Como cuidar do bebê com refluxo

Atualizado em março 2023

No cuidado do bebê com refluxo, são indicadas medidas como evitar amamentar ou dar mamadeira sem o bebê estar com fome e não deitar ou balançar o bebê imediatamente após as mamadas.

Normalmente, o refluxo no bebê não é considerado preocupante nos primeiros meses de vida e quando não existem outros sintomas, melhorando na medida em que o trato gastrointestinal se desenvolve até 1 ano de idade. Entenda melhor o que é o refluxo em bebê.

Em caso de suspeita de refluxo no bebê, principalmente caso surjam outros sintomas como dificuldade de alimentação ou para ganhar peso, é recomendado consultar o pediatra para indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 2

O que fazer

Alguns cuidados recomendados para o bebê com refluxo são:

  • Colocar o bebê para arrotar durante e após as mamadas;
  • Evitar deitar o bebê imediatamente após as mamadas, especialmente nos primeiros 30 minutos;
  • Amamentar o bebê na posição vertical, pois permite que o leite fique no estômago;
  • Manter o bebê com a boca bem preenchida com o mamilo ou bico da mamadeira, para evitar que engula muito ar;
  • Dar refeições menores e frequentes durante o dia, para evitar deixar o estômago muito cheio;
  • Introduzir papinhas conforme a orientação do pediatra, pois também ajuda a diminuir as regurgitação;
  • Evitar balançar o bebê até 2 horas após amamentar, mesmo que no bebê conforto, para que o conteúdo do estômago não suba para a boca;
  • Colocar o bebê deitado de barriga para cima e utilizar um calço por baixo do colchão da cama ou um travesseiro anti-refluxo, para elevar o bebê durante o sono e evitar o refluxo à noite.

Normalmente, o refluxo em bebês melhora entre 6 meses e 1 ano de idade. No entanto, é possível que alguns bebês continuem a ter refluxo por mais tempo, podendo indicar alergias alimentares ou doença do refluxo gastroesofágico, que deve ser avaliado pelo pediatra.

Como deve ser a alimentação

A alimentação para refluxo no bebê idealmente deve ser o leite materno, que é mais fácil de digerir. No entanto, especialmente para bebês que usam mamadeira, algumas vezes o pediatra pode indicar leites especiais, como fórmulas anti regurgitação (AR) ou hidrolisadas. Saiba como escolher o leite para o bebê.

Além disso, é importante evitar dar mamadeira ou amamentar sem o bebê estar com fome e, caso use mamadeira, preferir dar o leite mais lentamente e fazer refeições menores e mais frequentes, para que o estômago não encha muito.

O que a mãe pode comer caso o bebê tenha refluxo?

Normalmente, não são necessárias alterações na alimentação da mãe em caso de refluxo no bebê. No entanto, para as mães que amamentam, pode ser indicado evitar o leite de vaca e seus alimentos derivados, como queijo e bolos, porque a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) no bebê pode causar sintomas parecidos com refluxo.

Quando iniciar o tratamento

O tratamento do refluxo no bebê é indicado apenas quando são verificados outros sintomas além do refluxo e há risco de complicações, como pneumonia ou desnutrição. Caso não existam outros sintomas, o refluxo é considerado normal, sendo recomendado apenas acompanhamento pelo pediatra. 

Quando o tratamento é indicado, pode envolver o uso de remédios para refluxo gastroesofágico, como omeprazol ou domperidona, e alterações na alimentação do bebê. Além disso, é importante manter os cuidados em casa, como melhorar a posição para amamentar e ajustar o volume das mamadeiras.