Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Método canguru: o que é e como fazer

O método canguru, também chamado de "método mãe canguru" ou "contato pele a pele", é uma alternativa que foi criada pelo pediatra Edgar Rey Sanabria em 1979 em Bogotá na Colômbia, para reduzir o tempo de internação e incentivar o aleitamento dos recém-nascidos de baixo peso. Edgar observou que quando eram colocados pele a pele com os pais ou com membros da família, os recém-nascidos ganhavam peso mais rápido do que os que não tinham esse contato, além de terem menos infecções e receberem alta mais cedo do que os bebês que não participavam da iniciativa.

Este método é iniciado logo após o nascimento, ainda na maternidade, onde os pais são treinados a como pegar o bebê, como posicioná-lo e como o prender ao corpo. Além de todos os benefícios que o método apresenta, ainda tem a vantagem de ser de baixo custo para a unidade de saúde e para os pais, por isto, desde então, tem sido usado na recuperação dos recém-nascidos com baixo peso. Confira os cuidados essenciais com o recém-nascido em casa.

Método canguru: o que é e como fazer

Para que serve

O objetivo do método canguru é estimular o aleitamento, incentivando a presença constante dos pais junto ao recém-nascido em contato contínuo, diminuir o tempo de internação e reduzir o estresse da família.

Estudos mostram que em hospitais onde o método é usado, a quantidade de leite diário nas mães que fazem o contato pele a pele com o bebê é maior, e também, que o período de amamentação dura por mais tempo. Veja quais os benefícios da amamentação prolongada

Além do aleitamento, o método canguru ainda ajuda a:

  • Desenvolver a confiança dos pais no manuseio do bebê mesmo após a alta hospitalar;
  • Aliviar o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso;
  • Diminuir as possibilidades de infecção hospitalar;
  • Reduzir o tempo de permanência no hospital;
  • Aumentar o vínculo pais-filho;
  • Evitar a perda de calor do bebê.

O contato do bebê com o peito, faz ainda com que o recém-nascido se sinta aconchegado, uma vez que pode reconhecer os primeiros sons que ouviu ainda da gestação, as batidas do coração, respiração, e voz da mãe. 

Como é feito

No método canguru o bebê é colocado na posição vertical em contato pele a pele apenas com a fralda no peito dos pais, e isto ocorre de forma gradativa, ou seja, inicialmente o bebê é tocado, para depois ser colocado na posição canguru. Este contato do recém-nascido com os pais se inicia de forma crescente, a cada dia, o bebê passa mais tempo na posição canguru, por escolha da família e pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

O método canguru é realizado de maneira orientada, e por escolha da família, de forma segura e acompanhado por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

Devido a todas as vantagens e benefícios que o método pode trazer ao bebê e á família, atualmente também é usado em recém-nascidos de peso normal, com o objetivo de aumentar o laço afetivo, reduzir o estresse e incentivar o aleitamento. 

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE . Manual do Método Canguru. 2015. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2017/10/manual_metodo_canguru_seguimento_compartilhado.pdf>. Acesso em 06 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem