Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dezembro 2020

A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular, um nervo que transmite informação sobre o movimento e equilíbrio do corpo da orelha interna para o cérebro. Assim, quando há inflamação nesse nervo é possível que sejam observados alguns sinais e sintomas como tontura, desequilíbrio e vertigens, por exemplo.

É importante que o otorrinolaringologista seja consultado assim que surgirem sinais e sintomas que possam ser sugestivos de neurite vestibular, pois dessa forma é possível iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser por meio do uso de medicamentos para aliviar os sintomas ou realização de fisioterapia.

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas da neurite vestibular

Os sintomas da neurite vestibular normalmente duram entre 1 a 3 dias e podem ser favorecidos quando se movimenta a cabeça rapidamente. Além disso, a intensidade dos sintomas, gravidade e frequência com que aparecem podem variar de pessoa para pessoa, sendo os principais:

  • Vertigem;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Desiquilíbrio;
  • Dificuldade em caminhar;
  • Alteração na concentração.

Apesar de ter alteração na estrutura localizada no ouvido, a neurite vestibular não altera a capacidade auditiva. Assim, para confirmar o diagnóstico e descartar outras situações em que existem os mesmos sintomas, o médico pode indicar a realização do exame de audiometria, em que é verificada a capacidade auditiva da pessoa, que está preservada no caso da neurite vestibular. Entenda como é feito o exame de audiometria.

Principais causas

A maioria dos casos de neurite vestibular é causada por vírus, que normalmente tem origem em uma infecção respiratória ou gastrointestinal não tratada, que promove a inflamação e danificação do nervo, levando ao aparecimento dos sintomas.

Além disso, outras situações que podem desencadear a neurite vascular são a diminuição do fluxo sanguíneo na orelha interna, exposição a agentes tóxicos ou a substâncias alérgicas que podem acabar por danificar esse nervo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da neurite vestibular tem como objetivo diminuir os sintomas da doença e deve ser orientado pelo otorrinolaringologista, podendo ser usados medicamentos antieméticos para os vômitos e medicamentos como o Vertix para tratar as tonturas e desiquilíbrios.

Em alguns casos, pode ser também indicada a realização de fisioterapia para ajudar a pessoa a recuperar o equilíbrio e aliviar a vertigem.

Veja também no vídeo a seguir alguns exercícios para diminuir as crises de tontura:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE FISIOTERAPIA, SEÇÃO DE NEUROLOGIA. Neurite Vestibular. 2010. Disponível em: <https://www.neuropt.org/docs/vsig-portuguese-pt-fact-sheets/vestibular-neuritis-neurite-vestibular.pdf?sfvrsn=41ceee9a_2#:~:text=Neurite%20vestibular%20%C3%A9%20um%20dist%C3%BArbio,orelha%20interna%20e%20o%20c%C3%A9rebro.>. Acesso em 16 Dez 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...