A nefrolitíase é um tipo de pedra que surge nos rins e vias urinárias, e que pode causar sintomas como dor intensa na região lombar, ardência ou dor ao urinar e urina avermelhada.
Conforme a localização, a nefrolitíase, também conhecida como cálculo renal ou pedra nos rins, pode ser bilateral, à direita ou à esquerda. Essa condição pode ser causada por fatores como baixa ingestão de líquidos, infecções urinárias e alta ingestão de sal, por exemplo.
Leia também: Cálculo renal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/calculo-renalNa suspeita de nefrolitíase, é aconselhado consultar o urologista, nefrologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento, que pode ser feito com o uso de remédios, cirurgia e ajustes na dieta.
Sintomas de nefrolitíase
Os principais sintomas de nefrolitíase são:
- Dor aguda e intensa na região lombar;
- Dor que pode irradiar para o abdômen, virilha ou região genital;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Necessidade de urinar frequentemente;
- Náuseas e vômitos.
A dor na nefrolitíase não melhora por meio do repouso ou com mudanças de posição e apresenta intensidade variada, com ondas que duram entre 20 a 60 minutos.
No entanto, os sintomas de nefrolitíase geralmente só surgem quando as pedras infeccionam ou causam algum tipo de bloqueio nos rins, na junção ureteropélvica ou no ureter.
Leia também: 7 sintomas de cálculo renal e como confirmar (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-calculo-renalComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da nefrolitíase pode ser feito pelo urologista, nefrologista ou clínico geral, através do exame físico e da avaliação do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, se deseja confirmar o risco de nefrolitíase:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames laboratoriais, como de urina, para verificar a presença de microrganismos ou pequenos pedaços de pedras, e hemograma, para avaliar níveis de ácido úrico, cálcio, ureia e creatinina.
Além disso, o médico geralmente também pede exames de imagem, como ultrassonografia, raio-X de abdome e, em alguns casos, a tomografia computadorizada.
Localização da nefrolitíase
As possíveis localizações da nefrolitíase incluem:
1. Nefrolitíase bilateral
A nefrolitíase bilateral é caracterizada pela presença de pedras em ambos os rins, direito e esquerdo, sendo diagnosticada por meio de exames de imagem.
2. Nefrolitíase à direita
A nefrolitíase a direita se refere à presença de cálculos, ou pedras, apenas no rim direito. Este tipo pode causar os mesmos sintomas que em qualquer outro tipo de nefrolitíase, como dor na região lombar, ardência ou dor ao urinar e urina avermelhada.
3. Nefrolitíase à esquerda
A nefrolitíase à esquerda é identificada apenas através de exames de imagem, como raio-X ou ultrassonografia, e indica a presença de pedras apenas no rim esquerdo.
Tipos de nefrolitíase
Os principais tipos de nefrolitíase são:
- Cálculos de cálcio e fosfato de cálcio: pode acontecer devido a condições como hiperparatireoidismo, excesso de cálcio ou oxalato, ou baixo nível de magnésio ou citrato na urina;
- Cálculos de ácido úrico: que geralmente estão relacionados à maior acidez da urina, alta ingestão de alimentos ricos em purinas, gota ou câncer;
- Cálculos de estruvita: que são compostos por fosfato de cálcio, magnésio e amônio, podendo ser causados por infecção urinária causada por micro-organismos;
- Cálculos de cistina: são raros e estão relacionados com uma falha dos rins em reabsorver cistina, lisina, ornitina e arginina.
A identificação do tipo de nefrolitíase pode ser recomendada pelo médico para avaliar a sua composição e ajudar no tratamento adequado e na prevenção de novos cálculos. Saiba mais detalhes sobre os tipos de pedra nos rins.
Possíveis causas
As possíveis causas da nefrolitíase são:
- Alterações anatômicas que causam a retenção da urina;
- Baixa ingestão de água;
- Infecções do trato urinário;
- Alta ingestão de sal, proteína animal, açúcar alimentos ricos em oxalato;
- Baixo consumo de cálcio na dieta;
- Uso de medicamentos, como atazanavir, guaifenesina, indinavir e sulfonamidas;
- Fatores genéticos hereditários, como cistinúria.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de nefrolitíase incluem histórico familiar e anterior de cálculo renal, diabetes, pressão alta, gota, síndrome metabólica, obesidade, diarreia crônica e cirurgia de bypass gastroesofágico, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da nefrolitíase deve ser feito conforme a orientação do médico, incluindo:
1. Medicamentos
Medicamentos como diclofenaco, ibuprofeno, dipirona, tramadol ou butilbrometo de escopolamina, podem ser indicados pelo médico para aliviar a crise de cólica renal.
Leia também: Crise de cólica renal: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-fazer-numa-crise-renalJá o alopurinol é o principal remédio que pode ser indicado pelo médico para dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação e evitando a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico. Confira todos os remédios para pedra nos rins.
2. Cirurgia
A cirurgia para nefrolitíase é indicada para pedras grandes ou que estejam bloqueando a passagem da urina.
Esta cirurgia pode ser feita pelo médico por meio de diferentes técnicas, conforme a localização da pedra, como litotripsia extracorpórea por ondas de choque, nefrolitotomia percutânea ou ureteroscopia, por exemplo.
Leia também: Cirurgia para pedra nos rins: quando fazer, tipos e recuperação tuasaude.com/cirurgia-para-pedra-nos-rins3. Dieta
A dieta, que deve ser orientada pelo nutricionista, geralmente inclui a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, baixa ingestão de sal e consumo moderado de alimentos com oxalato e proteínas de origem animal.
É recomendado também priorizar alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e cereais integrais.
Leia também: Dieta para pedra nos rins: alimentos permitidos e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-para-pedra-nos-rins4. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros como chá de quebra-pedra, de hibisco ou de amoreira negra, podem ser indicados para complementar o tratamento médico da nefrolitíase.
Isso porque estes remédios caseiros têm ação diurética e anti-inflamatória, que combatem a inflamação causada pela passagem das pedras pelo trato urinário. Confira outros remédios caseiros para pedra nos rins.