Desenvolvimento do bebê com 1 mês: peso, sono e alimentação

Atualizado em abril 2023

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

Nesta idade, o bebê costuma ter bastante sono, dormindo em torno de 16 horas por dia e acordando à noite em torno de 2 a 3 vezes, especialmente para mamar.

A alimentação do bebê com 1 mês deve ser exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. Já em situações onde a mãe não consegue amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, de acordo com as recomendações do pediatra.

É importante lembrar que cada bebê é único e tem seu próprio ritmo de crescimento, sono, e brincadeiras. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Peso do bebê

A seguinte tabela indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro como estatura e perímetro cefálico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

3,8 a 5,0 kg

3,2 a 4,8 kg

Estatura

50,9 a 58,5 cm

49,9 a 57,5 cm

Perímetro cefálico

36 a 38,5 cm

35,4 a 37,5 cm

Ganho de peso mensal

700 g

700 g

Se o bebê apresentar valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Sono do bebê

O sono do bebê com 1 mês ainda é irregular e o bebê tende a dormir cerca de 16 horas por dia, podendo acordar de 2 a 3 vezes à noite, especialmente para se alimentar.

Alguns bebês costumam “trocar o dia pela noite”, o que é comum nesta idade pois ainda não têm horários. Algumas sugestões para ajudar a regular o sono do bebê nesta fase, são:

  • Se o bebê acordar muito cedo, tentar manter ele no berço para que durma um pouco mais;
  • Manter o quarto um pouco mais escuro, para não despertar o bebê;
  • Diminuir os barulhos em casa;
  • Deixar o bebê dormir no próprio berço;
  • Dar a última refeição na hora de dormir.

Além disso, é importante também manter a mesma rotina antes de dormir para o bebê se acostumar ao horário do sono.

Alimentação do bebê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação do bebê com 1 mês deve ser feita exclusivamente com leite materno, que deve ser oferecido sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar.

A amamentação exclusiva com o leite materno é recomendada até os 6 meses, pois o leite materno contém todos os nutrientes e a água que o bebê necessita. Além disso, a Organização Mundial da Saúde recomenda oferecer o leite materno até os 2 anos da criança ou mais, quando possível.

No entanto, caso a mãe não possa amamentar o bebê, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, que deve seguir as indicações do pediatra quanto a quantidade e o tipo de fórmula. Conheça os diferentes tipos de fórmula infantil.

Vale lembrar que os bebês que se alimentam com fórmula infantil precisam beber 700 ml de água por dia, sendo importante consultar o pediatra quanto à necessidade de oferecer água pura, filtrada ou fervida, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 1 mês enxerga até 30cm de distância, acompanhando objetos e pessoas que se movimentam ao seu redor e fixando o olhar em objetos brilhantes e chamativos. Para dizer que quer alguma coisa ou que algo está incomodando, o bebê costuma se expressar através do choro.

Além disso, o bebê percebe e se movimenta para acompanhar a origem dos diferentes tipos de sons e, normalmente, prefere os sons mais agudos.

O bebê nesta idade já tem o reflexo palmar, que é quando ele consegue segurar com mais firmeza o que for colocado em sua mão.

Com 1 mês, o bebê levanta a cabeça por alguns instantes, quando deitado de barriga para baixo, mesmo que ele ainda não consiga sustentá-la. Nesta fase, o  bebê também  começa a emitir alguns sons, com balbucios e gritinhos.

Veja, no vídeo a seguir, como estimular o desenvolvimento do bebê:

youtube image - Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

Brincadeiras para o bebê

As brincadeiras para o bebê de 1 mês são simples e importantes para melhorar o vínculo afetivo com os pais ou responsáveis e estimular o desenvolvimento cognitivo da criança.

Para estimular o bebê, os pais ou responsáveis podem segurar a mão e ir abrindo os dedos dele com cuidado ou passar a mão na mão do bebê, deixando ele segurar em um dos dedos, procurando sempre olhar para o bebê, conversando ou cantando durante a brincadeira. É importante lavar as mãos antes de iniciar essa brincadeira, pois o bebê pode querer levar os dedos da pessoa à boca.

Outra brincadeira interessante é colocar um sininho, ou pulseira que faça algum barulho amarrado ao pulso, e passar as mãos com calma perto do rosto do bebê para que ele tente acompanhar a imagem e os sons. Esta brincadeira geralmente estimula o bebê a pegar nas mãos da pessoa que está brincando.

O bebê com 1 mês pode passear em locais abertos como parques ou praças, porém é recomendado que os passeios sejam feitos antes das 10:00 ou após as 16:00. No entanto, não é recomendado expor o bebê com 1 mês de vida diretamente ao sol da mesma forma que não se deve passar protetor ou bloqueador solar nesta fase, sendo indicado o uso de sombrinhas, bonés e roupas para proteção.

Quando consultar o pediatra

Caso se suspeite que o bebê não está ganhando peso, tem dificuldade para mamar ou não está se desenvolvendo bem, é recomendado consultar o pediatra para uma avaliação e receber orientações.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O pediatra é o médico mais indicado inicialmente para identificar alterações no crescimento e desenvolvimento dos bebês, realizando o acompanhamento do peso, perímetro cefálico, comprimento e desenvolvimento neurológico das crianças.

Vídeos relacionados