Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Neurite vestibular

A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular, um nervo que transmite informação sobre o movimento e equilíbrio do corpo do ouvido para o cérebro. Geralmente, este tipo de neurite é provocada por um vírus, diminuição do fluxo sanguíneo no ouvido interno, exposição a agentes tóxicos, ou substâncias alérgicas que danificam o nervo vestibular.

Sintomas da neurite vestibular

Alguns sintomas da neurite vestibular são:

  • vertigem,
  • tontura,
  • náusea,
  • vômito,
  • desiquilíbrio e
  • dificuldade em caminhar.

Para diagnosticar a doença é importante realizar um exame de audiometria para distinguir a neurite de outras doenças como Síndrome de Meniere ou labirintite.

Tratamento da neurite vestibular

O tratamento da neurite vestibular tem como objetivo diminuir os sintomas da doença, podendo ser usados medicamentos antieméticos para os vômitos e medicamentos como o Vertix para tratar as tonturas e desiquilíbrios. A fisioterapia é muito importante na cura da doença, pois ajuda o indivíduo a recuperar o equilíbrio e reduzir a vertigem.

Outros tipos de neurite são: a neurite interdigital, em que há inflamação dos nervos interdigitais dos pés e que provocam dor ao caminhar, sendo muitas vezes necessária cirurgia; ou neurite pós-herpética, em resultado de inflamação por vírus herpes, que causa dor muscular e muitas vezes paralisia temporária, sendo necessária o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antivirais.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...