Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Narcolepsia - Sintomas e Tratamento

A narcolepsia é um distúrbio do sono que se manifesta por sonolência excessiva durante o dia e que faz a pessoa dormir profundamente em qualquer momento, inclusive durante uma conversa ou mesmo parado no meio do trânsito.

As causas da narcolepsia estão relacionadas com a perda de neurônios numa região do cérebro chamada hipotálamo, que produzem uma substância chamada hipocretina, que mantém os indivíduos acordados. Com a morte destes neurônios há pouca ou nenhuma produção de hipocretina e, por isso, os indivíduos adormecem facilmente. Algumas atividades que causam insônia, tais como horários de trabalho inapropriados, podem piorar a narcolepsia.

A narcolepsia tem cura e o tratamento é feito com remédios que estimulam o sistema nervoso, mantendo os indivíduos acordados. 

Narcolepsia - Sintomas e Tratamento

Sintomas da narcolepsia

Os sintomas de narcolepsia podem ser:

  • Períodos de sono intenso durante o dia;
  • Fraqueza muscular;
  • Alucinações auditivas;
  • Visões;
  • Paralisia do corpo ao acordar.

Alguns indivíduos além da narcolepsia, sofrem também de cataplexia, um problema que causa perda da força muscular e faz com que os indivíduos caiam no chão, conscientes, mas incapazes de falar ou de se mexer. Saiba mais detalhes dos Sintomas de narcolepsia.

O diagnóstico da narcolepsia é feito através da avaliação dos sintomas e exames como polissonografia e o teste de latências múltiplas que estudam a atividade cerebral e os episódios de sono.

Tratamento da narcolepsia

O tratamento da narcolepsia deve ser indicado pelo neurologista e pode ser feito com remédios, como o Provigil, Metilfenidato (Ritalina) ou Dexedrine, que têm função de estimular o cérebro dos pacientes para continuarem acordados.

Alguns remédios antidepressivos, como Fluoxetina, Sertalina ou Protriptilina, podem ajudar a reduzir os episódios de cataplexia ou alucinação. O remédio Xyrem também pode ser prescrito para alguns pacientes para uso à noite.

Um tratamento natural da narcolepsia é mudar os hábitos de vida e ter uma alimentação saudável, evitando refeições pesadas, programar um cochilo após as refeições, evitar ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias que aumentam o sono.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...