Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prosopagnosia - A Cegueira que não Deixa Reconhecer Feições

A Prosopagnosia  é uma doença que impede o reconhecimento das feições do rosto, que também pode ser conhecida como 'cegueira para feições'. Esta desordem, que afeta o sistema cognitivo visual, resulta na incapacidade para lembrar dos rostos de amigos, familiares ou conhecidos. 

Desta forma, as feições do rosto não fornecem qualquer tipo de informação para estas pessoas uma vez que não existe a capacidade de associar os rostos a cada pessoa. Por isso, é necessário recorrer a outras características para identificar amigos e familiares como penteado, voz, altura, acessórios, roupas ou postura, por exemplo. 

Prosopagnosia - A Cegueira que não Deixa Reconhecer Feições

Principais Sintomas de Prosopagnosia

Alguns dos principais sintomas desta doença incluem: 

  • Incapacidade para reconhecer as feições do rosto; 
  • Dificuldade em reconhecer amigos, familiares ou conhecidos, especialmente em situações onde o encontro é inesperado; 
  • Tendência para evitar o contato visual;
  • Dificuldade para acompanhar séries ou filmes, pois não existe o reconhecimento do rosto dos personagens. 

Em crianças, esta doença pode ser confundida com autismo, devido à sua tendência para evitar o contato visual. Além disso, pessoas com esta doença tendem a notar mais facilmente e fixar as características dos seus amigos, familiares e colegas, como roupa, perfume, jeito de andar ou corte de cabelo por exemplo. 

Causas da Prosopagnosia

A doença que impede o reconhecimento das feições do rosto pode ter diversas causas, que incluem: 

  • Congênita, tem origem genética e a pessoa lida com esta dificuldade desde a nascença, nunca tendo sido capaz de associar um rosto com uma pessoa; 
  • Adquirida, pois pode surgir depois devido a danos cerebrais causados por infarto, lesões cerebrais ou derrames, por exemplo. 

Quando esta doença tem origem genética, a crianças demostram dificuldade em reconhecer os pais e familiares chegados, e usando esta informação o médico poderá fazer o diagnóstico do problema realizando testes que avaliem o sistema cognitivo visual.

Prosopagnosia - A Cegueira que não Deixa Reconhecer Feições

Por outro lado, quando esta doença é adquirida, o seu diagnóstico é feito geralmente ainda no hospital, uma vez que ela surge em consequência de um dano cerebral. 

Como lidar com a criança com Prosopagnosia

Para crianças com Prosopagnosia, existem algumas dicas que podem ser valiosas durante o seu desenvolvimento, que incluem: 

  • Colar fotos de amigos e familiares espalhadas pela casa, e identificar todas as fotos com o respetivo nome da(s) pessoa(s); 
  • Ajudar a criança a associar pessoas a características específicas como cor e comprimento do cabelo, roupa, postura, acessórios, voz, perfume, entre outras; 
  • Pedir a todos os professores para que evitem tocar a cor ou corte de cabelo, durante o primeiro mês de aulas, e se possível, garantir que levam sempre um objeto pessoal que os identifique mais facilmente como óculos, relógio ou brincos, por exemplo;
  • Pedir a amigos e conhecidos que se identifiquem quando chegam perto da criança em situações do dia-a-dia, especialmente quando os pais não estão presentes para ajudar na identificação da pessoa;  
  • Garantir que a criança participa em atividades depois da escola, como futebol, dança, jogos ou outras brincadeiras, pois ajudam a desenvolver a sua capacidade para identificar e memorizar vozes e outras características. 

Algumas destas dicas podem também ser úteis para adultos, especialmente para aqueles que sofrem de Prosopagnosia e que ainda estão aprendendo a lidar com a doença. Não existe cura para a Prosopagnosia, e a melhor forma de lidar com a doença é através da utilização de técnicas, dicas e truques que facilitem o reconhecimento de pessoas. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...