Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O sono do bebê recém-nascido

O sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês, costuma ser calmo e durar cerca de 16 a 17 horas por dia. Normalmente, o bebê acorda porque tem fome ou a fralda suja, porém, caso isso não aconteça, deve-se acordá-lo, pois ele não deve ficar mais de 3 horas sem comer.

A partir de 1 mês e meio de idade, o bebê já começa a relacionar os ciclos de luz e escuridão, dorme um pouco mais à noite e aos 3 meses, geralmente, dorme mais de 5 horas seguidas.

O sono agitado do bebê recém-nascido, juntamente com dificuldade para dormir e choro, pode indicar cólicas ou outros problemas de saúde, como refluxo gastroesofágico. No caso das cólicas, deve-se colocar o bebê para arrotar depois de mamar ou dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão. No caso do refluxo gastroesofágico, deve-se além de colocar o bebê para arrotar, deitá-lo de lado, com a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus, colocando um calço de 10 cm.

Em qualquer caso, deve-se levar o bebê ao pediatra para ele avaliar o bebê e indicar o tratamento adequado, se for necessário.

Horas de sono do bebê recém-nascido

As horas de sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês de vida, ocupam a maior parte do dia, pois o bebê dorme cerca de 16 a 17 horas por dia, no entanto, ele pode ficar acordado por até 1 ou 2 horas seguidas.

O tempo de sono do bebê recém-nascido, normalmente, varia de acordo com a alimentação. O bebê que mama no peito, geralmente, acorda a cada 2 a 3 horas para mamar, enquanto que o bebê que é alimentado pela mamadeira costuma despertar de 4 em 4 horas. No entanto, há bebês que não acordam, por isso, o importante é não deixar que o bebê fique mais de 3 horas sem comer.

Rotina de sono do bebê recém-nascido

A rotina de sono do bebê recém-nascido, durante o primeiro mês de vida, está relacionada com a alimentação e as trocas de fralda.

Assim, é importante, caso o bebê não acorde para mamar ou porque tem a fralda suja, acordá-lo para o alimentar, nunca deixando passar as 3 horas entre as refeições, principalmente se o bebê for alimentado pela mamadeira.

Como controlar o sono do bebê recém-nascido

Para controlar o sono do bebê recém-nascido, os pais podem adotar algumas estratégias a partir da segunda semana de vida, como:

Durante o dia

  • Manter a casa iluminada;
  • Brincar com o bebê o máximo possível;
  • Acordar o bebê durante as mamadas, conversando e cantando para ele;
  • Não evitar fazer barulhos, como o telefone, conversas ou aspirar a casa, mesmo que o bebê esteja dormindo.

Durante a noite

  • Fazer pouco barulho;
  • Não brincar com o bebê;
  • Manter o ambiente escuro, acendendo apenas uma luz de presença quando for alimentar o bebê ou mudar a fralda.

​​Estas estratégias ensinam o bebê a distinguir o dia da noite, controlando o seu sono.

É normal o recém-nascido parar de respirar dormindo?

Os bebês com menos de 1 mês de vida, especialmente os que nascem pré-maturos podem sofrer com a síndrome da apneia do sono. Nesse caso o bebê para de respirar durante alguns segundos mas depois volta a respirar normalmente logo a seguir. Essa parada da respiração nem sempre tem uma causa específica e o mais comum é estar relacionada a diversos fatores como problemas cardíacos ou refluxo, por exemplo.

Por isso, não é esperado que nenhum bebê fique sem respirar durante o sono e se isso acontecer, deve ser investigado. O bebê pode até mesmo ter que ficar internado no hospital para a realização de exames. No entanto, em metade das vezes não é encontrada nenhuma causa. Saiba mais sobre como identificar e tratar essa síndrome.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...