Bebê com sono agitado: o que pode ser e o que fazer

Pediatra e Pneumologista infantil
dezembro 2022

Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.

A rotina de sono do bebê recém-nascido, durante o primeiro mês de vida, está relacionada com a alimentação e as trocas de fralda. Durante essa fase o sono costuma ser calmo e pode durar entre 14 a 17 horas por dia, acordando a cada 3 a 4 horas. No entanto, por mais que o bebê esteja dormindo por muitas horas, é importante que seja acordado para que seja alimentado e a fralda seja trocada.

A quantidade de horas dormidas por dia começa a diminuir a partir do 4º mês de vida, que é quando o bebê começa a produzir melatonina, que é o hormônio responsável por regular, podendo dormir nesse período entre 12 a 15 horas por dia.

Imagem ilustrativa número 2

O que pode ser

Algumas das principais situações que levam ao sono mais agitado do bebê são:

  • Muitos estímulos durante a noite e poucos durante o dia;
  • Cólicas;
  • Refluxo;
  • Alterações respiratórias;
  • Parassonia, que é um distúrbio do sono;

As horas de sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês de vida, ocupam a maior parte do dia, pois o bebê dorme cerca de 14 a 17 horas por dia, no entanto, o bebê pode ficar acordado por até 1 ou 2 horas seguidas e acordar a cada 3 ou 4 horas, por exemplo, podendo isso acontecer durante a noite.

O tempo de sono do bebê recém-nascido, normalmente, varia de acordo com a alimentação. O bebê que mama no peito, geralmente, acorda a cada 2 a 3 horas para mamar, enquanto que o bebê que é alimentado pela mamadeira costuma despertar de 4 em 4 horas.

Como identificar o sono agitado do bebê

O sono agitado do bebê pode ser identificado através de alguns sinais como dificuldade do bebê para dormir, choro fácil e constante e noite de sono muito agitada. Nesses casos, é importante que o pediatra seja consultado para que seja feita uma avaliação do bebê e seja investigada a causa do sono agitado, sendo então feitas orientações para garantir uma noite de sono mais tranquila para o bebê.

O que fazer para que o sono seja tranquilo

Para que o sono do bebê seja menos agitado, é importante que sejam adotadas algumas estratégias durante o dia e a noite para favorecer o descanso do bebê. Dessa forma é recomendado:

  • Manter a casa iluminada ao longo do dia e reduzir a intensidade da luz à noite;
  • Brincar com o bebê o máximo possível durante o dia;
  • Acordar o bebê durante as mamadas, conversando e cantando para ele;
  • Não evitar fazer barulhos, como o telefone, conversas ou aspirar a casa, mesmo que o bebê esteja dormindo durante o dia. No entanto, os barulhos devem ser evitados à noite;
  • Evitar brincar com o bebê à noite;
  • Manter o ambiente escuro ao fim do dia, acendendo apenas uma luz de presença quando for alimentar o bebê ou mudar a fralda.

​​Estas estratégias ensinam o bebê a distinguir o dia da noite, controlando o seu sono. Além disso, no caso do sono agitado ser devido ao refluxo, cólicas ou outra situação de saúde, é importante seguir a orientação do pediatra, sendo importante colocar o bebê para arrotar depois de mamar, ou dobrar os joelhos do bebê e levá-los à barriga fazendo pressão, por exemplo. Confira mais dicas sobre como ajudar o bebê a dormir.

Veja mais dicas da Dr. Clementina, psicóloga e especialista em sono do bebê:

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em maio de 2022.

Bibliografia

  • VIVASAÚDE. O ritual do sono infantil. Disponível em: <https://www.spsp.org.br/PDF/Viva%20Sa%C3%BAde%20Ed%20198-87-88-89-90.pdf>. Acesso em 13 out 2021
  • ZANDONÁ, Bianca. O sono em lactentes até os 6 meses de vida: a influência de fatores intra e extrauterinos. Tese de mestrado, 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.