Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de inflamação no ovário

Os ovários inflamados podem resultar em sintomas bastantes desconfortáveis para as mulheres, como por exemplo febre contante, dor na parte inferior da barriga e dor ao urinar e durante o contato íntimo, por exemplo, além de poder dificultar o acontecimento da gravidez.

A inflamação no ovário, conhecida cientificamente como ooforite ou ovarite costuma ser causada por bactérias que afetam o sistema reprodutor da mulher, mas também pode acontecer quando existe um descontrole no sistema imunológico, que passa a atacar os próprios ovários.

Sintomas de inflamação no ovário

Como saber se o ovário está inflamado

A inflamação do ovário pode resultar em alguns sintomas, sendo os principais:

  • Febre constante acima de 37,5º C;
  • Enjoos e vômitos;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Dor ao urinar ou durante o contato íntimo;
  • Corrimento ou sangramento vaginal fora do período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar.

No entanto, como esses sintomas são comuns a outras doenças como endometriose ou inflamação nas trompas, é importante consultar o ginecologista para identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado.

Principais causas da inflamação

A inflamação nos ovários normalmente é causada por bactérias, que podem afetar apenas um ou os dois ovários, sendo chamada de ooforite bilateral quando afeta os dois.

Quando a inflamação é causada pela destruição das células do ovário pelo próprio sistema imunológico do organismo, a doença é chamada de ooforite autoimune. Já a ooforite crônica é caracterizada pela infecção recorrente nos ovários, e quando não é tratada pode provocar alterações no período menstrual e infertilidade.

Além disso, a ooforite também pode ocorrer por consequência de uma complicação da caxumba.

Como tratar a inflamação

O tratamento para a inflamação nos ovários geralmente é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo ginecologista, como Amoxicilina ou Azitromicina, durante cerca de 8 a 14 dias.

No entanto, o médico também pode prescrever anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, remédios para os enjoos, como Metoclopramida, ou analgésicos para a dor, como Paracetamol, para ajudar a aliviar os sintomas que surgem com a inflamação.

No caso de inflamação crônica ou quando a mulher também apresenta inflamação das trompas, pode ser necessário o internamento para fazer uso de remédios pela veia. Já nos casos mais graves, o médico pode ainda indicar cirurgia para tratar o problema, o que pode incluir a retirada dos ovários.

A inflamação dos ovários também pode ser confundida com a inflamação do útero, por isso veja quais os sintomas mais frequentes nesse caso.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem