Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cálculo renal

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é caracterizado pela formação de pequenas pedras dentro dos rins, dos seus canais ou da bexiga, devido à baixa ingestão de água ou uso constante de remédios, por exemplo.

Geralmente, o cálculo renal não provoca dor e é eliminado através da urina sem que o indivíduo saiba que teve uma pedra nos rins. Porém, em alguns casos, o cálculo renal pode crescer muito e ficar preso nos tubos urinários, provocando forte dor na parte inferior das costas.

O cálculo renal, normalmente, não é uma situação grave e, por isso, pode ser tratado em casa com remédios, como Buscopan, ingestão de água e uma dieta adequada. Saiba o que comer em: Dieta para cálculo renal.

Cálculos no sitema urinárioCálculos no sitema urinário
Localização da dor renalLocalização da dor renal
Cálculos renaisCálculos renais

Sintomas de cálculo renal

Os sintomas de cálculo renal podem incluir:

  • Dor forte na parte inferior das costas, podendo afetar apenas um lado ou os dois;
  • Dor que irradia para a virilha ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Febre e calafrios;
  • Náuseas e vômitos.

Normalmente, este sintomas só surgem quando o cálculo é muito grande e não consegue passar pelos tubos urinários de forma a ser eliminado na urina. Nestes casos é recomendado ir a um pronto-socorro o mais rápido possível para aliviar a dor e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para cálculo renal

O tratamento para cálculo renal deve ser orientado por um nefrologista ou um urologista e, normalmente, pode ser feito em casa quando as pedras nos rins são pequenas e não provocam sintomas através da ingestão de diuréticos, como a Furosemida, remédios alfa-bloqueadores, como a Alfuzosina, e aumento da ingestão de água.

Porém, nos casos de dor aguda por cálculo renal o tratamento deve ser feito no hospital com remédios analgésicos, como tramadol, diretamente na veia, remédios antiespasmódicos, como Buscopan, e hidratação com soro durante algumas horas.

Já nos casos mais graves, em que o cálculo renal é muito grande ou impede a saída de urina, pode ser utilizado ultrassom para dissolver as pedras ou a cirurgia para cálculo renal.

Durante e após o tratamento, os pacientes devem fazer uma alimentação equilibrada para evitar o surgimento de novos cálculos renais.

Cálculo renal na gravidez

O cálculo renal na gravidez é uma situação pouco frequente, mas que pode acontecer devido ao aumento da concentração de cálcio e outras substâncias na urina que podem provocar a formação de pedras nos rins.

Porém, o tratamento para cálculo renal na gravidez apenas deve ser feito com o uso de remédios e ingestão de líquidos, uma vez que a cirurgia está reservada apenas para os casos mais graves em que não é possível controlar a dor ou existe infecção renal.

Saiba mais sobre este problema em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...