Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Abril 2020

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa, isso porque noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações no humor. Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, pode haver alterações no apetite e problemas de saúde como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

Assim, para dormir bem é importante que a pessoa adote alguns hábitos que ajudam a regular o sono e que ajudam a chegar à fase do sono de profundo relaxamento, que muitas vezes é difícil de alcançar. Para isso, é importante determinar um horário para dormir e respeitar esse horário, criar um ambiente escuro e confortável e beber um chá calmante pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Algumas dicas que podem ser úteis por melhorar a qualidade de sono e que devem ser adotadas como novo estilo de vida são:

1. Respeitar o horário de ir dormir

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Em média, é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para se estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.

Uma boa dica para respeitar o horário de ir dormir é ter um alarme no celular a lembrar a que horas se deve ir para a cama. Além disso, para evitar que se durma mais do que o aconselhado e, consequentemente, fique mais tempo desperto à noite, pode ser interessante colocar o despertador longe da cama, pois assim a pessoa deve levantar para desligar o despertador e dessa forma fica mais fácil respeitar o horário de dormir no fim do dia.

2. Desligar a TV e outros aparelhos

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

A televisão, o computador ou outros aparelhos eletrônicos, devem ser desligados cerca de 30 minutos antes do horário ideal de ir para a cama. O ideal é que a pessoa fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro, deixando a pessoa mais agitada e prejudicando o sono. 

Além disso, o relógio também deve ser mantido fora do quarto ou longe da cama, porque quando a pessoa vai dormir e entende que não está a conseguir adormecer, tem tendência a olhar para o relógio, que é mais um motivo de estresse, que dificulta o sono.

Algumas pessoas conseguem ter o sono estimulado e dormir melhor quando escutam algum som mais calmo ou ritmado e, por isso, pode ser colocado algum som ambiente, por exemplo.

3. Ler antes de dormir

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

O ideal é que a pessoa se deite na cama somente quando tiver sono e antes disso, pode-se ficar recostado na cama ou, de preferência, no sofá, lendo um livro sob uma luz um pouco mais fraca. É importante que seja dada preferência à leitura de coisas que tragam paz e tranquilidade, devendo evitar livros ou histórias que promovam a tensão e o estresse, como noticiários, por exemplo.

4. Criar um ambiente escuro

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Antes de dormir, é importante apagar as luzes e deixar apenas um abajur ligado, de preferência, com uma luz amarela, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Como alternativa ao abajur, pode-se acender uma vela. O objetivo é tornar o quarto aconchegante para que o sono seja estimulado e se possa ter uma boa noite de sono.

5. Cochilar depois do almoço

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Um cochilo de aproximadamente 10 a 30 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não se devem tirar sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem tirar o sono à noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente indicadas para bebês e crianças até aos 4 anos de idade.

6. Praticar exercício regularmente

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Praticar pelo menos 30 minutos diários de exercícios, de preferência antes das 21 horas, pode ser benéfico porque ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia, aumentando a necessidade de descanso ao longo do dia. As pessoas que têm dificuldade em ir para a academia, podem experimentar caminhar um pouco ou andar de bicicleta, antes do jantar, por exemplo.

A atividade física após as 21h não é recomendada, pois pode ter o efeito contrário, pois a curto prazo o exercício aumenta a disposição e, por isso, pode interferir na hora de dormir e na qualidade do sono.

7. Evitar tomar café 6h antes de dormir

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

O consumo de bebidas estimulantes, como coca-cola, café, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes, deve ser evitado 6 horas antes de dormir, porque a pessoa pode ficar mais desperta e ter dificuldade para adormecer. Além disso, também se deve evitar comer muito ao jantar.

Sempre que possível, a pessoa deve optar por bebidas que favorecem o sono, como um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo.

8. Tomar um chá antes de dormir

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

Tomar um chá calmante antes de ir dormir, pode ajudar a induzir o sono e a dormir melhor. Alguns exemplos de chás com estas propriedades são os com valeriana, passiflora, cidreira, camomila ou lavanda, por exemplo. Saiba como preparar os chás calmantes.

9. Usar óleo essencial relaxante

Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono

O uso de óleos essenciais como a lavanda, tem um efeito relaxante e calmante, isso por que ao fazer inspirações profundas com o óleo essencial, faz com que o cérebro receba mais oxigênio, além de também estimular a produção hormonal, promovendo a sensação de bem estar e de relaxamento, favorecendo o sono.

Para usufruir deste óleos, basta colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial na almofada ou no pijama, antes de ir dormir. Em alternativa, os óleos também podem ser colocados no aromatizador ou sob a forma de spray, pulverizando-os no quarto.

10. Manter o silêncio e o conforto

Deve-se evitar ambientes muito barulhentos na hora de ir dormir. Usar um protetor de ouvidos, como os utilizados nas piscinas, pode ajudar a conseguir o silêncio necessário para dormir.

Porém, algumas pessoas precisam de um barulho de fundo para conseguirem pegar no sono, chamados de ruídos brancos, como o barulho de uma máquina de lavar roupa, do exaustor da cozinha ligado ou um rádio fora da estação, por exemplo. Além disso, também existem alguns aplicativos de celular que produzem estes ruídos, facilitando o sono.

Além disso, o quarto e a roupa que a pessoa utiliza para dormir também deve ser confortável. O ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite, manter uma temperatura confortável do quarto, entre os 18ºC e os 21ºC, vestir um pijama também confortável e usar um bom travesseiro, que permita a redução da tensão nas costas e no pescoço, acumuladas durante o dia.

Confira mais dicas para ter qualidade no sono:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem