Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a Queda de Cabelo causada pelo Estresse

Para combater a queda de cabelo causada pelo estresse é aconselhado encontrar estratégias para manter a calma e a situação sob controle. Algumas ajudas extras são os remédios e suplementos vitamínicos que podem ser receitados pelo dermatologista, como Pantogar ou Energion ByStress, por exemplo.

Estes remédios ajudam a combater a inflamação capilar, melhoram a circulação sanguínea e oferecem ao fio de cabelo as condições necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento. No entanto, é fundamental o controle emocional e o combate ao stress para que o cabelo volte a crescer normalmente.

Como combater a Queda de Cabelo causada pelo Estresse
Como combater a Queda de Cabelo causada pelo Estresse

Remédios contra queda de cabelo

Alguns exemplos de remédios e vitaminas que podem auxiliar no combate à queda de cabelos causada pelo estresse são:

Remédios contra Alopécia Suplementos alimentares
Pantogar De proteína, como Whey protein
Minoxidil Ômega 3 e 6
Finasterida Vitamina A
Acetato de ciproterona Vitaminas B5, B6 e B8
Espironolactona Zinco
Energion Byestress Ferro

Multivitamínicos, como Centrum ou Farmaton, são uma boa opção porque contém todas as vitaminas e minerais que favorecem o crescimento capilar e podem ser consumidos ao mesmo tempo que os remédios indicados pelo dermatologista.

Além de tomar os remédios, para melhorar a força, o brilho e evitar a queda também deve-se evitar a oleosidade na raiz dos fios, usando shampoos próprios para queda de cabelo e oleosidade como Nizoral que combate a dermatite seborreica e a caspa de forma eficaz.  

Alimentos contra queda de cabelo

Aumentar o consumo de proteínas investindo nas carnes e nos laticínios, como leite, iogurte e queijo também é uma boa estratégia porque eles ajudam a construção de novos fios e no crescimento do cabelo, evitando que o cabelo se torne ralo e fino.

Veja como fazer uma deliciosa vitamina para fortalecer o cabelo:

Mas para melhorar a saúde dos fios também é aconselhado evitar prender o cabelo molhado para não apodrecer a raiz e sempre que lavar o cabelo, remover completamente o shampoo e o condicionador. Se o cabelo estiver seco pode-se aplicar uma camada de creme de pentear para remover os nós e hidratar, evitando que o cabelo caia muito ao pentear. 

Porque o Stress pode causar queda de cabelo

O estresse pode causar queda de cabelo, cientificamente chamada alopécia androgenética ou areata, porque ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo.

O estresse ainda aumenta as chances de oleosidade capilar, que favorece a caspa e consequentemente, a queda de cabelo. É normal haver uma queda diária de até 100 fios de cabelo mas geralmente a queda de cabelo excessiva, começa depois de um período de maior estresse ou transtorno emocional causado por confitos pessoais, amorosos, perda de um ente querido, mudança de cidade, trabalho ou em caso de doença própria ou em outro familiar.

Como combater o Estresse

Além de seguir o tratamento específico para a queda de cabelo, é fundamental para o sucesso do tratamento manter a calma e relaxar, combatendo o estresse. Pode ser útil:

  • Identificar a causa do estresse e desabafar com uma pessoa próxima, de confiança;
  • Focar a atenção em outras situações e fugir dos conflitos pessoais;
  • Tomar chás calmantes como camomila ou um remédio natural como Valeriana;
  • Gastar energia praticando algum exercício de esforço físico como a corrida ou natação porque isso libera endorfinas, que resultam em bem-estar;
  • Dormir o suficiente para acordar descansado e com mais energia para a escola ou trabalho. 

Quando a maior fonte de estresse está relacionada ao trabalho deve-se avaliar se é possível mudar de emprego, buscar mais conhecimento, resolver os conflitos com colegas ou até mesmo mudar de profissão, caso não se sinta realizado com o que faz no dia a dia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...