Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Dicas simples para ajudar seu filho a dormir mais rápido

Algumas crianças tem mais dificuldade para dormir e acabam deixando os pais ainda mais exaustos após um dia de trabalho. No entanto, é possível fazer seu filho pegar no sono mais cedo e assim você pode descansar melhor. 

A melhor estratégia é observar a criança e tentar identificar porque ela não consegue adormecer sozinha. Ela pode estar agitada, inquieta, com medo ou simplesmente querendo passar algum tempo extra com os pais, e por isso luta contra o sono.

Algumas dicas que podem ajudar a criança a dormir mais rápido são:

1. Dormir sempre no mesmo local e no mesmo horário 

As crianças precisam de hábitos para dormir e o fato dela dormir sempre no mesmo quarto e na mesma hora faz com que ela se sinta mais segura e pegue no sono mais rapidamente.

2. Evitar muitos estímulos antes de dormir

 Cerca de 2 horas antes de dormir tenha o hábito de desligar a TV e acabar com a correria dentro de casa. O ideal é um ambiente calmo e tranquilo. Se a vizinhança for muito barulhenta, talvez seja boa ideia tentar isolar as janelas sonoramente para que haja menos estímulos dentro do quarto. Colocar um rádio ligado com músicas calmas pode ajudar a relaxar, facilitando o sono.

3. Acabar com os medos

Quando a criança tem medo do escuro, pode-se deixar uma pequena luz de presença no quarto ou então deixar a luz acesa de outro cômodo e deixar a porta do quarto da criança entreaberta para que o quarto fique um pouco mais iluminado. Se a criança tem medo de 'monstros' os pais podem pegar numa espada imaginária e acabar com os monstros na frente da criança, mas sem dar atenção excessiva a esta situação.

4. Passar tempo com a criança

Algumas crianças sentem saudades dos pais e ficam 'enrolando' para dormir porque desejam passar mais tempo com eles. O que se pode fazer, neste caso, é dedicar algum tempo que seja somente para dar atenção a criança, mesmo que sejam apenas 10 minutos por dia. Durante este tempo é importante olhar nos olhos, dizer que ama e fazerem algo que gostem, como desenhar, por exemplo.

5. Não deitar de barriga cheia

Quando a criança está com a barriguinha muito cheia, ela fica mais inquieta e não sabe bem expressar o que está sentindo e isto pode dificultar o sono. Antes de colocar a criança na cama para dormir é importante verificar se ela não está com fome ou com a barriga muito cheia. Uma forma de solucionar este problema é dar o jantar cerca de 2 horas antes do horário de dormir.

6. Ensinar a criança a adormecer sozinha

Isto é importante porque é possível que a criança acorde durante a noite e vá parar no seu quarto. Uma boa dica é ficar só um pouquinho no quarto com a criança, enquanto ela se acalma e sair do quarto quando perceber que ela está quase dormindo, um beijinho de boa noite e um até amanhã, podem ajudar na despedida.

7. Cantar uma canção de ninar antes de dormir

Algumas canções de ninar são assustadoras e por isso nem sempre são indicadas, mas o hábito de cantar uma canção calma ajuda a criança a perceber que está na hora de dormir. Uma boa ideia é fazer uma canção personalizada, dando asas à imaginação.

Seguir estas dicas diariamente torna este ritual um hábito, e isto ajuda a criança a se acalmar, facilitando o sono. No entanto quando isto não é suficiente os pais podem experimentar recorrer à aromaterapia colocando 2 gotas do óleo essencial de lavanda no travesseiro da criança e dar um pouquinho de suco de maracujá antes de dormir. Estes recursos caseiros possuem propriedades sedativas que ajudam a relaxar sendo úteis para facilitar o sono.

Veja também: ​

Mais sobre este assunto:


Carregando
...