Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Neurite vestibular: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em Março 2019

A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular, um nervo que transmite informação sobre o movimento e equilíbrio do corpo do ouvido para o cérebro. Geralmente, este tipo de neurite é provocada por um vírus, diminuição do fluxo sanguíneo no ouvido interno, exposição a agentes tóxicos, ou substâncias alérgicas que danificam o nervo vestibular.

O principal sintoma da neurite vestibular é alterações no equilíbrio e tonturas frequentes, sendo importante consultar um otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e seja iniciado o tratamento, que pode ser por meio do uso de medicamentos para aliviar os sintomas ou realização de fisioterapia.

Neurite vestibular: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas da neurite vestibular

Os sintomas da neurite vestibular podem ter início assim que acontece a inflamação do nervo ou após a resolução da causa, sendo os sintomas mais leves. Os principais sintomas de neurite vestibular são:

  • Vertigem;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Desiquilíbrio;
  • Dificuldade em caminhar.

O diagnóstico da neurite vestibular deve ser feito pelo otorrinolaringologista e normalmente é indicada a realização do exame de audiometria, em que é verificada a capacidade auditiva da pessoa e, assim, se pode diferenciar de outras doenças como Síndrome de Ménière e Labirintite, por exemplo. Entenda como é feito o exame de audiometria.

Outros tipos de neurite

A neurite também pode acontecer em outros locais, recebendo diferentes denominações. A neurite interdigital corresponde à inflamação dos nervos interdigitais dos pés, provocando dor ao caminhar, sendo muitas vezes necessária a realização de cirurgia.

No caso da neurite pós-herpética, a inflamação acontece devido à infecção pelo herpes vírus, resultando dor muscular e, algumas vezes, paralisia temporária, sendo necessário o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antivirais, por exemplo.

Outro tipo de neurite é a neurite óptica, em que há inflamação do nervo ótimo, o que gera dor nos olhos, perda da capacidade de distinguir as cores e perda da visão, por exemplo, sendo importante consultar um oftalmologista para que seja iniciado o tratamento mais adequado. Saiba mais sobre a neurite óptica.

Como é feito o tratamento

O tratamento da neurite vestibular tem como objetivo diminuir os sintomas da doença, podendo ser usados medicamentos antieméticos para os vômitos e medicamentos como o Vertix para tratar as tonturas e desiquilíbrios. A fisioterapia é muito importante na cura da doença, pois ajuda o indivíduo a recuperar o equilíbrio e reduzir a vertigem.

Veja também no vídeo a seguir alguns exercícios para diminuir as crises de tontura:

COMO ACABAR COM AS TONTURAS (ou crises de vertigem)

184 mil visualizações

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem