Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mindfulness diminui Ansiedade e Pressão Alta

O mindfulness, chamado de Atenção Plena em português, são técnicas que têm como objetivo concentrar a mente no momento presente, sem focar a atenção no passado ou em preocupações com o futuro.

Com isso, essa técnica tenta combater o estado de desatenção e reações excessivas do estilo de vida atual, ajudando também no tratamento de doenças como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e dependência de drogas.

Como fazer

Para iniciar a prática, deve-se reservar um período de tempo por dia, que pode ser de 5 a 30 minutos, em um lugar tranquilo, silencioso e confortável, com olhos abertos ou fechados.

Mindfulness diminui Ansiedade e Pressão Alta

A atenção da mente, então, deve voltar-se para a respiração, principal método do mindfulness, seguindo os passos:

  1. Sentar ou deitar de forma confortável e trazer a atenção a respiração, sem modificar o ritmo respiratório;
  2. Sentir o ar entrar pelas narinas ou o movimento do abdômen de subir e descer com a entrada e saída do ar;
  3. Tentar não pensar em mais nada a não a respiração e as sensações no corpo causadas por ela, vivendo apenas o momento presente;
  4. Caso surja algum sentimento ou preocupação, deixe-o passar sem focar nele, julgar ou fazer planos;
  5. Próximo do fim da sessão, deve-se focar novamente nas sensações do corpo e no bem-estar da mente vazia, e lentamente terminar a prática.

Para não se preocupar com o tempo de concentração, pode-se colocar um despertador para tocar baixinho ou vibrar, avisando que o tempo terminou sem assustar a mente.

Benefícios para a saúde

A prática regular de mindfulness durante pelo menos 20 minutos por dia traz benefícios para a saúde por trazer equilíbrio emocional e bem-estar, contribuindo para reduzir a ansiedade e depressão, controlar melhor a pressão sanguínea, fortalecer o sistema imune e diminuir a inflamação no corpo.

Além disso, a prática também melhora a memória e a capacidade de concentração, além de fornecer paz interior e maior equilíbrio mental para enfrentar os desafios do cotidiano.

Dicas para iniciantes

Para iniciantes, a prática de mindfulness deve começar com pequenos períodos de tempo de meditação, praticando 5 minutos por dia no início e aumentando o tempo progressivamente à medida que a mente se habitua ao estado de concentração.

No início, os olhos podem ficar abertos, mas devem ficar relaxados, sem focar em algo específico e sem haver distrações visuais no ambiente de meditação, como televisores, animais ou pessoas se movimentando.

Procurar centros de meditação em grupo, auxílio com professores ou iniciar a prática com vídeos de meditação guiada na internet são boas opções para ajudar a desenvolver a técnica mais facilmente.

Para ajudar relaxar e limpar a mente, veja 7 Dicas para controlar a Ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...