Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que faz o Bebê com 1 mês

O bebê com 1 mês já apresenta sinais de satisfação no banho, reage ao sentir desconforto, acorda para comer, chora quanto tem fome e já é capaz de pegar um objeto com a mão.

A grande maioria dos bebês com esta idade dormem todo o dia, porém alguns podem acordar de noite, trocando o dia pela noite. Eles gostam de fechar os olhos enquanto mamam, caindo geralmente no sono em seguida, sendo esta a oportunidade perfeita para a mãe trocar a fralda e acomoda-lo no berço. Além disso as golfadas e os espirros são frequentes nesta fase, acabando por desaparecer com o tempo.

O que faz o Bebê com 1 mês

Peso do bebê com 1 mês

Esta tabela indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente, podendo o bebê ter mais ou menos peso.

 MeninosMeninas
Peso4,3 g4,1 g
Estatura55 cm54 cm
Perímetro cefálico37 cm36 cm
Perímetro torácico36 cm34 cm
Ganho de peso mensal750 g750 g

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 a 750 g por mês.

Sono do bebê com 1 mês

O sono do bebê com 1 mês ocupa a maior parte do dia, pois o bebê com 1 mês dorme muito.

Pode acontecer alguns bebês acordaram apenas perto da meia noite, trocando o dia pela noite, o que é comum nos bebês com esta idade pois ainda não têm horários, apenas necessidades, dependendo o dia e a noite do seu apetite ou das suas cólicas. Com o tempo, o bebê vai regulando os seus horários, porém não existe um prazo fixo para todos, variando este processo de bebê para bebê.

Alimentação do bebê com 1 mês

A alimentação do bebê com 1 mês deve ser feita exclusivamente com leite materno, pois é recomendado manter a amamentação até os 6 meses, devido aos benefícios do leite materno, que o proteger de diversas doenças e infecções devido aos anticorpos da mãe presentes no leite. No entanto, se a mãe tiver dificuldade em dar de mamar, é possível adicionar um suplemento de leite em pó na alimentação, que deve ser próprio para a idade do bebê e que apenas deve ser usado sob orientação médica. Saiba mais sobre a alimentação do bebê neste período em Como alimentar o bebê dos 0 aos 6 meses.

Devido ao tipo de alimentação, é normal que as suas fezes sejam pastosas, de cor amarelada ou acastanhada, sendo também normal que o bebê apresente cólicas.

Estas cólicas surgem muitas vezes nos bebês alimentados com suplementos de leite em pó, porém também podem surgir em bebês amamentados com leite materno devido ao ar que é engolido durante as mamadas. Além disso, as cólicas também surgem por o bebê não ter o seu intestino maduro para digerir o leite adequadamente. Saiba mais sobre este assunto em 5 dicas para aliviar os gases do bebê.

Desenvolvimento do bebê com 1 mês

O bebê com 1 mês, quando deitado de barriga para baixo, já tenta levantar a cabeça. Sente-se atraído por objetos brilhantes, mas prefere o contato com pessoas do que com objetos, não sendo capaz de segurar objetos durante muito tempo.

Em resposta à mãe, o bebê com 1 mês já é capaz de fixar os olhos na mãe, e de ouvir e reconhecer a sua voz e o seu cheiro. Saiba mais sobre o desenvolvimento do bebê durante este período em Desenvolvimento do bebê com 1 mês.

Nesta fase, eles ainda não enxergam direito, enxergando apenas manchas e as cores como se fosse um quadro, e já são capazes de emitir pequenos sons. Além disso, ele é capaz de agarrar o dedo da mãe se ela lhe tocar na mão e de rodar a cabeça e abrir a boca quando é estimulado no rosto.

Brincadeiras para o bebê com 1 mês

Uma brincadeira para o bebê com 1 mês pode ser dançar com o bebê no colo, apoiando o pescoço dele ao som de uma música suave. Outra sugestão, passa por cantar uma música, com tons e intensidade de voz diferentes, tentando incluir o nome do bebê na música.

O bebê com 1 mês pode sair de casa, porém é recomendado que os seus passeios sejam feitos logo pela manhã, entre às 7h e às 9h de preferência, não sendo recomendado levar bebês de 1 mês para espaços fechados como supermercados ou shoppings, por exemplo.

Além disso, é possível levar na praia o bebê de um mês, desde seja sempre antes das 9 horas da manhã, no carrinho protegido do sol, vestido e com protetor solar e chapéu. Nesta idade também é possível viajar viajar com o bebê, porém as viagens não devem ser superiores a 3 horas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...