirando-se profundamente, segurando o ar e liberando o ar pela boca. De início, deve-se fazer 3 a 5 inalações 10 vezes por dia e depois ir aumentando para 10 inalações.

  • Óleo de orégano em cápsulas:

O óleo de orégano pode ser encontrado em cápsulas e deve ser tomado de acordo com as instruções do fabricante, que geralmente é de 1 a 2 cápsulas por dia.

Principais benefícios do orégano

Confira nesse vídeo as melhores razões para consumir mais orégano no seu dia-a-dia:

Efeitos colaterais

Em geral, o uso do óleo de orégano é seguro e não causa efeitos colaterais, mas algumas pessoas sensíveis ou alérgicas à planta do orégano podem sentir problemas como irritação na pele, diarreias e vômitos. Antes do uso tópico na pele,por exemplo, deve-se colocar apenas uma pequena quantidade do óleo na pele e observar o surgimento de reações adversas.

Quando não consumir

O óleo de orégano está contraindicado em pessoas que tenham alergias a tomilho, basílico, menta ou sálvia, uma vez que podem ser sensíveis ao óleo de orégano, visto que a família de plantas é a mesma. 

Além disso, ele não deve ser usado por mulheres grávidas, pois o óleo pode estimular a menstruação e aumentar o risco de aborto ou parto prematuro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...